Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-08"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O regime do mútuo civil como matriz dos contratos de concessão de créditoPublication . Matos, José Lança de; Rei, Maria Raquel Aleixo Antunes, 1969-Não obstante a sua importância económica e social, juridicamente a categoria dos contratos de crédito e o negócio de crédito em geral é difícil de precisar. A concessão de crédito pode assumir diversas formas, técnicas e funcionamento consoante o tipo de contrato em que se materialize. Inexistindo quaisquer normas que se assemelhem a um regime geral do crédito, é usual o recurso ao mútuo civil oneroso como “tronco” dos contratos de crédito. Na presente dissertação, iremos proceder à análise de alguns dos mais comuns tipos contratuais de crédito, procurando descortinar o seu funcionamento e natureza jurídica, buscando semelhanças ou aproximações do mútuo civil que evidenciem essa função central deste contrato. Posteriormente, com base nesses pontos comuns, iremos determinar quais as normas do mútuo civil oneroso que podem ter aplicação relevante às relações de crédito. Por fim, iremos observar as teorias que foram avançadas sobre a teoria geral do ato de crédito, buscando os elementos essenciais das relações que possam ser subsumidas a esta classificação.
- Experiências e perspetivas sobre a integração curricular das tecnologias digitais no âmbito do Projeto Escol@s Digitais : lições e recomendações para futuros desenvolvimentosPublication . Martins, Domingos Moreira Borges; Cruz, Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da, 1973-; Pedro, Ana, 1984-A integração curricular de Tecnologias Digitais (TD) pode representar um dos momentos mais significativos do uso de tecnologias nas escolas. Neste sentido, o desenvolvimento dos professores torna-se cada vez mais essencial para que possa existir, de facto, a integração curricular das TD. Nesta perspetiva, o Município da Amadora, juntamente com o IE-ULisboa, tem promovido, no âmbito do Projeto Escol@s Digitais, ações de formação para os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) do Município, com o objetivo de os capacitar para que, na prática, se concretize a efetivação do processo de integração curricular das TD nas escolas deste concelho. Neste sentido, o presente projeto de investigação, inserido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialidade de E-Learning e Formação a Distância do IE-ULisboa, visa recolher informações junto dos professores que participaram no Projeto Escol@s Digitais, de forma a contribuir para a melhoria de projetos semelhantes que possam surgir no futuro. Para recolher informações junto dos professores do 1.º CEB, recorremos a uma metodologia qualitativa interpretativa, na qual realizámos entrevistas de grupo focal a professores de 11 dos 12 Agrupamentos de Escolas (AE) que integram a rede do Projeto Escol@s Digitais da Câmara Municipal da Amadora. O objetivo foi perceber, junto dos professores entrevistados, quais as experiências/atividades promovidas pelo projeto Escol@s Digitais que se destacam; quais os ganhos/efeitos/repercussões percebidos pelos participantes do Projeto Escol@s Digitais nos vários aspetos da dinâmica escolar; identificar quais foram os fatores chave que motivaram a participação dos professores no Projeto Escol@s Digitais; e, por fim, perceber quais os desafios enfrentados pelos professores participantes do Projeto na integração das tecnologias digitais no currículo. Os dados recolhidos junto dos professores permitiram perceber que o Projeto Escol@s Digitais contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes e para o fortalecimento das suas competências digitais. Apesar de os professores recomendarem algumas melhorias ao projeto, reconhecem a sua utilidade, na medida em que foram disponibilizadas ferramentas digitais importantes para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 333: Adequação dos pedidos de TC no contexto de seguimento oncológicoPublication . Lupi Manso, Nuno; Rachadell, Juan; Carneiro, António VazEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas importantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica disponível. