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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo apresenta a elaboração e validação de uma escala que avalia
as perceções dos educadores de infância acerca da sobredotação, expondo
as características do desenvolvimento, da aprendizagem e das atitudes
da criança que esses profissionais consideram referir-se com o
conceito sobredotação. A escala não tem por objetivo identificar crianças
como sobredotadas, mas sim analisar as perceções dos educadores de infância
sobre o perfil de criança sobredotada. A investigação consistiu na
elaboração de um instrumento, intitulado Escala de Caracterização da Sobredotação
(ECS), com estudo das suas propriedades psicométricas. Participaram
neste estudo 245 educadores de infância, de Portugal e do Brasil,
de diferentes regiões, e de escolas públicas e privadas. Uma análise fatorial
de componentes principais, com rotação varimax, permitiu observar uma
estrutura tetra-fatorial, tendo em conta as saturações e respetiva semântica.
Em termos de consistência interna, o alpha de Cronbach na amostra
total foi de 0.92. A ECS apresentou qualidades psicométricas adequadas,
quer em termos de fidelidade, quer de validade. Conclui-se que estamos
perante uma escala com utilidade para futura investigação ao nível pré-escolar.
Description
Keywords
Perceção sobredotação Educadores Laboração de Escala de Avaliação
Pedagogical Context
Citation
Dal Forno, L., Veiga. F.H., & Bahia, S. (2017). Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros. Sobredotação, 299-312.
Publisher
Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação
