BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Title
Now showing 1 - 10 of 2270
Results Per Page
Sort Options
- Os 100 anos da Liga de AlgésPublication . Leite, Duarte de Sá da Bandeira Salazar; Pires, Gustavo Manuel Vaz da Silva
- “2 Mundos”, o corpo das palavras : dramaturgia do corpo com a Cia. Mariana Muniz de Dança e TeatroPublication . Borges, Barbara da Silva; Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueO que pode vir a ser material dramatúrgico em dança? Onde o corpo se ancora para criá-lo? Como o artista faz o trânsito deste para a pesquisa de movimento? E, por fim, como cria a dramaturgia do corpo na cena? Para responder a estas questões norteadoras desta pesquisa busquei o solo fértil de investigação da Cia. Mariana Muniz de Dança e Teatro. Para a fundamentação, descrição e análise, foi eleito o processo de remontagem de “2 Mundos”, criação coreográfica que integrou à exposição fotográfica Trajetória(s) Mariana Muniz – quem, aliás, abriu a Mostra de Fomento à Dança de São Paulo (Brasil), em 2015, com a apresentação do mesmo. Assim, parti para o acompanhamento e observação dos ensaios da artista. Utilizei-me de anotações em um caderno de campo e vídeos. Discussões, trocas e diálogo com a mesma sobre seu caminho para a criação e, posterior, remontagem do espetáculo foram de singular importância para o direcionamento do meu olhar buscador. Sentimos, ao longo do processo, a necessidade de realizar uma entrevista que apontasse, assim, maiores detalhes sobre seu caminhar para este trabalho. Encontramos quatro “práticas” que serviram de treino corporal à artista: Gerda Alexander e a Eutonia, Rudolf Steiner e seu pensamento sobre a Antroposofia que criou a Euritmia; o T`ai Chi Chuan e o Yoga. Para Mariana Muniz “entrar no lugar da criação” requer ferramentas ora da dança ora do teatro ou, ainda, de ambas. Desta forma, Grotowski, referência indicada pela artista, permitiu um rico intercâmbio entre a dança e o teatro por uma dramaturga do corpo. “2 Mundos”, cujo registro em vídeo acompanha esta dissertação, é um convite ao universo da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Para surdos e ouvintes, neste espetáculo, a palavra ganha corpo e Mariana Muniz nos oferece com delicadeza sua diferença enquanto artista do movimento.
- 2ºs Jogos da Lusofonia – Lisboa 2009Publication . Viegas, Tiago Nunes; Pires, Gustavo Manuel Vaz da SilvaNuma época em que tanto se fala de crise Económico- Financeira, em que cada vez mais nos sentimos presos às notícias sobre o aumento dos impostos, o aumento do défice, o aumento da austeridade, aliado aos baixos salários, faça com que a motivação para produzir é cada vez menor. Os eventos desportivos, são de certa forma momentos, de abstração, que nos permitem de uma forma emotiva conviver, festejar, superarmo-nos através da prática da atividade física, ou até mesmo pela fato da equipa por quem nutrimos simpatia, simplesmente vencer. Os Jogos da Lusofonia são um evento, que tem por objetivo unir diversos países e regiões através da Língua portuguesa. Como estava bem patente no lema dos 2ºs Jogos da Lusofonia- Lisboa 2009, “A União mais forte que a Vitória”, pretende-se que este evento, com o esforço de todos seja um sucesso e uma bandeira para a Lusofonia. Com este trabalho pretendo fazer uma análise ao relatório oficial dos 2ºs Jogos da Lusofonia, e com isso saber se vale a pena organizar este evento. Ambiciono também de certa forma, deixar algumas críticas relativas a determinados pontos do relatório oficial, permitindo a quem venha a organizar um evento desportivo desta natureza, tenha em atenção alguns aspetos que podem influenciar o seu sucesso.
