Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-12"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação na reputação digital de marca e a perceção de seguidores no Instagram: o caso do tenista Novak Djokovic e da marca LacostePublication . Maia, Mafalda Sofia Conduto Dias; David Alexandre Ferreira Mendes DiasO processo de endorsement nas redes sociais online tem sido uma prática utilizada pelas marcas, pois influencia a sua reputação digital. Os endorsers escolhidos costumam ser influenciadores digitais com poder de opinião junto dos seus seguidores e são frequentemente atletas. Esta dissertação pretende contribuir para os estudos sobre endorsement e reputação digital de marca, integrados na área das Ciências Sociais. Optou-se pela técnica quantitativa de análise de conteúdo e pela técnica qualitativa focus group. Analisaram-se as 122 publicações do Instagram da Lacoste entre janeiro e setembro de 2023, as 139 publicações de Instagram de Novak Djokovic do mesmo período, 200 comentários aleatórios de duas publicações do tenista com menção direta à marca e de três copublicações entre os dois e as opiniões expressas por seis participantes no focus group. Concluiu-se que Djokovic é o tenista patrocinado pela Lacoste que mais vezes surge nas publicações da marca e que a sua presença nos conteúdos proporciona à marca as melhores métricas de engagement a nível de Engagement Rate e likes. Verificou-se que as métricas das publicações de Djokovic são piores quando existem menções diretas à marca e que quase 75% das suas publicações contêm a exposição do logotipo da Lacoste ou menção direta à marca. Contudo, as suas melhores métricas são quando o logotipo da marca é visível. Constatou-se que existem mais seguidores de Djokovic e da Lacoste insatisfeitos com a marca do que com o tenista. Porém, os seguidores estão satisfeitos com o endorsement realizado. Concluiu-se também que os seguidores tenistas de Djokovic têm mais opiniões pejorativas sobre o atleta do que os seguidores que não praticam ténis e, por fim, que a comunicação digital realizada pelo atleta sobre a Lacoste é benéfica para a marca e é considerada a melhor estratégia de comunicação digital para este tipo de endorsement.
- O regime jurídico da contratação pública no domínio da defesa e segurança : a crítica da aplicação útilPublication . Martins, Pedro Gil Diogo da Encarnação; Raimundo, Miguel AssisA contratação pública no domínio da defesa e segurança é uma encruzilhada em que se encontram reorganizados os pontos de equilíbrio de diversos princípios que regem a formação dos contratos públicos: a concorrência, publicidade e transparência, por um lado, e, por outro, o princípio da prossecução do interesse público, que apesar da influência que sofre do direito europeu, assume uma particular relevância nacional fundada nos interesses de segurança do Estado. Os Estados necessitam de equipamento militar para a sua defesa e o meio para obtê-lo é a contratação pública. Este é um regime de fronteira, pois visa regular a formação de contratos que a prática, partindo (muitas vezes sem a interpretação correta) de uma habilitação de direito primário – o artigo 346.º do TFUE-, afastou, por muito tempo, das normas gerais de contratação pública. Normas essas desenhadas para regular um mercado generalista e que, consequentemente, se evidenciam pouco adequadas à contratação pública que se desenvolve num mercado cujas características tornam necessária, como regra, mais soluções flexíveis e negociações entre o adjudicante e os concorrentes. Em acréscimo, é um setor cujos contratos, relevando diretamente de e para uma área sita no cerne da soberania dos Estados-Membros, clama adaptações ao nível da segurança da informação e do fornecimento que não se encontram no regime geral de contratação pública. Por estes motivos este estudo, primeiro versando sobre, crítica o regime jurídico especial da contratação pública de defesa e segurança, pouco perscrutado a nível nacional no seu conjunto, e nele procedemos a uma articulação das traves mestras em causa – as derrogações de direito primário europeu motivadas pela proteção dos interesses essenciais de segurança dos Estados-Membros; a articulação da Diretiva 2014/24/UE com a Diretiva 2009/81/CE, especificidades desta, e o diploma nacional que transpôs esta última diretiva, traçando algumas adaptações face à prática nacional.
