IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Skills recognition and validation – complexity and tensionsPublication . Cavaco, CarmenThis article seeks to identify and examine the reasons for the complexity and tensions underlying the skills recognition, accreditation and certification scheme (SRAC) that has been in place in Portugal since 2001. Empirical data were collected through semi-directive interviews with staff in three Centros Novas Oportunidades [CNOs] [New Opportunity Centres] (organisations delivering the SRAC process), and biographical interviews with adults who have completed the scheme. The complex nature of the assumptions associated with skills recognition and accreditation practices and the tensions raised by their underlying paradox are important factors. It is the particular features of the aspects that SRAC practices analyse and assess, i.e. prior experiential learning, that generate this complex nature. These practices are marked by a paradox that arises because these processes, initially based on a humanist approach, are currently linked to a very different ideology. This complexity and these tensions are reflected in the way skills recognition and accreditation schemes are organised and function, and are evident in the comments of staff in the CNOs studied, who play a key role in managing such complexities and tensions.
- Jovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidadePublication . Rummert, Sonia Maria; Alves, NatáliaO artigo analisa medidas referentes às políticas educacionais dirigidas a jovens e adultos pouco escolarizados, no Brasil e em Portugal, que, a despeito de suas diferenças, apresentam similaridades devidas a sua posição no cenário internacional, assim como se mostram receptivas às determinações emanadas por organizações supranacionais. Comum a essas organizações é a defesa de uma concepção instrumental de educação para a empregabilidade, produtividade, competitividade e coesão social. Os governos dos dois países aderiram às teses de que sua posição na divisão internacional do trabalho é resultado do baixo nível de qualificação da classe trabalhadora. A análise compreende os Programas Novas Oportunidades, em Portugal, e PROJOVEM, no Brasil, e destaca que ambos contribuem para aumentar a subordinação funcional das políticas educacionais aos interesses econômicos e para reforçar a conformidade ideológica da classe trabalhadora nos dois países.
- IntroductionPublication . Presse, Marie-Christine; Cavaco, Carmen; De Ketele, Jean-MarieL'idée de jadis d'une orientation exclusivement destinée à des élèves des collèges ne tient plus. Nous assistons en effet en matière d'orientation à son actualité redoublée de l'école primaire à l'université et bien au-delà. L'école primaire travaille au socle commun de compétences et questionne d'emblée l'orientation active. Les procédures de reconnaissance de validation et de valorisation accordent à l'expérience et à son pouvoir formatif, une place de plus en plus importante dans la société. Il existe incontestablement une"volonté politique pour donner une valeur sociale aux savoirs acquis à travers l'action, qu'il s'agisse d'une action professionnelle, d'expériences de vie ou d'un autre type d'expériences" (Jobert, 2005, p. 11).
- Changes in the Activity of the Adult EducatorPublication . Cavaco, CarmenThis article aims at analyzing the influence of the specificity of the practices of recognition, validation and certification of non formal and informal learning on the functions and knowledge of the adult educators, work with adult low school education levels. From a theoretical point of view, we have based our research on the issues of adult education, experiential learning, and evaluation. Apart from an analysis of the functions and knowledge required to the trainers who work in the teams of the studied centres of recognition, validation and certification of non formal and informal learning we are going to examine the issues which they are confronted to in their professional practices.
- Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?Publication . Melo, M Benedita Portugal ENeste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor».
- Transições para a literacia dominante: perspectivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultosPublication . Silva, Ana; Guimarães, Paula; Dionísio, Maria de LourdesO processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.) e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação, etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC. Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos.
- O Lugar dos Idosos nas Políticas Públicas de Educação e Formação em PortugalPublication . Cavaco, CarmenNeste artigo, por meio da análise de dados estatísticos sobre Educação e Formação do Eurostat e de documentos oficiais da Comissão Européia - o Livro Branco da Educação e Formação (1995) e o Memorando da Aprendizagem ao longo da vida (2000) -, onde são mencionados como destinatários das políticas públicas de educação apenas os jovens e adultos ativos, faz-se uma análise crítica sobre o direito dos idosos à educação. Nessa análise evidenciam-se dois paradoxos presentes nos documentos analisados - não se defende uma educação e formação para todos e não se valoriza, de igual modo, todas as modalidades educativas – que provocam grandes constrangimentos na participação dos idosos em educação e formação na comunidade europeia, bem como no contexto português, reforçando um referencial “liberal social” no campo do direito à educação.
- A “Fé” na Educação e a adesão às competências individuais “prescritas”Publication . Alves, Natália; Rummert, Sonia MariaEste texto dá conta dos resultados de uma investigação realizada em Portugal e no Brasil, através da qual se pretende estudar as opiniões dos estudantes do último ano do ensino secundário/ensino médio sobre as novas formas de governo da educação e os argumentos que estruturam os mitos e as narrativas veiculados pelos discursos educativos oficiais bem como o seu grau de adesão às premissas dos sistemas discursivos que “decretam” as capacidades e as competências individuais que definem o que um estudante deve ser.
- Reconnaissance et Validation des Acquis de l´Expérience. Les résultats (in)attendusPublication . Cavaco, CarmenCe texte a l'objectif d'analyser et de problématiser les résultats du processus de reconnaissance et validation des acquis de l'expérience chez les adultes certifiés par cette voie. Les données empiriques ont été recueillies par entretiens semi-structurées à trois équipes responsables pour ce processus et par entretiens biographiques à quatorze adultes certifiés. L'analyse des données a mis en évidence un paradoxe. Les résultats prévus pour ces politiques publiques – l'insertion et la mobilité professionnelle des adultes – ne sont pas matérialisés ; mais il y a d´autres résultats qui ne sont pas prévus au départ, mais qui sont reconnus par les adultes et équipes concernés. Pour ces adultes la reconnaissance et validation, basée sur l'accès et l'appropriation de leur expérience, ont eu des résultats formateurs.
