Repository logo
 
Publication

Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros

dc.contributor.authorDal Forno, Letícia
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques
dc.contributor.authorBahia, Sara
dc.date.accessioned2022-09-19T15:51:46Z
dc.date.available2022-09-19T15:51:46Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo apresenta a elaboração e validação de uma escala que avalia as perceções dos educadores de infância acerca da sobredotação, expondo as características do desenvolvimento, da aprendizagem e das atitudes da criança que esses profissionais consideram referir-se com o conceito sobredotação. A escala não tem por objetivo identificar crianças como sobredotadas, mas sim analisar as perceções dos educadores de infância sobre o perfil de criança sobredotada. A investigação consistiu na elaboração de um instrumento, intitulado Escala de Caracterização da Sobredotação (ECS), com estudo das suas propriedades psicométricas. Participaram neste estudo 245 educadores de infância, de Portugal e do Brasil, de diferentes regiões, e de escolas públicas e privadas. Uma análise fatorial de componentes principais, com rotação varimax, permitiu observar uma estrutura tetra-fatorial, tendo em conta as saturações e respetiva semântica. Em termos de consistência interna, o alpha de Cronbach na amostra total foi de 0.92. A ECS apresentou qualidades psicométricas adequadas, quer em termos de fidelidade, quer de validade. Conclui-se que estamos perante uma escala com utilidade para futura investigação ao nível pré-escolar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDal Forno, L., Veiga. F.H., & Bahia, S. (2017). Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros. Sobredotação, 299-312.pt_PT
dc.identifier.issn0875-0106
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/54511
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotaçãopt_PT
dc.subjectPerceção sobredotaçãopt_PT
dc.subjectEducadorespt_PT
dc.subjectLaboração de Escala de Avaliaçãopt_PT
dc.titleEscala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileirospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage312pt_PT
oaire.citation.startPage299pt_PT
oaire.citation.titleSobredotaçãopt_PT
person.familyNameVeiga
person.familyNameBahia
person.givenNameFeliciano Henriques
person.givenNameSara
person.identifier.ciencia-idB41B-ECF5-1EDD
person.identifier.orcid0000-0002-2977-6238
person.identifier.orcid0000-0002-0206-7925
person.identifier.scopus-author-id25621658300
person.identifier.scopus-author-id36970215700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication8c68d21e-41bb-44d8-b05a-a7c9eb7ec56c
relation.isAuthorOfPublication227fdb73-025f-46aa-9a13-a2244d6aac6e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery227fdb73-025f-46aa-9a13-a2244d6aac6e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
sobredotacao_2016.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format