IE - Dissertações de Mestrado
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- Abandono da formação profissionalPublication . Lima, Francisco José Vieira Costa; Alves, Natália, 1958-O presente relatório de estágio tem a finalidade de compreender as motivações para a frequência de cursos de formação profissional e, ao mesmo tempo, os motivos para a desistência desses cursos. A educação e formação são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano e das organizações. São múltiplos os motivos que levam os indivíduos a procurarem formação assim como são também diversificados os motivos para o seu abandono. Para compreender as razões da frequência e do abandono da formação profissional foi realizada uma pequena investigação de natureza quantitativa. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de conveniência, constituída pelos formandos que abandonaram a formação ministrada pela empresa onde o estágio foi realizado. Os resultados mostram que os principais motivos são os de origem operacional profissional, económica e prescritiva e os principais motivos para a desistência são os situacionais.
- Uma abordagem ao e-learning na formação profissional : estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoriaPublication . Sampaio, Ana Margarida Tavares Nunes de Carvalho, 1977-; Miranda, Guilhermina LobatoNa sociedade global em que vivemos, a formação profissional circunscrita a quatro paredes frequentemente se revela como uma opção pouco viável, sobretudo quando estamos em presença de organizações de grande dimensão e com colaboradores dispersos por diversas geografias. Apesar desta realidade, a necessidade de actualização de conhecimentos é uma constante, de forma a garantir a competitividade dos recursos humanos nas organizações. É neste contexto que surge a crescente adesão por parte das organizações a metodologias formativas baseadas no e-Learning, onde a tecnologia é um complemento auxiliar e sinérgico ao processo de distribuição dos recursos de aprendizagem. O e-Learning atrai a população adulta pela flexibilidade que o caracteriza, possibilitando a conjugação de factores profissionais e pessoais e a possibilidade de aceder ao curso no local pretendido, no horário que mais se adequa e ao ritmo que o próprio pretende impor à sua aprendizagem. Da mesma forma, atrai os Departamentos de Recursos Humanos, na medida em que possibilita levar a formação, de forma simultânea, a um grande número de colaboradores, dispersos geograficamente e sem implicar ausências no local de trabalho. O presente estudo visa compreender qual a influência da aplicação dos Princípios da Aprendizagem Multimédia (Mayer, 2001) no sucesso ao nível da aprendizagem (Kirkpatrick, 1994) aquando da aplicação do e-Learning 100% assíncrono, sem sistema de tutoria associado. O trabalho de investigação foi realizado numa empresa que utiliza o e-Learning 100% assíncrono, sem sistema de tutoria associado, como metodologia principal de formação, através da análise dos resultados da avaliação da aprendizagem. Esta empresa recorre à metodologia de e-Learning da forma acima descrita pelo facto de ter um grande número de colaboradores, os quais estão dispersos geograficamente e possuem necessidades formativas recorrentes inerentes ao facto da empresa operar no sector financeiro. Atendendo às características do contexto do estudo, optou-se por utilizar uma amostra de conveniência constituída por vinte e cinco Frameworks de e-Learning disponíveis na oferta formativa da empresa no período de investigação (Janeiro de 2010 a Junho 2011), aplicando métodos de Regressão Categorial via Optimal Scaling. Apesar da existência de algumas limitações que acompanharam a realização do estudo, nomeadamente o facto de apenas ter sido possível utilizar uma amostra de conveniência e o recurso a métodos não interferentes para recolha de informação associada ao trabalho de investigação, as conclusões alcançadas apontam para a tendência de melhores resultados na avaliação média da aprendizagem em Frameworks de e-Learning com maior evidência de presença dos Princípios da Aprendizagem Multimédia (Mayer, 2001).
