| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.88 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação pretendeu estudar como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos
face a si próprios, e como e que tais atitudes se diferenciam em função do rendimento escolar
e da área geográfica. Utilizou-se uma amostra de 1281 jovens, com ida de entre 12 e 18 anos,
dos 7º, 9º e 11º anos e de zonas geográficas diferentes, interior e litoral do pais. Procedeu-se
a aplicação do inquérito, contendo a Escala Autoconcepto Forma 5. Na analise dos resultados,
foram encontradas correlações significativas e positivas entre o autoconceito e as classificações
em matemática, português, ciências e história, bem como diferenças estatisticamente
significativas no autoconceito, favoráveis aos alunos do interior. Os resultados foram
interpretados a luz da literatura revista, terminando o estudo com sugestões de novas
investigações.
Description
Keywords
Atitudes dos jovens face a si próprios Autoconceito Rendimento escolar Zona geográfica
Pedagogical Context
Citation
Martins, M. C., & Veiga, F. H. (2020). Atitudes dos jovens face a si próprios, rendimento escolar e zona geográfica. Psicologia, Educação e Cultura, 24(1), 30-46.