- A implementação do Decreto-lei n.º 54/2018 nas escolas que integravam as unidades de apoio à educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita : da teoria à prática educativaPublication . Fonseca, Maria Inês Rocha da; Espadinha, Ana Cristina GuerreiroO enquadramento legislativo sobre a educação de crianças com necessidade de medidas de apoio sofreu diversas alterações ao longo dos tempos. Iniciou-se por uma fase de segregação destas crianças, passando pela sua integração no ensino regular e, somente na década 90 e por influência internacional, assistiu-se à inclusão destas na escola, surgindo o conceito de “Necessidades Educativas Especiais”. O Decreto-lei n.º 3/2008 que pretendia a construção de uma escola de qualidade e inclusiva, orientada para responder à heterogeneidade de todas as crianças e jovens, promovendo o seu sucesso educativo foi alvo de várias críticas, uma vez que, entre outros motivos, o termo inclusão não era bem aplicado, pois considerava a educação especial como um sistema paralelo ao ensino regular. Assim, passados dez anos entrou em vigor o Decreto-lei n.º 54/2018, implementando mudanças drásticas no paradigma da educação inclusiva. Através de um estudo exploratório com a aplicação de diversos instrumentos a pais de alunos com necessidades de apoio e respetivos professores de educação especial de escolas que possuíam as antigas unidades de apoio educativo especializado na área da multideficiência, o presente estudo tem como objetivo verificar se o Decreto-lei n.º 54/2018 está a ser aplicado e perceber que fatores podem influenciar a sua aplicação neste contexto específico. Os resultados mostram que, das seis escolas que fazem parte da amostra apenas uma procedeu à implementação das diversas medidas propostas no decreto, sendo que as restantes salientaram a falta de recursos humanos e materiais como a maior barreira às alterações educativas. O excesso de burocracia que o decreto exige foi também um dos fatores negativos mais referido pelos professores e, pelo contrário, como fatores positivos destacaram o fim da categorização e o facto de este ser inclusivo e responder a TODOS os alunos.
- A importância da intervenção psicomotora em crianças com dificuldades de aprendizagem na escritaPublication . Gomes, Patrícia Pereira; Cruz, Vítor Manuel Lourenço daArtigo 1: O presente artigo tem como finalidade apresentar uma revisão bibliográfica acerca da relação entre as Dificuldades de Aprendizagem na escrita e a Psicomotricidade. Neste sentido, explora-se o conceito de linguagem visual expressiva ou escrita, evidenciando as suas fases de aprendizagem e os processos psicológicos subjacentes. Para além disso, faz-se referência a alguns requisitos que a criança deve adquirir para que a aprendizagem da escrita, concretamente da ortografia, seja realizada de forma correcta. De seguida, é desenvolvido o conceito de Psicomotricidade, a sua relação com a aprendizagem e, consequentemente, com as Dificuldades de Aprendizagem. Faz-se, também, referência ao desenvolvimento psicomotor descrevendo os factores psicomotores e as suas relações com as Dificuldades de Aprendizagem ao nível da escrita. Por fim, tenta-se compreender o contributo da intervenção psicomotora no contexto das Dificuldades de Aprendizagem na escrita, especificamente ao nível da ortografia.
- A intervenção psicomotora na perturbação do espectro do autismo na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu (APPDA-Viseu)Publication . Silva, Bruna Marisa Cunha; Melo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoO presente relatório apresenta o culminar do estágio desenvolvido no ano letivo 207/2018, na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, em Viseu (APPDA-Viseu), com crianças e jovens com Perturbação do Desenvolvimento, mas com maior enfoque nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). O estágio enquadra-se no ramo de aprofundamento de competências profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. Numa primeira parte, o relatório engloba a caracterização da instituição, e uma revisão da literatura quanto às Perturbações do Espectro do Autismo e Reabilitação Psicomotora. Numa segunda parte é apresentado o trabalho desenvolvido, onde são descritos dois estudos caso de intervenção individual, um do género masculino e outro do género feminino, com onze e seis anos respetivamente. Para ambos é efetuada uma pequena descrição, assim como apresentados os instrumentos de avaliação, o plano de intervenção terapêutica e os resultados obtidos. Seguidamente são descritas as relações estabelecidas com os diversos profissionais, familiares e comunidade. Por fim, são estabelecidas conclusões face ao trabalho desenvolvido e perspetivas futuras.
- Abandono escolar : perfil, causas e destino dos alunosPublication . Martins, Pedro Machado Valente; Santos, Ana Maria da Silva dosCom este trabalho pretendeu-se fornecer uma ferramenta à escola estudada (Escola Secundária de Alvide) de modo a combater a problemática do abandono escolar. Para isso procurou-se identificar o “perfil tipo” do aluno em risco de abandonar o ensino obrigatório, ou seja, perceber se é possível identificar características específicas do aluno que corre o risco de abandonar o ensino de modo a permitir uma ação imediata sobre o mesmo. Assim como perceber as causas que levam o aluno a tomar essa atitude. Outro aspeto abordado neste trabalho é a identificação das consequências dessa opção não só no indevido como na comunidade em que se insere. Com esses dados pretende-se posteriormente identificar um conjunto de estratégias que permitam contrariar essa problemática.
