Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais: Uma revisão da literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EAE_VARIAVEIS_PESSOAIS_CONTEXTUAIS.tif1.17 MBTIFF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do conceito envolvimento do aluno na escola e da sua relação com variáveis contextuais e pessoais. Vários estudos sustentam que tanto fatores pessoais (autoeficácia, autoconceito) como contextuais (pares, escola, família) se encontram associados ao envolvimento dos alunos na escola. Se, por um lado, o envolvimento surge na literatura revista como uma resposta potencialmente eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, por sua vez, a falta de envolvimento aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. É, por isto mesmo, um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar.

Description

Este artigo é financiado por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, coordenado por Feliciano H. Veiga.

Keywords

Envolvimento dos alunos na escola Variáveis pessoais Variáveis contextuais

Pedagogical Context

Citation

Veiga, F., Galvão, D., Festas, I., & Taveira, M. C. (2012). Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais-uma revisão da literatura. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XVI(2), 36-50.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License