IE - Dissertações de Mestrado
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- Início de carreira na rede pública municipal da educação de Fortaleza : narrativas sobre como nos tornamos professorasPublication . Pereira, Danielle Mayara Oliveira; Mogarro, Maria João, 1959-; Rabelo, Amanda OliveiraO início da carreira no magistério é um período marcado por muitas aprendizagens e desafios que surgem à medida em que ocorre a inserção no cotidiano escolar. Por essa razão, a presente pesquisa investiga o processo de construção da identidade profissional nos primeiros anos de docência entre pedagogas ingressantes na Rede Pública Municipal de Educação de Fortaleza. O que se busca responder é como as experiências e saberes dessas docentes contribuem para a construção da sua identidade profissional? Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em entrevistas biográficas e narrativas, com o propósito de analisar os processos formativos e as experiências vivenciadas por docentes iniciantes. O referencial teórico que sustenta a investigação sobre o início da carreira e construção da identidade docente compreende os estudos de Huberman (1995), Vaillant e Marcelo (2012), Gatti et al. (2019), Pimenta (2012), Tardif (2013, 2014), Ludke (2013), André (2012), Rodrigues e Mogarro (2019) e Rabelo (2020, 2023). A pesquisa contou com a participação de três professoras pedagogas efetivas, com até três anos de experiência profissional. Os achados indicam que a vivência escolar prévia exerce papel significativo na construção da identidade docente, uma vez que as expectativas sobre a profissão são inicialmente moldadas a partir da experiência como estudantes, sendo posteriormente ressignificadas ou consolidadas ao longo da formação inicial. As participantes destacam a importância das vivências de estágio, sinalizando que uma formação prática limitada pode comprometer a adaptação ao contexto profissional. No início da trajetória docente, evidencia-se a busca por suporte acadêmico, da coordenação pedagógica e dos pares, embora as participantes relatem dificuldades em acessar apoio adequado nas instâncias administrativas da rede municipal. A recente publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação de professores (2024) suscita reflexões sobre a necessidade de reestruturação dos programas de formação inicial, com vistas a aprimorar a articulação entre teoria e prática. Ademais, destaca-se o desafio da Rede Municipal de Fortaleza em consolidar políticas de suporte pedagógico e formativo direcionadas especificamente aos docentes em fase de inserção profissional.
- O teatro como ferramenta pedagógica de inovação na educação : aprendizagens a partir da metodologia TeiaPublication . Mendonça, Roberta Martins Lima de; Almeida, Marta Mateus de, 1972-A presente dissertação estudou o teatro como ferramenta pedagógica de inovação na educação, a partir de um estudo de caso da Metodologia Teia, uma Metodologia com duas décadas de história e já aplicada em várias escolas no Brasil e em Portugal, utilizando o teatro como parte central de sua pedagogia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa. Foram realizados sete questionários com educadores experientes com a Metodologia em estudo, além de uma revisão de literatura sobre o uso do teatro na educação e sobre educação e inovação. O objetivo geral foi investigar o papel do teatro enquanto ferramenta de inovação na educação, analisando como sua aplicação contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e criativas em ambientes educacionais diversos. Enquanto objetivos específicos, o primeiro foi explorar o impacto do teatro na criatividade e pensamento crítico dos alunos, o segundo foi analisar a influência do teatro na formação de habilidades socioemocionais para os estudantes de diferentes idades e o terceiro objetivo específico foi reunir e analisar relatos profissionais sobre a experiência do uso do teatro na educação. Os resultados indicam que, conforme a experiência dos profissionais entrevistados, em consonância com a literatura especializada, o uso de teatro na educação é identificado como positivo, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidade sociais e emocionais, quanto no aprendizado dos conteúdos escolares, além de ser benéfico para a criatividade e autonomia.