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Biossegurança em explorações leiteiras na Ilha de São Miguel : o caso da diarreia viral bovina (BVD)Publication . Sousa, Margarida Pereira; Sousa, Rui Filipe Martins; Boinas, Fernando Jorge SilvanoO presente estudo teve como objetivo avaliar as práticas de biossegurança implementadas nas explorações de bovinos leiteiros da Ilha de São Miguel, nos Açores, com o propósito de prevenir a disseminação da Diarreia Viral Bovina. O estudo focou-se na identificação dos principais pontos críticos nas medidas de biossegurança adotadas e na proposta de melhorias que possam contribuir para otimizar a sua eficácia. Foi realizado um estudo observacional transversal, que incluiu questionários epidemiológicos a uma amostra de conveniência composta por quarenta explorações de bovinos leiteiros localizadas nos seis concelhos da Ilha de São Miguel. Todas as explorações inquiridas estão integradas no Programa Regional de Controlo e Erradicação da Diarreia Viral Bovina, o qual é de adesão obrigatória para todas as explorações de bovinos na Região Autónoma dos Açores. Foram efetuadas entrevistas pessoais (82,5%) e telefónicas (17,5%) aos produtores dessas explorações, abrangendo temas como a deteção e remoção de animais persistentemente infetados, a adoção da vacinação, os fatores de risco associados à exposição ao vírus, e as estratégias de disseminação de informações sobre a doença. Os resultados indicaram que, embora uma elevada percentagem de explorações tenha sido oficialmente declarada como livre de Diarreia Viral Bovina (80%), existem lacunas nas práticas de biossegurança. A implementação sistemática de quarentenas é insuficiente (12,5%), e a vacinação contra a Diarreia Viral Bovina é pouco frequente (20%). A transumância, uma prática comum na Região, foi identificada como um possível fator de risco para a transmissão do vírus (57,5%). Observou-se, ainda, uma relação positiva entre o nível de conhecimento dos produtores sobre a doença (75%) e a perceção dos mesmos sobre a adoção de medidas preventivas consideradas eficazes (100%). Recomenda-se a implementação de medidas para melhorar o controlo e erradicação da Diarreia Viral Bovina, incluindo a realização de visitas regulares pelos Serviços Oficiais às explorações com o estatuto infetado para monitorizar o cumprimento das medidas de biossegurança, a introdução de apoios financeiros para incentivar a adesão à vacinação, a implementação de normas obrigatórias para a quarentena de novos animais e a garantia da testagem antes da sua introdução no efetivo, a criação de um sistema de notificação para partilha de informação sanitária entre explorações vizinhas e a adoção de diretrizes para minimizar os riscos de disseminação do vírus durante o transporte de animais, como a definição de trajetos de risco
- Aplicação de Lean UX em design de sistemas alimentares: caso de estudo numa empresa de catering e eventosPublication . Rocha, Carla Araújo; Carvalho, Carla Paoliello; Rafael, Sónia Isabel Ferreira dos SantosThis study intends to show the benefits of implementing Lean UX methodologies in a food system such as a catering company, focusing on sustainability issues and how to mitigate them. Based on Lean UX, the design process uses User Research and Collaborative and Iterative Processes. Focusing on simplifying operations by eliminating obsolete, redundant, and unnecessary processes while engaging with the end user was essential in creating and accepting a new system. The hypothesis was to prove that design strategies like the one proposed can partner with adequate management, help maintain a holistic approach and start the process of solving sustainability issues. Adopting a cross-functional collaboration method was beneficial to achieve a smooth transition, a point where companies usually struggle. Due to its co-creative and collaborative nature, a sense of accountability was created, promoting higher engagement levels. Preliminary findings show that the acceptance of such a methodology depends significantly on the users' behaviour, compliance, and heuristics. It also depends on the investment made by the company and its heads of department since they are the primary motivators for behaviour change within any corporation. Collaborative and iterative processes benefited the user research process and ideation phases. Future proposals include changes in the hierarchy models and work modality, creating critical Thinking moments, restructuring workflow processes, and changing communication documents to best fit the company users' needs. This study showed that implementing design methodologies in system change can promote innovation while maintaining a holistic approach capable of detecting sustainability issues before they occur.