- O Abandono nas organizações desportivas : satisfação e esgotamento em atletas de kickboxingPublication . Santos, Alexandra Catarina Raimundo da Silva; Colaço, Carlos Jorge PinheiroO presente estudo resulta da pesquisa e investigação no âmbito do X Mestrado de Gestão do Desporto, desenvolvido na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. A prática desportiva de uma determinada modalidade sofre alterações ao longo do tempo. Por inúmeras razões existem períodos na vida de um indivíduo em que a prática desportiva diminui e, em condições extremas o sujeito abandona a modalidade que praticava. Tem-se constatado que o número de inscrições de praticantes na Federação Portuguesa de Kickboxing tem sido bastante superior ao número de atletas que participa nas competições e que continua a praticar a referida modalidade apenas numa vertente de formação. Assim, o número de indivíduos que deixa de praticar e abandona a modalidade em algumas associações é muito elevado. Neste seguimento, torna-se necessário compreender esta situação, estudando o grau de satisfação e esgotamento dos atletas que praticaram Kickboxing. Os dados analisados para o estudo em questão foram recolhidos através de questionários aplicados aos atletas de Kickboxing pertencentes às associações do Norte (Figueira da Foz), Lisboa, Aveiro e Algarve, tendo o estudo uma amostra mais significativa das duas primeiras associações referidas. Existindo duas preocupações neste domínio: a quantificação do abandono e a identificação das razões ou motivos de desistência.
- Abordagem ecológica ao design do treino desportivo complementar em ginásio : entrevista a treinadoresPublication . Barbosa, Geraldino César dos Santos Teixeira; Araújo, Duarte Fernando Rosa Belo Patronilho deA presente dissertação de mestrado, guiada pela abordagem ecológica do treino, procurou descrever práticas ocorridas em contexto de ginásio, que contribuíssem para uma melhor adesão dos atletas ao programa de treino e que potenciassem uma adaptação positiva das capacidades de manifestação da força. Nesta investigação, sete treinadores especialistas em treino de força e condição física experientes de seis diferentes modalidades desportivas identificaram, através de uma entrevista semiestruturada quais princípios de programação e intervenção do treino têm em consideração no treino com os seus atletas em contexto de ginásio. A entrevista focou os princípios de design e intervenção dos treinadores no treino desportivo, desenvolvido por Renshaw e colegas (Renshaw et al., 2019) e constatou que os treinadores de força e condição física em contexto de ginásio, implicitamente atendem aos mesmos princípios. Os exemplos de boas práticas neste documento propõem uma abordagem ecológica do treino em contexto de ginásio. Treinadores entrevistados defendem que tanto o ginásio como o campo são interdependentes e intercomplementares e dão maior importância a um ginásio mais amplo e mais próximo do terreno da modalidade. .
- Academia de futebol como fonte de vantagem competitiva sustentada dos clubes : evidência empírica da Academia Sporting CP/Puma e do FC Barcelona "La Masia"Publication . Magalhães, Jorge Daniel de Sá Lacerda; Colaço, Carlos Jorge PinheiroO presente estudo empírico visa analisar se a estratégia baseada nos recursos perseguida pelos clubes através da criação de Academias de Futebol está associada à sua performance desportiva. Para esse efeito, o estudo incidiu sobre a Academia Sporting/Puma e a Academia do Futebol Clube Barcelona “La Masia”. Adicionalmente, analisámos o impacto económico-financeiro da Academia do Barcelona tendo em consideração as épocas de 2001/02 a 2009/2010. Os resultados evidenciam que a Academia do Barcelona constituiu uma mais-valia desportiva e económico-financeira para o clube. Por um lado, a proporção no plantel principal dos jogadores formados na Academia está associada positivamente (0,797) aos resultados desportivos do clube na Liga Nacional de Futebol Profissional de Espanha. Por outro lado, a Academia permitiu gerar 283M€ ao clube, tendo em consideração o resultado residual e mais-valias obtidas na venda de jogadores ao longo das épocas em análise, bem como, o valor dos passes dos jogadores formados na academia que compõem o plantel principal, equipa B e camadas jovens na época de 2009/2010. Neste contexto, os resultados sugerem que a Academia do Barcelona constitui uma fonte de vantagem competitiva sustentada para o clube, através da formação de jogadores cujos talentos são considerados recursos raros, valiosos e não são perfeitamente imitáveis. No caso do Sporting, a correlação entre a performance desportiva do clube e proporção de jogadores no plantel principal formados na Academia é negativa (- 0,299). Por outro lado, 49% dos jogadores formados na Academia do Sporting conseguem ter uma carreira de futebolista profissional a nível nacional ou internacional. Desta forma são realçadas outras competências desenvolvidas durante a formação pela Academia que possibilita aos jovens jogadores não desistirem e prosseguirem a sua carreira desportiva.