- A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escolaPublication . Gonçalves, Ana Sofia Alves; Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-O presente relatório de estágio reflete uma dimensão teórico-prática da experiência enquanto estagiária na Direção-Geral da Educação. Baseada nas perceções retiradas em função dessa experiência e da respetiva reflexão sobre o modo como é feito o acompanhamento das escolas por parte da Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica em função da recente Lei de Autonomia e Flexibilidade Curricular. O relatório é composto por três capítulos, no primeiro compreende uma caracterização da Direção-Geral da Educação em função da sua estrutura e cultura. Com especial enfoque na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular e na Equipa de Acompanhamento e Monitorização de Desenvolvimento Curricular. No segundo capítulo, o projeto de investigação que se centra na análise do trabalho realizado pela Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica no acompanhamento das escolas, tendo por base técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística, a observação participante e a entrevista semiestruturada O terceiro capítulo compreende uma sumarização das atividades realizadas ao longo do estágio e a reflexão em torno das mesmas.
- A ação da Direção-Geral da Educação na revisão e conceção das orientações curriculares para a educação pré-escolarPublication . Santos, Ana Catarina Gonçalves dos, 1992-; Costa, EstelaEste relatório retrata o meu percurso enquanto estagiária na Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Primeiro, procedo à caraterização da DGE e do trabalho de um gestor, que evidenciou uma aproximação aos papéis gestionários interpessoal, informacional e decisional, numa lógica de ajustamento mútuo e promovendo a supervisão direta como mecanismo de coordenação. Segundo, descrevo as atividades e tarefas que desenvolvi durante o estágio, que se caracterizam pela variedade, abrangendo diferentes temáticas. Por fim, apresento o projeto de investigação, de cariz naturalista, focado no processo de revisão e conceção das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, que me permitiu evidenciar os processos de regulação conjunta que subjazem à ação da administração educativa no processo de revisão das OCEPE. Assim, ressaltam a regulação de controlo, institucional, desenvolvida pela DGE, que supervisiona o processo, selecionando os atores e detendo a palavra final acerca do documento e os processos de regulação autónoma, que se fazem sentir no quadro das políticas públicas da educação, com base no ajustamento mútuo entre os diferentes atores envolvidos. Foram privilegiadas a pesquisa arquivística de documentos oficiais, a observação a uma gestora da Divisão de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico e entrevistas de caráter semi-diretivo à equipa de educação pré-escolar e à Chefe de Divisão. Como técnica de análise de dados foi usada a análise de conteúdo.
- A ação de acompanhamento da IGEC num contexto de escola TEIPPublication . Ortet, Samira Dias; Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, com especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Constituído por três partes, compreende: (1) uma caraterização organizacional da IGEC – estrutura e cultura organizacional, caraterização das rotinas no processo de aprendizagem organizacional – que se estende ao olhar do inspetor de educação sobre a concretização de medidas políticas de combate ao abandono e insucesso escolar; (2) a reflexão e descrição das atividades realizadas no âmbito da Equipa Multidisciplinar da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (EMEE) e das Atividades Internacionais, bem como as principais aprendizagens e competências adquiridas; (3) uma pesquisa sobre a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), pela IGEC. Tratou-se de uma investigação naturalista e descritiva, tendo-se recorrido, na recolha de dados, à pesquisa arquivista, à entrevista semiestruturada e à observação participante e não-participante. Os resultados permitiram perceber que a mais-valia da atividade está associada a um processo de interação da IGEC com outros atores, como sejam o perito externo; a coordenadora TEIP, para além de outros interlocutores escolares e da Direção-Geral de Educação, elegendo-se um documento-chave como agregador desta ação múltipla: o Plano Plurianual de Melhoria.
