Publication
Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros
| dc.contributor.author | Dal Forno, Letícia | |
| dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
| dc.contributor.author | Bahia, Sara | |
| dc.date.accessioned | 2022-09-19T15:51:46Z | |
| dc.date.available | 2022-09-19T15:51:46Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | Este estudo apresenta a elaboração e validação de uma escala que avalia as perceções dos educadores de infância acerca da sobredotação, expondo as características do desenvolvimento, da aprendizagem e das atitudes da criança que esses profissionais consideram referir-se com o conceito sobredotação. A escala não tem por objetivo identificar crianças como sobredotadas, mas sim analisar as perceções dos educadores de infância sobre o perfil de criança sobredotada. A investigação consistiu na elaboração de um instrumento, intitulado Escala de Caracterização da Sobredotação (ECS), com estudo das suas propriedades psicométricas. Participaram neste estudo 245 educadores de infância, de Portugal e do Brasil, de diferentes regiões, e de escolas públicas e privadas. Uma análise fatorial de componentes principais, com rotação varimax, permitiu observar uma estrutura tetra-fatorial, tendo em conta as saturações e respetiva semântica. Em termos de consistência interna, o alpha de Cronbach na amostra total foi de 0.92. A ECS apresentou qualidades psicométricas adequadas, quer em termos de fidelidade, quer de validade. Conclui-se que estamos perante uma escala com utilidade para futura investigação ao nível pré-escolar. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Dal Forno, L., Veiga. F.H., & Bahia, S. (2017). Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros. Sobredotação, 299-312. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0875-0106 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/54511 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação | pt_PT |
| dc.subject | Perceção sobredotação | pt_PT |
| dc.subject | Educadores | pt_PT |
| dc.subject | Laboração de Escala de Avaliação | pt_PT |
| dc.title | Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 312 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 299 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Sobredotação | pt_PT |
| person.familyName | Veiga | |
| person.familyName | Bahia | |
| person.givenName | Feliciano Henriques | |
| person.givenName | Sara | |
| person.identifier.ciencia-id | B41B-ECF5-1EDD | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2977-6238 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-0206-7925 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 25621658300 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 36970215700 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 8c68d21e-41bb-44d8-b05a-a7c9eb7ec56c | |
| relation.isAuthorOfPublication | 227fdb73-025f-46aa-9a13-a2244d6aac6e | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 227fdb73-025f-46aa-9a13-a2244d6aac6e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
