Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A ação da Direção-Geral da Educação na política de autonomia e flexibilização do currículo na escola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie055843_tm.pdf1.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio reflete uma dimensão teórico-prática da experiência enquanto estagiária na Direção-Geral da Educação. Baseada nas perceções retiradas em função dessa experiência e da respetiva reflexão sobre o modo como é feito o acompanhamento das escolas por parte da Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica em função da recente Lei de Autonomia e Flexibilidade Curricular. O relatório é composto por três capítulos, no primeiro compreende uma caracterização da Direção-Geral da Educação em função da sua estrutura e cultura. Com especial enfoque na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular e na Equipa de Acompanhamento e Monitorização de Desenvolvimento Curricular. No segundo capítulo, o projeto de investigação que se centra na análise do trabalho realizado pela Direção-Geral da Educação no seio da Equipa Técnica no acompanhamento das escolas, tendo por base técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística, a observação participante e a entrevista semiestruturada O terceiro capítulo compreende uma sumarização das atividades realizadas ao longo do estágio e a reflexão em torno das mesmas.
This internship report reflects a theoretical and practical dimension of the experience as a trainee in the Directorate General for Education. Based on the perceptions drawn from this experience and the respective reflection on how the monitoring of schools is made by the Directorate-General for Education within the Technical Team according to the recent Law of Autonomy and Curricular Flexibility. The report consists of three chapters, the first one includes a characterization of the Directorate-General for Education according to its structure and culture. With special focus on the Directorate of Curriculum Development Services and the Curriculum Development Monitoring and Follow-up Team. In the second chapter, the research project that focuses on the analysis of the work done by the Directorate-General for Education within the Technical Team in the monitoring of schools, based on data collection techniques such as archival research, participant observation and semi-structured interview. The third chapter comprises a summary of the activities undertaken throughout the internship and the reflection around them.

Description

Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021

Keywords

Autonomia Flexibilização curricular Cultura organizacional Relatórios de estágio de mestrado - 2021

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License