ISCSP - Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCSP - Artigos em Revistas Nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 53
Results Per Page
Sort Options
- Cooperação e desenvolvimento humano na área da saúde: uma experiência na Guiné-BissauPublication . Pereira, Paulo Almeida; Salgado, PauloA presente reflexão resulta das experiências vivenciadas e enquadradas em dois projetos na área da saúde na República da Guiné-Bissau (RGB): do Banco Mundial (BM) – “Curso de Formação Pós-Graduada de Médicos” – de 1997 a 2006; e do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) – “Reorganização e Gestão do Hospital Nacional Simão Mendes”. Apresenta-se uma breve descrição dos dois projetos, realçando-se a importância da organização, planeamento e gestão em saúde no contexto de elevada escassez num país africano da África Subsariana: o Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM), de Bissau. Tratou-se de definir estratégias em colaboração íntima com os atores locais que permitissem uma reorientação da atividade hospitalar em diversos domínios, designadamente, formação de quadros, desenvolvimento profissional, afetação de recursos, sistema de informação, apoio logístico e envolvimento dos diversos stakeholders. O texto analisa as diversas aprendizagens profissionais e a projeção do conhecimento para reflexão na ação: (i) a problemática da cooperação e sua ligação aos direitos humanos; (ii) os recursos humanos como fator de desenvolvimento no contexto africano; e (iii) saúde em rede como solução adaptável à realidade dos países em desenvolvimento. As conclusões atêm-se às matérias que consideramos prioritárias para uma cooperação baseada na ética, na reciprocidade de direitos entre os Estados e na dignidade dos povos, em que os recursos humanos e o estabelecimento de redes na atenção à saúde são fundamentais, como fator de desenvolvimento humano.
- Simulação Clínica: Uma Forma de Inovar em SaúdePublication . Brazão, Maria da Luz; Nóbrega, Sofia; Correia, João Paulo; Silva, Ana Sofia; Santos, Dina; Monteiro, Maria HelenaIntrodução: A inovação tecnológica e científica tem tido um papel fundamental no progresso do sistema de saúde em Portugal, surgindo como estratégia de gestão e impulso das organizações, de forma a assegurar a sua vantagem competitiva. Como forma de inovação em saúde surge a simulação, revolucionando o ensino médico e o treino de profissionais e equipas de saúde. É atualmente o gold standard da formação, com uma importância crescente na literatura. Objectivos e Métodos: Por tudo isto, os autores descrevem o projeto e a implementação do Centro de simulação Clínica da Madeira. Inaugurado em setembro de 2012, realizou já, desde a sua abertura, 74 cursos transversais às várias especialidades e voltados para o treino em ambientes críticos e complexos. Resultados: Nesses cursos incluem-se, desde 2014, nove Cursos de Simulação Clínica em Medicina Interna, organizados pelo correspondente serviço de Medicina Interna e coordenados pela primeira autora deste artigo. Estes cursos, dirigidos a um total de 58 profissionais de saúde, abordam casos clínicos em contexto de urgência, explorados em cenários com simuladores de alta-fidelidade e recorrendo a estratégias de debriefing como forma de melhoria através da prática reflexiva e com a orientação do formador. Conclusões: Analisando os Cursos de Simulação Clínica em Medicina Interna, os autores constataram um elevado índice de satisfação entre os formandos, quer relativamente ao curso em si, quer à sua implicação prática, com cerca de 90% a classificá-lo como “Muito Bom” em termos de desenvolvimento pessoal. A maioria dos formandos (75,9%) considerou a duração do curso adequada e apresentou elevado índice de satisfação com as estruturas/material de apoio e com a prestação dos formadores.
