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Recent Submissions
- OPAC como Espaço de Curadoria Digital: Mediação Cultural e Alinhamento com os ODS na Biblioteca Municipal Fernando Piteira SantosPublication . Soares, RaquelA Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos utiliza o OPAC Koha como uma ferramenta ativa de curadoria digital e mediação cultural. Através de listas públicas temáticas, atualizadas mensalmente, promove-se o acesso qualificado ao acervo bibliográfico. Esta prática integra-se na comunicação institucional da biblioteca e reforça o seu papel educativo e participativo.
- Arquivos definitivos e minimização de dados: uma experiência no Arquivo Municipal de SinesPublication . Campos, António; Patrício, SandraO Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor no espaço europeu desde 2018, tem como objetivo a proteção dos titulares dos dados no que respeita ao tratamento e utilização dos seus dados. Foi transposto para o regime jurídico português através da Lei n.º 58/2019 de 8 de agosto, e não derroga o Decreto-Lei n.º 16/93 de 23 de janeiro, alterado pela Lei n.º 16/2016 de 22 de agosto. Os dados pessoais de pessoas falecidas e vivas constantes em documentos custodiados pelos arquivos públicos têm garantido o seu tratamento para fins de arquivo público, investigação científica ou histórica e fins estatísticos, e são comunicáveis, mediante condições de minimização dos dados, sempre que o prazo de comunicabilidade não permita o acesso direto. Esta comunicação tem como objetivos avaliar ações de minimização dos dados sobre unidades de informação da série Requerimentos Para Obtenção de Guias de Internamento (1925-1949). Serão avaliados dois mecanismos, o fornecimento de instrumentos de descrição documental anonimizados e de cópias expurgadas dos documentos.
- Revisitando o debate entre organização da informação e organização do conhecimento: um estudo de caso na Universidade de LisboaPublication . Revez, Jorge, 1980-Desde 2015, o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa oferece no seu programa de estudos duas unidades curriculares, cada uma com um semestre de duração, sobre organização e representação da informação e do conhecimento. Estas unidades são intituladas 'Organização da Informação I' e 'Organização da Informação II'. A partir da apresentação do contexto da formação avançada em organização da informação/conhecimento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, este trabalho adota o método de estudo de caso, com os objetivos de (1) explorar as implicações epistemológicas e curriculares dos programas das duas unidades curriculares hoje lecionadas, bem como (2) revisitar o debate teórico entre as designações 'Organização da Informação' e 'Organização do Conhecimento', discutindo-se quais seriam os títulos mais apropriados para as disciplinas lecionadas. Após a revisitação do debate teórico, a 'Organização da Informação' e a 'Organização do Conhecimento' não parecem ser duas disciplinas diferentes. Ambas as expressões têm uma origem comum, tratam do mesmo problema e são usadas, genericamente, como sinónimos. Parece, ainda, que a disciplina da Organização do Conhecimento foi capaz de integrar os problemas passados e presentes e de desenvolver, de forma mais consistente, o campo da organização e representação da informação e do conhecimento. Conclui-se que, para a oferta formativa em análise estar alinhada com o exposto na revisitação do debate e ser coerente com as opções curriculares assinaladas, a segunda parte do curso, ou mesmo todo o curso, deveria intitular-se Organização do Conhecimento. O percurso científico da Organização do Conhecimento enquanto área interdisciplinar ou meta-disciplina, ampla, inclusiva e dialogante, justifica esta possibilidade como alternativa às atuais designações.
- O papel da literacia literária e de outras literacias na reintegração social do reclusoPublication . Vale, Olímpia doEsta apresentação da problemática da reintegração do recluso, em particular a relação da ciência da informação com a prisão, a gestão da biblioteca prisional, os seus objetivos, as dificuldades que enfrenta e ainda desenha as potencialidades oferecidas pela biblioteca no âmbito da reintegração social, consiste no trabalho final do mestrado em Ciência da Documentação e Informação. Metodologia: contém a descrição do propósito da investigação, que contempla a pergunta de partida, objetivos gerais e objetivos específicos. Ainda inclui a fundamentação das escolhas metodológicas – o paradigma construtivista, a perspetiva qualitativa, a investigação documental enquanto método e as técnicas utilizadas (entrevista e inquérito). As várias pesquisas efetuadas nas bases de dados são descritas e sintetizadas em tabelas, bem como as dificuldades sentidas e adaptações necessárias no processo investigativo. Revisão de literatura: a investigação documental permitiu contextualizar a evolução do estabelecimento prisional, listar e relacionar normas legais entre recluso e reintegração, relacionar as regras Nelson Mandela com os tópicos desenvolvidos na investigação, desenhar o perfil do recluso, ilustrar a realidade atual vivida por esta população, listar os princípios e benefícios da biblioteca prisional, explorar o conceito de reintegração social e os elementos que a compõem, associar o processo de reintegração ao espaço da biblioteca, abordar o papel da leitura no recluso, desenvolver o conceito de educação no contexto prisional, listar as dificuldades vividas pelos utilizadores, apresentar as atividades oferecidas pelas bibliotecas prisionais, desenhar o perfil do bibliotecário prisional e oferecer um vislumbre para o futuro destas bibliotecas. Propostas de âmbito educativo e pedagógico, em contexto prisional: são apresentados e descritos sete programas, que, partilhando o mesmo grande objetivo, adotam estratégias e desenvolvem várias competências nos domínios artístico, educativo, profissionalizante e social. A discussão de resultados faz um balanço geral dos vários programas e comenta criticamente a sua implementação. Conclusão: ponto de ligação entre os capítulos revisão de literatura, programas e discussão de resultados, que reflete a voz do autor e que termina respondendo ao objetivo central do trabalho.