- Das práticas autocompositivas no âmbito da advocacia geral da União do BrasilPublication . Faria, Katarine Keit Guimarães Fonseca de; Silveira, João Tiago Valente Almeida daA presente tese tem por escopo analisar a atuação da Advocacia Geral da União como instituição capaz de implementar práticas autocompositivas, como protagonista de uma advocacia colaborativa, visando a implementação de uma política institucionalizada baseada na consensualidade administrativa, com práticas cooperativas tendentes à superação da cultura da litigância habitual. Foram analisados os entraves à busca da consensualidade a partir de uma análise institucional da Advocacia Pública, sendo apresentadas as novas práticas cooperativas introduzidas recentemente no universo legislativo nacional e já colocadas em prática no âmbito da Procuradoria Geral da União, Procuradoria Nacional da Fazenda Pública e da Consultoria Geral da União, bem como as peculiaridades que assumem esses institutos quando utilizados pelas pessoas jurídicas de direito público e seus órgãos. Propõe-se, desse modo, a releitura do papel institucional da AGU dentro do atual contexto de uma Administração consensual, sugerindo uma nova advocacia pública, exercida de forma colaborativa e não combativa, além de uma condução técnica dos processos de autocomposição, em especial no que tange à negociação direta conduzida pelas Coordenações de Negociação, assegurando, com isso, que as soluções consensuais sejam efetivamente construídas de forma integrada, através de procedimentos institucionalizados e juridicamente seguros, com parâmetros objetivos e sempre observando os pilares do Direito Administrativo. Foram pesquisados artigos e obras relacionados ao tema, além de legislação, jurisprudência – em especial dos tribunais superiores – e dados estatísticos coletados pelo Conselho Nacional de Justiça.
- O trabalho do gestor numa organização escolar com uma abordagem pedagógica inovadoraPublication . Rosário, Cátia Sofia Malheiro; Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Explorando o papel crucial do gestor numa instituição escolar que adota uma abordagem pedagógica inovadora, o presente relatório resulta de um estágio curricular de duração de nove meses realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, com especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação. Os principais objetivos incluem caraterizar a organização e a abordagem pedagógica utilizada, analisar a cultura organizacional e o trabalho da Coordenadora Pedagógica, e identificar os desafios presentes neste contexto educativo, de forma a destacar os momentos de aprendizagem e as competências adquiridas. Para atingir os objetivos definidos, foi adotada uma metodologia que se guiou por uma abordagem naturalista, recorrendo-se a diferentes técnicas de recolha de dados, como a pesquisa arquivística, a observação participante e a entrevista semiestruturada. Foram realizadas diversas atividades no quadro do estágio, a saber, a organização de materiais, a produção de recursos e a colaboração estreita com a equipa multidisciplinar. Os resultados do estudo sobre a gestora evidenciam que esta desempenha um papel central, destacando-se especialmente as suas competências interpessoais, de liderança, resolução de problemas e de distribuição de tarefas e responsabilidades da equipa.
- Programas de literacia literária e outras literacias em bibliotecas prisionaisPublication . Vale, Olímpia doA apresentação inicia-se na pergunta de partida, objetivos e metodologia. De seguida, é feita uma breve descrição do perfil do recluso e da biblioteca prisional, que engloba os seus objetivos e vantagens e depois a listagem e descrição de alguns programas mencionados na literatura. No final, são tecidas algumas conclusões que não vão apenas incidir nos programas, mas no quadro geral da biblioteca prisional.
