IE - GIPE - Artigos em Revistas Nacionais
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Recent Submissions
- Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileirosPublication . Dal Forno, Letícia; Veiga, Feliciano Henriques; Bahia, SaraEste estudo apresenta a elaboração e validação de uma escala que avalia as perceções dos educadores de infância acerca da sobredotação, expondo as características do desenvolvimento, da aprendizagem e das atitudes da criança que esses profissionais consideram referir-se com o conceito sobredotação. A escala não tem por objetivo identificar crianças como sobredotadas, mas sim analisar as perceções dos educadores de infância sobre o perfil de criança sobredotada. A investigação consistiu na elaboração de um instrumento, intitulado Escala de Caracterização da Sobredotação (ECS), com estudo das suas propriedades psicométricas. Participaram neste estudo 245 educadores de infância, de Portugal e do Brasil, de diferentes regiões, e de escolas públicas e privadas. Uma análise fatorial de componentes principais, com rotação varimax, permitiu observar uma estrutura tetra-fatorial, tendo em conta as saturações e respetiva semântica. Em termos de consistência interna, o alpha de Cronbach na amostra total foi de 0.92. A ECS apresentou qualidades psicométricas adequadas, quer em termos de fidelidade, quer de validade. Conclui-se que estamos perante uma escala com utilidade para futura investigação ao nível pré-escolar.
- Auto-estima familiar e social como amortecedores de acontecimentos stressantesPublication . Ochoa Gonzalo, Musitu; Veiga, Feliciano HenriquesNeste trabalho, procedeu-se à análise das dimensões social e familiar da auto-estima como amortecedores de acontecimentos de vida stressantes. No modelo de Lin e Ensel (1989), tomado como referência no presente estudo, a auto-estima é considerada como o principal recurso de âmbito psicológico, enquanto que os acontecimentos de vida não desejáveis constituem um importante stressante social. Utilizou-se uma amostra de 405 jovens adultos (entre 18 e 31 anos) de ambos os sexos e diferentes níveis socioculturais. Foram realizadas análises cluster e análises da variância. Os resultados permitiram encontrar um efeito positivo da auto-estima familiar, e um efeito negativo dos acontecimentos de vida não desejáveis, no bem-estar psicológico (baixo ânimo depressivo). A dimensão da autoestima social também revelou funcionar como um amortecedor de efeitos de acontecimentos stressantes.
- Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académicoPublication . Covas, Filomena; Veiga, Feliciano HenriquesA presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
- Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distânciaPublication . Figueiredo, Anelice; Veiga, Feliciano Henriques; Garcia, ÓscarO estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista.
- Atitudes dos jovens face a si próprios, rendimento escolar e zona geográficaPublication . Martins, Maria Da Conceição; Veiga, Feliciano HenriquesA presente investigação pretendeu estudar como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios, e como e que tais atitudes se diferenciam em função do rendimento escolar e da área geográfica. Utilizou-se uma amostra de 1281 jovens, com ida de entre 12 e 18 anos, dos 7º, 9º e 11º anos e de zonas geográficas diferentes, interior e litoral do pais. Procedeu-se a aplicação do inquérito, contendo a Escala Autoconcepto Forma 5. Na analise dos resultados, foram encontradas correlações significativas e positivas entre o autoconceito e as classificações em matemática, português, ciências e história, bem como diferenças estatisticamente significativas no autoconceito, favoráveis aos alunos do interior. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista, terminando o estudo com sugestões de novas investigações.
- Escala de autoconceito de adolescentes – versão reduzida (EAA-VR30): novos elementos da PHCSCSPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Leite, AntónioEsta investigação traz novos elementos ao estudo da “Adolescents’ Self-concept Short Scale: A version of PHCSCS”. A amostra foi constituída por 440 alunos do 10º, 11º e 12º anos, de Centros de Formação Profissional. O estudo psicométrico da “Escala de Autoconceito de Adolescentes – Versão Reduzida” a 30 itens (EAA-VR30) abrangeu a análise fatorial e a determinação dos coeficientes de fiabilidade. São apresentadas as pontuações nas diferentes dimensões e respetivo percentil; no estudo da validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na EAA-VR30 e no envolvimento na escola, tendo sido encontradas correlações significativas. Os elementos apresentados ampliam os dados existentes com utilidade na avaliação, para além do seu interesse no campo da investigação.
- Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de ProfessoresPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Festas, Maria; Taveira, Maria do Céu; Galvão, Diana; Janeiro, Isabel Nunes; CONBOY, JOSEPH; Carvalho, Carolina; Caldeira, Suzana; Melo, Madalena; Pereira, Tiago; Almeida, Ana; Bahia, Sara; Nogueira, JoãoO conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada importância na formação de professores.
- Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais: Uma revisão da literaturaPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Galvão, Diana; Festas, Isabel; Taveira, Maria do CéuEste artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do conceito envolvimento do aluno na escola e da sua relação com variáveis contextuais e pessoais. Vários estudos sustentam que tanto fatores pessoais (autoeficácia, autoconceito) como contextuais (pares, escola, família) se encontram associados ao envolvimento dos alunos na escola. Se, por um lado, o envolvimento surge na literatura revista como uma resposta potencialmente eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, por sua vez, a falta de envolvimento aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. É, por isto mesmo, um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar.
- Estudo Sobre Comportamentos de Vitimização na escolaPublication . Santos, Elisabete; Veiga, Feliciano HenriquesO bullying afeta negativamente o desenvolvimento saudável das crianças: a autoestima, o rendimento escolar, o progresso nos estudos, entre outros. As consequências deste comportamento têm um impacto não só nas vítimas, nos observadores/testemunhas,como nos próprios agressores, que em muitos casos enveredam por uma vivência de criminalidade e abandono escolar (Caldeira & Veiga, 2011; McGrath, 2007; Vanderbilt & Augustyn, 2010).
- Educação especial: pequenos passos, alguns retrocessos e muito caminho para andarPublication . César, MargaridaEste artigo constitui uma reflexão dialéctica e dialógica sobre a educação especial e a educação inclusiva. Parte de um texto mais curto, produzido a partir de um convite para uma intervenção, na Assembleia da República, na Conferência sobre Educação Especial, realizada a 21 de Março de 2012. Baseia-se na análise dos actuais documentos de política educativa, bem como em 30 anos de práticas profissionais, relacionadas com a educação de alunos cujas características indiciam que precisam de apoios educativos especializados. Descrevem-se os aspectos já conseguidos, que designamos por pequenos passos, assim como os retrocessos que se foram observando neste processo de procurar desenvolver uma educação mais inclusiva. Discutem-se aspectos conceptuais e terminológicos que nos parecem importantes para contribuirmos para uma educação e sociedade mais inclusivas, sustentando-os teoricamente e em evidências empíricas resultantes da investigação e das práticas. Por último, assinala-se o caminho que ainda falta percorrer e iluminam-se possíveis formas de actuação, inclusive quanto à legislação, que facilitariam o percurso em direcção a práticas educativas mais inclusivas. Em síntese, constitui uma análise, avaliação, reflexão critica e partilha do que foi construído e desconstruído, ao longo das últimas décadas, no domínio da educação e diversidade.
