| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.01 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes
universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de
frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O
instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala
Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade
presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se,
assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças
estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total,
favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da
literatura revista.
Description
Keywords
Envolvimento do estudante no ensino superior Ensino superior presencial Ensino superior à distância no Brasil
Pedagogical Context
Citation
Figueiredo, A., Veiga, F. H., & Garcia, Ó. (2021). Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância. Psicologia, Educação e Cultura, 25(1), 31-43.