- Experiências e perspetivas sobre a integração curricular das tecnologias digitais no âmbito do Projeto Escol@s Digitais : lições e recomendações para futuros desenvolvimentosPublication . Martins, Domingos Moreira Borges; Cruz, Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da, 1973-; Pedro, Ana, 1984-A integração curricular de Tecnologias Digitais (TD) pode representar um dos momentos mais significativos do uso de tecnologias nas escolas. Neste sentido, o desenvolvimento dos professores torna-se cada vez mais essencial para que possa existir, de facto, a integração curricular das TD. Nesta perspetiva, o Município da Amadora, juntamente com o IE-ULisboa, tem promovido, no âmbito do Projeto Escol@s Digitais, ações de formação para os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) do Município, com o objetivo de os capacitar para que, na prática, se concretize a efetivação do processo de integração curricular das TD nas escolas deste concelho. Neste sentido, o presente projeto de investigação, inserido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialidade de E-Learning e Formação a Distância do IE-ULisboa, visa recolher informações junto dos professores que participaram no Projeto Escol@s Digitais, de forma a contribuir para a melhoria de projetos semelhantes que possam surgir no futuro. Para recolher informações junto dos professores do 1.º CEB, recorremos a uma metodologia qualitativa interpretativa, na qual realizámos entrevistas de grupo focal a professores de 11 dos 12 Agrupamentos de Escolas (AE) que integram a rede do Projeto Escol@s Digitais da Câmara Municipal da Amadora. O objetivo foi perceber, junto dos professores entrevistados, quais as experiências/atividades promovidas pelo projeto Escol@s Digitais que se destacam; quais os ganhos/efeitos/repercussões percebidos pelos participantes do Projeto Escol@s Digitais nos vários aspetos da dinâmica escolar; identificar quais foram os fatores chave que motivaram a participação dos professores no Projeto Escol@s Digitais; e, por fim, perceber quais os desafios enfrentados pelos professores participantes do Projeto na integração das tecnologias digitais no currículo. Os dados recolhidos junto dos professores permitiram perceber que o Projeto Escol@s Digitais contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes e para o fortalecimento das suas competências digitais. Apesar de os professores recomendarem algumas melhorias ao projeto, reconhecem a sua utilidade, na medida em que foram disponibilizadas ferramentas digitais importantes para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
- Aprender com os objetivos de desenvolvimento sustentável : projeto educativo da Junta de Freguesia da MisericórdiaPublication . Lima, Inês Constança Marques; Guimarães, Paula, 1967-Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na área de especialidade Organização e Gestão da Educação e da Formação e foca-se no projeto educativo “Aprender com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, realizado na Junta de Freguesia da Misericórdia de Lisboa. O trabalho inclui uma descrição e análise organizacional do local do estágio. Através de pesquisa documental, entrevista, observação e da elaboração de um diário de campo, foi possível concluir que a estrutura organizacional da Junta de Freguesia é formal e centralizada em dois níveis hierárquicos, nos quais dependem os diversos setores e secções de atividade. Neste relatório, apresenta-se uma descrição e análise dos ODS no contexto internacional e no papel da ONU e no contexto do plano nacional. Esta contextualização permitiu descrever, analisar e compreender melhor as atividades realizadas durante o estágio. Este projeto, que visa criar um ambiente de aprendizagem não formal sobre os ODS, serviu de base para a realização do estágio, que envolveu o apoio e a participação na conceção e na avaliação de atividades, centradas nos ODS 4- “Educação de Qualidade” e ODS-15- “Proteger a vida terrestre”, abordando temas como a sustentabilidade e a educação ambiental.
- A articulação curricular da matemática como prática inovadora na formação inicial de educadores e professores do primeiro cicloPublication . Cardoso, Josiane Pereira; Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-O presente trabalho incidiu em um estudo sobre a articulação entre a Matemática e a Língua Portuguesa a partir de histórias infantis num curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que tem como principal finalidade a formação de educadores de infância e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizado teve como objectivo perceber como a articulação da matemática como prática inovadora apresenta contributos para a aprendizagem e desenvolvimento profissional na formação inicial de professores do 1º ciclo. No sentido de operacionalizar este objectivo, realizou-se um estudo de caso, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e descritiva. As técnicas de recolha de dados privilegiadas foram a observação, entrevistas e a recolha de documentos. Devido ao período pandêmico em que se vivia, a observação e as entrevistas foram realizadas de forma virtual. Participaram neste estudo três docentes do Ensino Superior e quatro estudantes. Os resultados evidenciam também que, a prática articuladora apresenta um potencial que diz respeito tanto às aprendizagens das docentes do curso quanto das estudantes. A natureza colaborativa do trabalho faz parte do cotidiano das docentes e quanto à efetividade dessa prática no desenvolvimento profissional das estudantes é possível aferir avanços significativos a serem desenvolvidos em muitos aspectos e que ganham destaque principalmente nas atividades realizadas nos estágios e poderão ser verificados na apresentação dos resultados. Contudo, muito ainda têm por crescer visto que ainda estão em processo de formação.