- A acção do director de escola em contexto de avaliação externa : funções e decisõesPublication . Loureiro, José António dos Santos, 1955-; Carvalho, Luís Miguel, 1960-O presente “trabalho de projecto” abordou o modo como o director de um agrupamento de escolas do distrito de Lisboa, desenvolveu o seu trabalho tendo em conta os eixos de análise relativos aos papéis e funções, (e o modo como exerce a liderança) e a tomada de decisão. Importa referir que, este trabalho foi efectuado em contexto de Avaliação Externa de Escola, realizada pela Inspecção Geral de Educação. Para a realização do trabalho partiu-se de duas interrogações, sendo uma, o modo como o director se “movimenta” face às diversas questões e problemas com que é confrontado, e outra, como decide face às mesmas questões e problemas com que é confrontado. O trabalho foi desenvolvido recorrendo a um modelo de investigação empírico, construído com informação qualitativa, obtida através de duas inquirições e uma entrevista ao director do agrupamento. Os resultados das inquirições revelam uma permanente preocupação do director relativamente aos papéis relacionais e às funções administrativas, tendo em conta o contexto vivido, face à Avaliação Externa de escola levada a cabo pela IGE. Por seu turno, a entrevista revela, por parte do director, processos de tomada de decisão activos face ao insucesso dos alunos, em determinadas circunstâncias, bem como em relação à indisciplina de um grupo de alunos, num determinado contexto. De acordo com o combinado com o director, no final, proceder-se-á à devolução dos dados recolhidos. No último capítulo são feitas algumas recomendações, com o objectivo de contribuir para que a “presença” do director seja mais notada e a sua acção seja mais centrada na “gestão da liderança” e nos papéis relacionais, em detrimento das funções administrativas, mobilizando toda a comunidade educativa para uma participação mais efectiva na vida do agrupamento, contribuindo deste modo para a melhoria do “clima de escola”.
- A acção do director no fortalecimento das relações escola/comunidade num contexto TEIPPublication . Bergano, Sandra Mónica Alves; Melo, Benedita Portugal eO presente trabalho pretende contribuir para a reflexão científica já existente sobre o trabalho exercido por uma directora escolar relativamente à dinamização de estratégias que visam a promoção das relações escola/comunidade. A partir da análise das políticas públicas centradas na territorialização da educação pretendeu-se perceber como é que a directora de um Agrupamento de escolas TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) operacionalizou o princípio da abertura da escola à comunidade e potencializou a constituição de parcerias educativas no exercício da sua actividade. Através da realização de um estudo de caso que envolveu a análise documental, a observação, uma entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo, registámos as acções que marcam o quotidiano deste director e analisamos as suas percepções sobre o exercício da sua actividade profissional e a promoção da escola-comunidade. Concluímos que a Directora realiza várias actividades que promovem o envolvimento dos professores, das famílias e de vários parceiros sociais na vida da escola. Recorrendo aos recursos que a comunidade lhe proporciona, tem conseguido melhorar o sucesso educativo dos estudantes e uma relação positiva destes com a escola. As interacções estabelecidas com os diferentes intervenientes fá-los sentirem-se integrados numa comunidade educativa.
- Aceitação do uso das tecnologias digitais por professoresPublication . Gomes, Marcela Soares; Pedro, Ana, 1984-Este estudo investiga o contexto das escolas do Sudeste brasileiro para entender em que medida os professores do Ensino Fundamental e Médio aceitam o uso de tecnologias digitais em sua prática docente. O estudo busca analisar os motivos que levam os educadores a abraçar ou resistir às novas tecnologias em sala de aula, e quais são os desafios e as oportunidades nesse processo. O problema de pesquisa examina como os docentes adotam e utilizam essas tecnologias em suas salas de aula, considerando a importância das tecnologias digitais na educação contemporânea. Procurou-se fundamentar as opções teóricas através da análise do Ciclo de Vida Profissional Docente e do Modelo UTAUT (Modelo Unificado de Aceitação e Uso de Tecnologia), evidenciando a relação entre esses dois modelos e a importância da formação contínua dos professores para a integração eficaz das tecnologias educativas. Analisaram-se as percepções de 204 professores, selecionados através de uma amostragem por conveniência, em relação à aceitação destes relativamente ao uso de tecnologias digitais em sala de aula, tendo como base teórica o modelo UTAUT. Temas como a importância das tecnologias digitais para a educação, os conceitos fundamentais dessas tecnologias na prática educacional e a formação de professores para a integração dessas ferramentas formam o embasamento teórico do trabalho. Os resultados obtidos revelam um cenário complexo, no qual a vontade de inovar coexiste com desafios como a falta de tempo, a dificuldade em encontrar materiais adequados e a resistência a mudanças. A pesquisa aponta caminhos para superar essas barreiras, para que as tecnologias digitais se tornem verdadeiras aliadas no processo de ensino e aprendizagem.
