FL - CEC - Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FL - CEC - Artigos em Revistas Nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 262
Results Per Page
Sort Options
- Algunas lecturas del Cancioneiro Geral de García de Resende desde los elegíacos latinosPublication . Tarrío, Ana María S.
- Almeida, M. B. (2020). Ontologia em Ciência da Informação: Teoria e Método (1ª ed., Vol. 1). CRV. http://dx.doi.org/10.24824/978655578679.8; Almeida, M. B. (2021). Ontologia em Ciência da Informação: Tecnologia e Aplicações (1ª ed., Vol. 2). CRV. http://dx.doi.org/10.24824/978652511477.4; Almeida, M. B., & Emygdio, J. L. (2021). Ontologia em Ciência da Informação: Curso completo com teoria e exercícios (1ª ed., volume suplementar para professores). CRV. http://dx.doi. org/10.24824/978652511267.1 [Review]Publication . Revez, Jorge, 1980-Nos últimos 30 anos, o tema das ontologias tem sido um dos terrenos mais férteis de investigação na área da Organização do Conhecimento. É um tema complexo e revestido de polémica, pela dificuldade na definição do próprio conceito e pelas apropriações que diferentes campos científicos têm exercido sobre ele. Com origem no domínio da filosofia, a ontologia é hoje um território partilhado pelas Ciências da Computação, com destaque para a Ciência dos Dados (Data Science), e pela Ciência da Informação, particularmente pela Organização do Conhecimento. São raros os autores desta área que não escreveram sobre o tema, abordando as suas fronteiras conceptuais ou discutindo a relação das ontologias com outros sistemas de organização do conhecimento, como as taxonomias, os tesauros ou as classificações.
- Anchieta e Camões, épica latina e vernácula no séc. XVIPublication . Cerqueira, Luís Manuel GasparAnalisa-se o episódio da tempestade em De Gestis Mendi Saa de Anchieta e nos Lusíadas, verificando a matriz comum e as diferenças, enquadrando os textos no humanismo conimbricense.
- O apoio das bibliotecas à investigação científica em Portugal: uma revisão da literaturaPublication . Revez, Jorge, 1980-; Borges, Maria ManuelA investigação científica assenta em conhecimento científico prévio, o que torna as bibliotecas num pilar fundamental de acesso ao conhecimento e à sua criação. Este artigo procura refletir sobre a relação entre a investigação científica em Portugal e as bibliotecas, que dão acesso a uma parte nuclear dos recursos de informação, centrada em duas vertentes: (i) o posicionamento das bibliotecas como suporte da investigação científica num ambiente de oferta generalizada de informação disponível em linha e (ii) o modo como são percecionados pelos investigadores os serviços oferecidos pelas bibliotecas de investigação e universitárias em Portugal. Este trabalho assenta numa revisão da literatura seguindo a proposta cronológica de Manuel Heitor (2015) para a evolução da ciência portuguesa. Os dados apresentam dois itinerários interpretativos que giram em torno dos contributos dos profissionais de informação e da investigação universitária em Ciência da Informação. Conclui-se que não existe ainda um estudo profundo dedicado ao apoio das bibliotecas à investigação científica, havendo espaço em aberto para a prossecução de um trabalho desta natureza.
- Aquiles e Ájax: a 'poesis' da alteridade na ânfora de ExéquiasPublication . Figueira, AnaThis research offers a rereading of Exekias' vase showing Achilles and Ájax. We argue that this theme alludes to alterity and time and we show how some literary concepts are key to this rereading.
- Aristófanes na Universidade de Lisboa: uma experiência pedagógica e artísticaPublication . Pereira, SilvinaIf we take as a starting point the idea that a dramatic text is one meant to be performed, inseparable from the staging practices that each period reinvents, and that the best way to study it is through the experience of attending a performance, there is no better option for university students than providing them the possibility to enter that world. The course Encenação do Teatro Clássico (The Staging of Classical Drama), taught to the students of the Faculty of Letters of the University of Lisbon in 2012, culminated with the public performance of Aristophanes’ play Peace, at the Salão Nobre of the University of Lisbon on December 17, 2012. This article is a refl ection upon this challenging, though fruitful, pedagogical and artistic experience.
- Os arquivos municipais portugueses e o índice de transparência municipal: relações entre transparência e gestão da informação arquivísticaPublication . Patrício, SandraApenas alguns municípios reconhecem o Arquivo como um serviço de gestão de informação, representado no organigrama, dotado de recursos humanos e financeiros e com visibilidade interna e externa. Este é um estudo exploratório que cruza os resultados da mais recente caracterização dos profissionais de informação nos arquivos municipais e o Índice de Transparência Municipal desenvolvido pela Associação Transparência e Integridade relativo a 2017. Pretende-se verificar se existe relação entre a ordenação dos Municípios no índice com vários parâmetros relativos aos arquivos municipais. Esses parâmetros são: reconhecimento do serviço de Arquivo; abertura ao público do mesmo; existência de plataformas de descrição arquivística em linha; disponibilidade de serviços digitais em linha. Os dados relativos aos últimos três parâmetros foram recolhidos pela autora, entre junho e agosto de 2024, através da consulta dos sítios electrónicos dos municípios, enquanto os dois primeiros são fornecidos pelo estudo de Silva et al. (2023b).
- A Arte Poética de Orfeu na Dispersão, de Mário de Sá-CarneiroPublication . Nobre, Ricardo Miguel GuerreiroOs poemas que constituem Dispersão têm vindo a ser estudados como um percurso realizado por um sujeito poético em busca de si e da sua obra; num plano mítico e simbólico, essa demanda foi interpretada por David Mourão-Ferreira como a tentativa de Ícaro atingir o impossível, de onde resulta uma queda no abismo. No entanto, o movimento de queda e a insistente demanda possibilitam perceber também a con guração de um sujeito dividido que se conforma com os traços do mito de Orfeu: o contínuo resgate de Eurídice e a sua constante diluição nas sombras não permitem que o sujeito se torne rei de si (ideia coerente com a etimologia de dispersão). Este estudo apresenta, por isso, uma leitura atenta dos poemas de Dispersão, de Mário de Sá-Carneiro, sugerindo uma interpretação do poeta enquanto Orfeu em busca da Poesia perdida nas sombras de si, e que luta por se concretizar.
- Ascensão e queda de Élio Sejano: modos de dizer a catástrofe nos Annales de TácitoPublication . Pimentel, Maria Cristina, 1954-Tomando como fio condutor as referências a Élio Sejano nos Annales de Tácito, analisam-se os processos narrativos, os recursos estilísticos e as escolhas lexicais que permitem acompanhar a personagem no seu percurso de ascensão ao fastígio do poder, observar o retrato nítido de um político cruel e sem escrúpulos e, simultaneamente, intuir e desvendar os sinais que prenunciam a sua queda e a catástrofe de todos os que com ele se relacionavam ou o haviam guindado ao poder, em última instância o princeps, Tibério.