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ISCSP - Artigos em Revistas Nacionais

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 53
  • Gestão fiscal e federativa no Brasil
    Publication . Afonso, José; Ribeiro, Leonardo; Porto, Laís
  • A tentativa gorada de reaver o Timor português pelo Partido Católico da Indonésia, em 1962: Fransciscus Xavierus Seda e a Comissão Eclesiástica da Indonésia que recusou o pedido de integração pacífica do Timor português na Indonésia
    Publication . Silva Fernandes, Moisés
    O líder do Partido Católico da Indonésia, Franciscus Xaverius Seda, propôs em 1962 ao Presidente Ahmed Sukarno um plano que visava a integração do Timor Português na «grande Indonésia», sem muita violência. Assim, realizou-se uma conferência episcopal da Indonésia em que o assunto foi debatido e decidiram encarregar o arcebispo de Ende, na ilha das Flores, D. Gabriel Johanes Wilhemus Manek, e o bispo de Atambua do Timor Ocidental, D. Theodorus van den Tillaart, para encetarem junto do prelado de Díli, D. Jaime Garcia Goulart, as necessárias negociações que levassem a este fim. Ambos os bispos indonésios disseram que não o fariam, visto que se tratava de um assunto estritamente político e não espiritual. Porém, o facto de que a nível religioso se colocou esta questão contribuiu para que Franciscus Xaverius Seda permanecesse impedurante nove anos e meio no Conselho de Ministros da Indonésia, mantendo- se entre as administrações de Ahmed Sukarno e a de Hadji Mohamed Suharto, apesar de meio milhão de mortos quando houve o golpe militar e embora ele representasse apenas dois por cento da população da Indonésia.
  • Cooperação e desenvolvimento humano na área da saúde: uma experiência na Guiné-Bissau
    Publication . Pereira, Paulo Almeida; Salgado, Paulo
    A presente reflexão resulta das experiências vivenciadas e enquadradas em dois projetos na área da saúde na República da Guiné-Bissau (RGB): do Banco Mundial (BM) – “Curso de Formação Pós-Graduada de Médicos” – de 1997 a 2006; e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) – “Reorganização e Gestão do Hospital Nacional Simão Mendes”. Apresenta-se uma breve descrição dos dois projetos, realçando-se a importância da organização, planeamento e gestão em saúde no contexto de elevada escassez num país africano da África Subsariana: o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), de Bissau. Tratou-se de definir estratégias em colaboração íntima com os atores locais que permitissem uma reorientação da atividade hospitalar em diversos domínios, designadamente, formação de quadros, desenvolvimento profissional, afetação de recursos, sistema de informação, apoio logístico e envolvimento dos diversos stakeholders. O texto analisa as diversas aprendizagens profissionais e a projeção do conhecimento para reflexão na ação: (i) a problemática da cooperação e sua ligação aos direitos humanos; (ii) os recursos humanos como fator de desenvolvimento no contexto africano; e (iii) saúde em rede como solução adaptável à realidade dos países em desenvolvimento. As conclusões atêm-se às matérias que consideramos prioritárias para uma cooperação baseada na ética, na reciprocidade de direitos entre os Estados e na dignidade dos povos, em que os recursos humanos e o estabelecimento de redes na atenção à saúde são fundamentais, como fator de desenvolvimento humano.
  • Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa
    Publication . Patrício, Raquel de Caria
    Este artigo procura posicionar a Escola Inglesa na via intermédia entre o Realismo e o Idealismo, focando-se no pensamento de Hedley Bull e Martin Wight, e analisar a evolução da Escola Inglesa após o derrube do muro de Berlim, quando novas problemáticas foram agregadas ao estudo da sociedade internacional e das instituições internacionais. Pretende-se ainda demonstrar como a Escola Inglesa, fundada nas normas e nos padrões regulares de comportamento, é uma grande influência para a abordagem construtivista. Frente a estas realidades, surge a grande pergunta de partida: por que razão, apesar dos estudos de Hedley Bull e de Martin Wight sobre a sociedade internacional e as instituições internacionais, a Escola Inglesa se manteve, à época, marginalizada frente à Escola Norte-Americana de Relações Internacionais?, a qual origina objetivos, alguns dos quais já mencionados, e hipóteses de trabalho, que serão alcançados e comprovadas.
  • A União Europeia num Mundo em Mudança: Era Trump 2.0?
    Publication . Martins, Marco
    A presente análise visa compreender como a União Europeia se enquadra nesta nova realidade internacional, na sequência das eleições norte-americanas para Presidente, tendo revertido a escolha em Donald Trump, em detrimento da sua adversária Hillary Clinton. Importa, assim, compreender como a União Europeia se posicionará nas relações internacionais, readaptando a sua política externa, defesa e segurança, para além das consequências do Brexit, necessitando de reencontrar o seu caminho e o seu projeto em nome da construção europeia e de seus valores democráticos, identitários e culturais num mundo em mudança, com o surgimento de novos atores, desde os BRICS ao ciberespaço, desafiando todo o legado imanente da Paz de Vestefália. Estaremos perante uma nova era, uma nova ordem mundial ou apenas numa regressão entre novos e velhos tempos?
  • Narrativas Visuais: arte participativa com mulheres e jovens vítimas de violência
    Publication . Felgueiras, Raquel; Cruz, Angélica Lima; Lopez, Rita; Magalhães, Maria José
    Este artigo descreve e analisa os resultados de um processo de arte participativa sobre a intervenção em mulheres e jovens vítimas de violência, no contexto do projeto transnacional Cultural Encounters in Interventions Against Violence(CEINAV). Através da construção de narrativas visuais, pretendeu-se dar espaço às/aos participantes para refletirem de forma visual e simbólica sobre a intervenção que encontraram quando procuraram ajuda, levantando questões ao nível das emoções e sentimentos que preencheram esse processo, assim como evidenciar os aspetos em que a intervenção foi, ou não, ao encontro das suas necessidades de proteção, segurança, reconhecimento e justiça. Metodologicamente, recorremos a uma abordagem de análise crítica visual em articulação com a micro-etnografia visual.