- O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicasPublication . Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-; Almeida, Marta Mateus de, 1972-O presente relatório descreve o meu percurso no estágio curricular na Inspeção-Geral da Educação e Ciência, com a duração de nove meses e realizado no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Organização e Gestão da Educação e Formação. Pretendo através deste revelar as aprendizagens, experiências e competências que desenvolvi no ramo do Programa de Avaliação Externa de Escolas. O respetivo relatório apresenta como tema “O Acompanhamento da Ação Educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas” e encontra-se dividido em três capítulos que se complementam com um conjunto de anexos. O primeiro capítulo diz respeito à caracterização da IGEC e respectiva cultura e clima organizacional. O segundo capítulo diz respeito ao projeto de investigação desenvolvido, que tem como foco perceber em que medida a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa é importante na melhoria das práticas pedagógicas. Em resposta a esta problemática, foram definidos e trabalhados três eixos de análise, nomeadamente a caracterização da atividade de AAE, o seu desenvolvimento e os ganhos obtidos. O terceiro capítulo refere-se às atividades desenvolvidas durante o estágio, onde se procuram descrever as tarefas realizadas e refletir sobre as aprendizagens e competências adquiridas. Para o alcance dos objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem naturalista, em que as técnicas de recolha de dados passaram pela análise documental, a observação participante, a entrevista semiestruturada e respetiva análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender o papel da IGEC nas escolas portuguesas.
- Acompanhamento do projecto profissional no reconhecimento de adquiridos experienciaisPublication . Silva, Carla Maria Santos Carvalho da, 1971-; Cavaco, Carmen, 1970-Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/ Formação de Adultos e teve como objectivo proporcionar um processo de autoformação, baseado em três dimensões; a narrativa autobiográfica, os elementos teóricos e a incursão empírica. A primeira dimensão consistiu na reflexão e análise do meu percurso profissional enquanto formadora / profissional de reconhecimento e validação de competências (RVC) e principais aprendizagens daí resultantes, nomeadamente, no contacto com adultos desempregados em processos de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Na segunda dimensão, foi analisada a história e a evolução das políticas da educação de adultos, tanto a nível internacional, como nacional, assim como os seus fundamentos teóricos. Nesta dimensão foi dada especial relevância às práticas de reconhecimento e validação de competências e pressões político-económicas a que as mesmas estão sujeitas, e que se opõem aos princípios humanistas que as inspiraram. A última dimensão, enquadrada na minha experiência enquanto profissional de RVC, centrou-se numa reflexão empírica da minha prática profissional e apreensões resultantes do contacto com adultos desempregados, recentemente integrados na Iniciativa Novas Oportunidades. A partir desta reflexão, surgiu a ideia de elaborar e implementar um Projecto de Desenvolvimento de Competências Profissionais que fosse ao encontro das necessidades reais e desafios que os desempregados enfrentavam, funcionando como catalisador motivacional para esses adultos e assumindo-se como uma proposta de acompanhamento dos adultos ao nível dos seus projectos e competências profissionais, a funcionar em complementaridade e de forma articulada com o processo de RVCC. O balanço desta intervenção foi globalmente considerado positivo, tanto nos aspectos relacionados com a componente profissional, como no contributo para o aumento do autoconhecimento, da auto-valorização e da auto-estima dos participantes.