Publication
Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais: Uma revisão da literatura
| dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
| dc.contributor.author | Galvão, Diana | |
| dc.contributor.author | Festas, Isabel | |
| dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | |
| dc.date.accessioned | 2014-01-14T09:43:38Z | |
| dc.date.available | 2014-01-14T09:43:38Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Este artigo é financiado por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, coordenado por Feliciano H. Veiga. | por |
| dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca do conceito envolvimento do aluno na escola e da sua relação com variáveis contextuais e pessoais. Vários estudos sustentam que tanto fatores pessoais (autoeficácia, autoconceito) como contextuais (pares, escola, família) se encontram associados ao envolvimento dos alunos na escola. Se, por um lado, o envolvimento surge na literatura revista como uma resposta potencialmente eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, por sua vez, a falta de envolvimento aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. É, por isto mesmo, um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar. | por |
| dc.identifier.citation | Veiga, F., Galvão, D., Festas, I., & Taveira, M. C. (2012). Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais-uma revisão da literatura. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XVI(2), 36-50. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/10031 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.relation | Projecto PTDC/CPE-CED/114362/2009 | por |
| dc.subject | Envolvimento dos alunos na escola | por |
| dc.subject | Variáveis pessoais | por |
| dc.subject | Variáveis contextuais | por |
| dc.title | Envolvimento dos Alunos na Escola: Relações com variáveis contextuais e pessoais: Uma revisão da literatura | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 50 | por |
| oaire.citation.startPage | 36 | por |
| oaire.citation.title | Psicologia, Educação e Cultura | por |
| oaire.citation.volume | XVI | por |
| person.familyName | Veiga | |
| person.givenName | Feliciano Henriques | |
| person.identifier.ciencia-id | B41B-ECF5-1EDD | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2977-6238 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 25621658300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 8c68d21e-41bb-44d8-b05a-a7c9eb7ec56c | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8c68d21e-41bb-44d8-b05a-a7c9eb7ec56c |
