| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 130.45 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no
cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono
escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das
suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no
âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de
envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico,
a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos
alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz
para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto
a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em
contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada
importância na formação de professores.
Description
Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga.
Keywords
Envolvimento dos alunos na escola Desempenho académico Formação de professores
Pedagogical Context
Citation
Veiga, F. H., Festas, I., Taveira, C., Galvão, D., Janeiro, I., Conboy, J., Carvalho, C., Caldeira, S., Melo, M., Pereira, T., Almeida, A., Bahía, S., & Nogueira, J. (2013). Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académico — Sua Importância na Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46-2, 31-47.