- O programa de mentoria do INA como estratégia inovadora de desenvolvimento pessoal e profissionalPublication . Perdigão, Josete; Reis, Pedro, 1965-Este estudo exploratório teve como objetivo investigar os benefícios da mentoria, como estratégia inovadora de desenvolvimento pessoal e profissional, especificamente num Programa de Mentoria dirigido a lideranças intermédias e técnicos superiores da Administração pública, em Portugal. Procedeu-se à auscultação dos elementos de dois pares de mentoria para a construção de narrativas biográficas, de que foi feita análise qualitativa. Os resultados indicaram que o Programa de Mentoria contribuiu para o desenvolvimento de competências, como resolução de problemas, comunicação, liderança e planeamento, entre outras, como atesta a literatura sobre o tema. Os envolvidos no programa reconhecem o potencial transformador da mentoria, enquanto estratégia formativa de acompanhamento e estímulo da reflexão, do trabalho colaborativo, da cocriação de projetos inovadores e da mudança nos serviços. A análise de conteúdo das narrativas também mostrou que a efetividade da mentoria depende da relação de confiança entre mentor e mentorado, bem como da flexibilidade e adaptabilidade do programa de mentoria. Os participantes destacaram a importância de mentores experientes, com visão transformadora, capazes de compartilhar a sua experiência, orientando e fornecendo feedback construtivo para a melhoria das práticas. Por se tratar de um Programa de Mentoria inovador, cuja constituição dos pares resulta do matching criteriosamente feito pelo Instituto Nacional de Administração, a sua mais-valia reside na diversidade, no acréscimo de aprendizagens mútuas, uma vez que mentores e mentorados pertencem a diferentes setores profissionais da Administração pública. As conclusões sugerem que a mentoria é uma estratégia valiosa para o desenvolvimento, tanto pessoal como profissional, contribuindo ainda para expandir a rede de contactos profissionais e oferecendo oportunidades de aprendizagem contínua e de crescimento na carreira. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos benefícios da mentoria, bem como para a ampliação da criação de programas de mentoria mais efetivos e adaptados às necessidades dos colaboradores da Administração pública, numa lógica que não é vertical.
- A utilização educativa da realidade aumentada : um estudo sobre a perceção dos professores da Área Metropolitana do PortoPublication . Batista, Elisabete Maria dos Anjos; Piedade, JoãoEsta dissertação investiga a perceção dos professores das escolas públicas da Área Metropolitana do Porto em relação à utilização da Realidade Aumentada (RA) e ao seu potencial pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. O estudo, de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, envolveu 116 professores selecionados por amostragem aleatória simples, utilizando um questionário baseado nos itens estruturantes do instrumento de recolha de dados desenvolvido por Marín-Díaz et al. (2022). A avaliação rigorosa do instrumento de medida garantiu a qualidade e a confiabilidade dos dados. Os resultados indicam uma perceção favorável dos docentes em relação às potencialidades educativas da RA, evidenciando a sua capacidade de enriquecer as metodologias de ensino e promover abordagens mais interativas. A RA é reconhecida por criar experiências de aprendizagem imersivas e favorecer metodologias ativas. No entanto, ainda não desempenha um papel significativo na promoção de valores educativos conforme estabelecido no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. As variáveis pessoais e profissionais dos professores não influenciam as perceções sobre a RA, apontando para um consenso na sua valorização pedagógica. Embora a RA seja vista como uma importante aliada na promoção da diversidade e inclusão, a perceção sobre o seu impacto na educação intercultural foi menos positiva. A formação contínua em RA demonstrou um impacto favorável nas competências tecnológicas, mas não resultou em mudanças significativas na perceção global sobre esta tecnologia. A pesquisa destaca a importância do suporte técnico e do desenvolvimento de recursos em RA, sublinhando também a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre a formação docente e o desenvolvimento de recursos didáticos apropriados.
- Ensino com o digital no ensino superior : práticas pedagógicas numa universidade pública portuguesaPublication . Semanas, Ana Rita da Costa; Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-A presente dissertação, elaborada no âmbito do Mestrado em Educação e Formação na área de especialização em e-Learning e Formação a Distância, tem como propósito analisar as práticas de ensino com tecnologias digitais numa universidade pública portuguesa após a pandemia COVID-19. O trabalho foi norteado pelo seguinte problema de investigação: “Que papel têm tido as tecnologias digitais nas práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de uma universidade portuguesa após a pandemia COVID-19?”. Partindo deste problema, foram delineadas as seguintes questões de investigação: 1) Que práticas de ensino têm sido desenvolvidas com tecnologias digitais numa universidade pública portuguesa após a pandemia COVID-19?; 2) Com que objetivos têm sido utilizadas as tecnologias digitais nas aulas realizadas nessa universidade?; 3) Para que é que as tecnologias digitais têm sido utilizadas (que atividades? Com que estratégias?) nas aulas realizadas nessa universidade? O estudo seguiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, realizado a partir da análise de registos de observação de aulas feitas por professores participantes voluntários numa iniciativa de observação de aulas entre pares numa universidade pública portuguesa. Procedeu-se à análise documental, cujo corpus foi constituído por 99 registos de observação de aulas nas quais se identificaram referências ao uso de tecnologias digitais, entre um total de 240 aulas observadas durante os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Os resultados mostram que existem muitas referências à utilização de tecnologias digitais nas aulas observadas, mas estas são mencionadas em menos de 50% do total de aulas observadas. Os dados contrariam as expectativas levantadas em vários estudos de investigação sobre o que iria acontecer no período pós-pandemia COVID-19, anunciando que a experiência de ensino remoto de emergência iria levar a uma utilização regular de tecnologias digitais nas aulas. A análise de dados mostra, também, que a utilização de tecnologias digitais é feita predominantemente para suporte ao ensino e muito menos como suporte às atividades de aprendizagem, visto que apresentam ser utilizadas em sala de aula maioritariamente pelo professor como suporte à transmissão de conhecimentos.