- Diferenças de género na conciliação profissional e familiarPublication . Pereira, Paulo; Ribeiro, Célia; Pereira, SusanaExiste uma composição social, tanto do trabalho, como do género, sendo conceitos que em outro contexto podem assumir outros significados. O trabalho e a família ao longo dos tempos não têm apenas assumido papéis separados mas também segregados segundo o género. Neste artigo faz-se referência às perspetivas do género na conciliação entre o domínio profissional e o domínio familiar, dando ênfase ao papel da mulher. As investigações efetuadas neste âmbito não são consensuais quanto aos resultados encontrados, pois se algumas demostram que as mulheres vivenciam mais pressão e stress ao participarem nos dois domínios, familiar e profissional, e deste modo percecionam maior conflito que os homens, outras investigações indicam uma ausência de diferenças de género, qualquer que seja o sentido. Assim, podemos considerar que o conflito entre o trabalho e a família não é um problema apenas da esfera masculina ou feminina, mas sim das estruturas atuais do trabalho e da família que dificultam a conciliação das responsabilidades profissionais e familiares para ambos os géneros.
- De que necessitam as pessoas idosas para viver com dignidade em Portugal?Publication . Correia, Anabela; Pereira, Elvira; Costa, DáliaPretende-se conhecer o que as pessoas idosas perspetivam como necessário para viverem com dignidade na atualidade, em Portugal. É adotada uma abordagem consensual complementando um método de natureza quantitativa, recorrendo aos microdados do Eurobarómetro, com um método de natureza qualitativa, recorrendo aos dados de três focus groups realizados no âmbito do projeto Rendimento Adequado em Portugal (rap). Os resultados revelam as vantagens desta combinação de métodos e sugerem que as necessidades humanas consideradas fundamentais para uma vida com dignidade para as pessoas idosas em Portugal vão para além da subsistência, sendo identificadas também as necessidades de segurança, identidade, afeição, lazer, compreensão e liberdade.
- Serão os não humanos os últimos "outros" na Antropologia? Representações sobre a superioridade humanaPublication . Casanova, CatarinaEste trabalho pretende dar uma breve visão geral dos tópicos de discussão em torno do falso paradigma “natureza “ vs. “cultura “, apontando o posicionamento biológico da espécie humana (Homo sapiens sapiens) referindo visões pautadas por perspectivas teocêntricas e antropocêntricas. Mencionando a responsabilidade da Antropologia em desconstruir o falso paradigma da “natureza” e “cultura”, e interdisciplinaridade é discutida, bem como os pressupostos que sustentam a antropologia biológica contemporânea. Os dados científicos demonstram que há continuidade entre todos os primatas (incluindo os humanos) no que diz respeito genótipo e fenótipo . Referindo a falsa dicotomia em que o paradigma judaico-cristão assenta, este texto procura desenvolver o exemplo do chimpanzé (Pan troglodytes) referindo-se a aspectos importantes da etnografia desta espécie, como o seu comportamento político, a sua cultura material , entre outros comportamentos e características.
- Reflexões sobre a implementação de um programa de intervenção psicoeducativa com mulheres ciganas portuguesasPublication . Neves, Sofia; Correia, Ariana; Allen, PaulaO presente texto visa apresentar e descrever um programa de intervenção psicoeducativa dirigido a mulheres ciganas portuguesas, discutindo os seus resultados e as suas implicações do ponto de vista da análise das relações sociais de género no âmbito das comunidades ciganas. O programa de intervenção psicoeducativa que aqui se expõe, cujo objetivo central foi empoderar as participantes no sentido do desenvolvimento das suas competências e da promoção da sua participação comunitária, foi implementado, entre os meses de setembro e dezembro de 2015, junto de três grupos, abrangendo um total de 36 mulheres ciganas, residentes na zona norte do país. Os resultados da eficácia do programa, obtidos com recurso a uma metodologia qualitativa de pré e pós-teste, revelam a aquisição de conhecimentos e de competências no que respeita às questões da saúde, da educação e da igualdade de género.
- Ensaio sobre a reestruturação do sistema de tributação indireta: análise socioeconómica sobre as vantagens e inconvenientes da adoção de um modelo de taxa única em PortugalPublication . Catarino, João Ricardo; Ricardo, Soares; Correia, PedroO sistema comum de IVA adotado por todos os estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal, compreende várias taxas (alíquotas) que tributam de forma diferenciada os bens e serviços sujeitos a este imposto. Do ponto de vista estritamente técnico, de controlo e de gestão, seria preferível a adoção de uma única taxa de imposto. Nesta pesquisa analisam-se as vantagens e os inconvenientes da adoção de um a taxa/alíquota única de IVA em Portugal. As conclusões genéricas são válidas não só para todos os estados-membros da União Europeia, mas também para todos os países que adotam o IVA ou impostos gerais sobre transações.