- Programas de literacia literária e outras literacias em bibliotecas prisionaisPublication . Vale, Olímpia doA apresentação inicia-se na pergunta de partida, objetivos e metodologia. De seguida, é feita uma breve descrição do perfil do recluso e da biblioteca prisional, que engloba os seus objetivos e vantagens e depois a listagem e descrição de alguns programas mencionados na literatura. No final, são tecidas algumas conclusões que não vão apenas incidir nos programas, mas no quadro geral da biblioteca prisional.
- The regnal years of Amalaric: revisiting the sourcesPublication . Santos, Bruno Marques dosIn 511, Amalaric, who was still a child, became king of the Visigoths, with the Ostrogothic king Theoderic acting as his senior king or his regent. Almost all modern researchers claim that this situation did not change until Theoderic’s death in 526. However, this means dismissing as incorrect the information transmitted by the acta of the Second Council of Toledo of 527: the bishops date the Council to the fifth year of Amalaric’s reign, which would place his accession in 522/3. In this paper, I reconsider the chronology of Amalaric’s reign before Theoderic’s death. For this purpose, I revisit the relevant source material and the textual problems surrounding the Second Council of Toledo. I argue that Amalaric must have been promoted in some way in 522/3 and look at the contemporary political situation in Italy to make a tentative reconstruction of the events.
- Christianization, education, and elite selfpreservation: ‘urbanitas’ in Visigothic IberiaPublication . Furtado, Rodrigo, 1974-
- Kaleidoscopes of kairos in the poem Sessenta minutos by Christina RamalhoPublication . Figueira, AnaThe Brazilian poet Ramalho is an internationally renowned Associate-Professor of Theory of Literature and Brazilian Literature (Universidade Federal de Sergipe) and co-founder of CIMEEP (International and Multidisciplinary Centre for Epic Studies, 2013). She has devoted the last thirty years to the role of poetry in the shaping of identities. My presentation focuses on her poem entitled Sessenta minutos (Sixty minutes) with the objective of showing how kairos is central for finding identity. Ramalho’s epic poem structures on a multimedial framework, and proposes a conscious and continuous stream of cultural references that stimulate intertextuality in the reader’s/listener’s mind. Consequently, daily life, historical circumstances and myth intertwine, producing a sensory surrounding that evokes the description of the shield of Achilles’ (Iliad 18). Homer’s description would have produced a significant effect on the audience while listening.
- Fineu em Apolónio de Rodes: homem piedoso e filantropoPublication . Sousa, Ana Alexandra Alves deEsta palestra examina as razões que levaram Apolónio de Rodes a modificar a tradição ao caracterizar Fineu na Argonáutica como um filantropo tão dedicado à humanidade que se coloca em risco Em vez de ser um ancião calculista e impiedoso, Fineu quer aliviar o sofrimento da humanidade, e, por sua vez, aceita resignado o seu castigo e mantem-se temente aos deuses. A sua atitude paciente e a sua confiança no divino evocam algumas figuras bíblicas, como Finéias, o sacerdote Heli e Job. Esta mudança cultural na epopeia helenística segue o espírito do próprio Alexandre o Grande, que tentou implementar uma administração mista e fundir as aristocracias persa e macedónia. Os famosos casamentos de Susa, em 324 a.C., deveriam marcar o início de uma era cosmopolita, que nunca passou de um sonho. Embora os desafios enfrentados pelos heróis na Argonáutica de Apolônio de Rodes ilustrem a hostilidade tradicional do mundo desconhecido (Âmico, o rei pugilista, Eetes, o soberano inóspito, as rochas Ciâneas, a passagem marítima mortal), a reverência aos deuses e a solidariedade também estão presentes no itinerário do novo herói.
- A fúria de Aquiles na literatura latina da Antiguidade TardiaPublication . Dominik, William J.