- Os centros de aprendizagem e formação escolar no sistema educativo de Timor-LestePublication . Santos, Domingos Caetano Gonzaga dos; Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-É inegável a correlação entre a educação e o crescimento económico de um país, pelo que uma nação em vias de desenvolvimento, como é o caso da República Democrática de Timor-Leste, deve apostar profundamente na educação e formação dos seus cidadãos. Timor-Leste tornou-se independente num contexto político e histórico bastante particular, onde a globalização se começava a instalar como paradigma mundial vigente, e onde as nações tinham os olhos cada vez mais postos no exterior do que no local. Tal realidade exige que o Estado timorense desenvolva novas formas de atuação e um novo olhar sobre as políticas públicas a produzir. Atualmente, a educação em Timor- Leste encontra-se em fase de desenvolvimento. O Ministério da Educação, juntamente com algumas entidades internacionais, com que faz parceria, procura dar respostas aos desafios colocados por uma educação global de qualidade, num país com 22 anos de independência. Neste sentido, as Políticas Públicas de Educação aparecem como determinantes para colocar em prática medidas e estratégias que garantam o acesso por parte de todos os cidadãos a uma educação de qualidade. Um dos projetos mais relevantes, emergido das políticas públicas no âmbito da educação atualmente em vigor em Timor- Leste é o Projeto CAFE, um projeto bilateral entre o governo português e o governo timorense, que tem como objetivo central a melhoria da qualidade do ensino e a promoção da língua portuguesa em Timor-Leste. Deste modo, o objetivo da presente investigação é analisar os conceitos das políticas públicas de educação, que têm influência na qualificação da educação em Timor-Leste, recorrendo para tal ao estudo do Projeto CAFE. Com essa finalidade, vai ser desenvolvido um estudo de caso, tendo como base o paradigma qualitativo da investigação. Para isso, será feita uma entrevista semiestruturada a professores, alunos, pais e outros atores educacionais de relevo, acerca da aplicabilidade deste Projeto, assim como vai ser realizada uma pesquisa bibliográfica e documental acerca das políticas públicas educacionais timorenses, com especial destaque para o desenvolvimento do Projeto CAFE. Os resultados irão permitir identificar os pontos fortes e os pontos menos conseguidos deste projeto, propondo-se ações de mudança no sentido de fomentar a qualidade educacional da língua portuguesa em Timor- Leste, através de políticas públicas mais adequadas e contextualizadas.
- Políticas e práticas de formação contínua na Polícia de Segurança Pública (PSP)Publication . Alves, Patrícia Mariz; Alves, Natália, 1958-O presente relatório de estágio, intitulado de “Políticas e Práticas de Formação Contínua na Polícia de Segurança Pública (PSP)”, insere-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação e Formação na área de especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio foi realizado no Núcleo de Formação do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo ocorrido entre 13 de novembro de 2023 e 30 de junho de 2024, levando a um total de sete meses e nove dias de estágio, cumprindo um horário de dezasseis horas semanais. Para além da parte prática do estágio, sendo que neste contexto se realizaram atividades orientadas para a organização e gestão da formação, este teve ainda uma componente de investigação com propósito compreender quais são as políticas e práticas de formação contínuas na PSP. De maneira a realizarmos este estudo optamos por utilizar uma abordagem qualitativa, recorrendo-se a técnicas características desta metodologia, nomeadamente a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante e o diário de campo. O corpus empírico foi objeto de análise de conteúdo. Os resultados da investigação permitiram perceber que a estrutura organizacional, bem como a cultura organizacional que a PSP adota e reproduz no contexto da sua instituição, exerce uma influência direta tanto na sua política como nas suas práticas formativas. Tal efeito é evidente através da dependência direta da política formativa e práticas da missão, objetivos e eixos estratégicos instituídos na PSP. Como tal, a política e prática formativa não reflete apenas as metas e prioridades da PSP, mas demonstra também a simbiose entre as duas, na medida em que é observada uma adaptação dinâmica provocada pelas necessidades impostas pela sua estratégia global, o que por sua vez promove práticas formativas que procuram facilitar um desenvolvimento profissional alinhado com as exigências funcionais e operacionais da PSP.