- Cultura de qualidade e eficácia durável: o primado da gestão de pessoasPublication . Lopes, AlbinoO texto procura explanar a filosofia, a pedagogia e a prática de implementação de um projeto de mudança e desenvolvimento organizacional através de um estudo de caso de uma unidade industrial, integrada nessa época (1988/90) na estrutura da sub-holding Portucel Embalagem (a qual integra o universo EUROPAC, desde 2000). Revisita-se uma situação real, ocorrida numa época em que se davam os primeiros passos em ordem a uma mudança no paradigma de gestão pela qualidade total num país confrontado com a recente integração num espaço concorrencial extremamente agressivo (a CEE). Procurava-se testar na prática de terreno os princípios de uma gestão alternativa à designada gestão tradicional, eivada de princípios inspirados na teoria taylorista/ fayolista (Lopes, 2012), promotora de uma ideia de mudança programada e conduzida segundo os parâmetros da integração hierárquica. Justifica-se este exercício de revisitação pela falta de casos empíricos no nosso ensino de ciências de gestão em geral, e de gestão estratégica de recursos humanos em particular, por um lado e, por outro, porque o quadro mental dos empresários e gestores portugueses continua preso às construções teóricas e práticas, inspiradas no primado da liderança autocrática e na estrutura burocrático-mecânica tradicionais. O trabalho conjuga três leituras sobrepostas: o que se passou no terreno, os instrumentos teóricos e as ferramentas de investigação/ação disponíveis, bem como as reflexões que se podem fazer hoje, acerca das mesmas matérias, a partir de uma atualização bibliográfica. Fica claro que a mudança profunda é possível, que esta pode fazer-se apesar de se trabalhar com pessoas dotadas de fracas habilitações literárias e que tem um custo-benefício extraordinariamente favorável.
- Fatores influentes e efeitos da conciliação entre o trabalho e a famíliaPublication . Pereira, Paulo; Ribeiro, Célia; Pereira, SusanaNa sociedade atual, o trabalho e a família constituem o universo estruturante da grande maioria dos atores de uma sociedade. As alterações sociais, nomeadamente o constante reforço das exigências familiares e profissionais, são sem dúvida consequência da temática da conciliação entre estas duas esferas. Torna-se fundamental o conhecimento dos diversos fatores influentes, assim como dos efeitos, no que concerne à conciliação entre o trabalho e a família.
- A tentativa gorada de reaver o Timor português pelo Partido Católico da Indonésia, em 1962: Fransciscus Xavierus Seda e a Comissão Eclesiástica da Indonésia que recusou o pedido de integração pacífica do Timor português na IndonésiaPublication . Silva Fernandes, MoisésO líder do Partido Católico da Indonésia, Franciscus Xaverius Seda, propôs em 1962 ao Presidente Ahmed Sukarno um plano que visava a integração do Timor Português na «grande Indonésia», sem muita violência. Assim, realizou-se uma conferência episcopal da Indonésia em que o assunto foi debatido e decidiram encarregar o arcebispo de Ende, na ilha das Flores, D. Gabriel Johanes Wilhemus Manek, e o bispo de Atambua do Timor Ocidental, D. Theodorus van den Tillaart, para encetarem junto do prelado de Díli, D. Jaime Garcia Goulart, as necessárias negociações que levassem a este fim. Ambos os bispos indonésios disseram que não o fariam, visto que se tratava de um assunto estritamente político e não espiritual. Porém, o facto de que a nível religioso se colocou esta questão contribuiu para que Franciscus Xaverius Seda permanecesse impedurante nove anos e meio no Conselho de Ministros da Indonésia, mantendo- se entre as administrações de Ahmed Sukarno e a de Hadji Mohamed Suharto, apesar de meio milhão de mortos quando houve o golpe militar e embora ele representasse apenas dois por cento da população da Indonésia.