| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.17 MB | TIFF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do conceito envolvimento do aluno na escola e da sua relação com variáveis contextuais e pessoais. Vários estudos sustentam que tanto fatores pessoais (autoeficácia, autoconceito) como contextuais (pares, escola, família) se encontram associados ao envolvimento dos alunos na escola. Se, por um lado, o envolvimento surge na literatura revista como uma resposta potencialmente eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, por sua vez, a falta de envolvimento aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. É, por isto mesmo, um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar.
Description
Este artigo é financiado por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, coordenado por Feliciano H. Veiga.
Keywords
Envolvimento dos alunos na escola Variáveis pessoais Variáveis contextuais
Pedagogical Context
Citation
Veiga, F., Galvão, D., Festas, I., & Taveira, M. C. (2012). Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais-uma revisão da literatura. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XVI(2), 36-50.