- Identificação de fungos fitopatogénicos no cajueiro (Anacardium occidentale L.) na Guiné-Bissau: Uma abordagem do campo ao laboratórioPublication . Barai, Amidu Silva; Monteiro, Filipa Isabel de Almeida; Mexia, António Maria MarquesA cultura do cajueiro desempenha um papel crescente na economia global, especialmente nos países africanos, que estão entre os maiores produtores e exportadores de castanha de caju. Na África, e particularmente na Guiné-Bissau, a produção de caju enfrenta desafios significativos, como a falta de diversidade genética e a escassez de investimentos em investigação e desenvolvimento, o que compromete a sustentabilidade ao longo prazo. Embora o caju seja uma fonte vital de renda para agricultores familiares e contribua para as economias locais, fatores como o envelhecimento dos pomares, a monocultura, a ausência de práticas agrícolas adequadas, como falta da poda e espaçamento inadequado, tornam os pomares mais suscetíveis a doenças fúngicas, resultando em baixa produtividade. Neste trabalho foi realizado a prospeção de campo em 151 pomares de cajueiro nas 8 regiões administrativas, com o objetivo de caracterizar os componentes sociais, económicos, agronómicos, e fitossanitários através de inquéritos aos produtores, bem como a identificação molecular da diversidade fúngica obtida a partir de material sintomático, associado a doenças economicamente importantes no cajueiro. Os resultados obtidos demonstram que os pomares de cajueiro na Guiné-Bissau apresentam problemas fitossanitários associados a diferentes doenças fúngicas, sendo as regiões com maior diversidade fúngicas foram Biombo (Norte) e Bolama (Sul). Esta dissertação revelou uma alta diversidade de géneros de fungos (ca. 31), sendo os mais prevalentes: Pestalotiopsis, Lasiodiplodia e Diaporthe. A análise dos aspetos socioeconómicos reforça que a baixa produtividade pode estar associada a pomares envelhecidos e com poucas práticas agrícolas. Assim, é crucial a implementação de práticas agronómicas através do rejuvenescimento das plantações e a formulação de políticas públicas que promovam a capacitação técnica dos agricultores. Investimentos em produção integrada e renovação dos pomares são essenciais para garantir a sustentabilidade da produção de caju na Guiné-Bissau.
- ISBE Newsletter Saúde Digital nº 313: Impacto de modelos de linguagem ampla no raciocínio diagnóstico de médicosPublication . Rachadell, Juan; Lupi Manso, Nuno; Carneiro, António VazEsta Newsletter (NL) surge de uma colaboração entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) e a Cochrane Portugal com o objetivo disponibilizar informação sobre a área da saúde digital, com base na melhor evidência científica disponível. Tratando-se de uma área recente e em constante evolução, esta publicação quinzenal inclui a análise de um estudo relevante, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, tal como a explicação de um termo técnico e a referência a uma ou duas notícias relevantes. A NL inclui ainda a divulgação de atividades do ISBE que possam ser do interesse dos leitores. O objetivo é de permitir a atualização de conhecimentos na área. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- O impacto das enterobactérias na qualidade da carne de bovinos, suínos e avesPublication . Silva, Hiyssa Ribeiro Carvalho da; Silva, Sara Bernardes Queda da; Bessa, Rui José Branquinho deEste estudo permitiu avaliar a ocorrência das Enterobacteriaceae em carne e produtos cárneos. Foi realizada uma compilação das análises microbiológicas de rotina dos anos 2021, 2022 e 2023, da empresa de retalho onde foi realizado o estágio. Foram avaliados 152 boletins de produtos, respetivas fichas técnicas e categorizados de acordo com a espécie (bovino, suíno ou aves), e subdivididos em duas categorias: carne fresca e preparados de carne. Na análise de boletins foram considerados os seguintes grupos e microrganismos: a família Enterobacteriaceae, Escherichia coli, Salmonella spp e Listeria monocytogenes. O objetivo foi identificar possíveis diferenças entre espécies e categorias. Além de verificar possíveis associações entre as Enterobacteriaceae e outras bactérias, como Escherichia coli, Salmonella spp. e Listeria monocytogenes. Os resultados demonstraram uma alta taxa de conformidade nos artigos analisados para Salmonella spp. e Escherichia coli. As contagens de Enterobacteriaceae foram significamente maiores em aves comparado as contagens em bovinos e suínos, mas não houve diferenças significativas entre carne fresca e preparados de carne. Os resultados obtidos podem eventualmente estar relacionados com deficientes boas práticas ao nível dos processadores/ transformadores. Nestes casos, é importante avaliar a causa junto do fabricante e em função da não conformidade, implementar as devidas ações corretivas. Não houve associação significativa entre contagens de Enterobactérias e Listeria monocytogenes, mas foi observada em aves, associação significativa entre Enterobactérias e Escherichia coli. De um modo geral, a análise dos dados revelou que a carne e os preparados de carne de aves, bovinos e suínos apresentaram contagens microbiológicas dentro dos limites estabelecidos pelos regulamentos legais e pelos valores de orientação. A alta taxa de não conformidades para Enterobacteriaceae foi associada ao limite de aceitação definido pela empresa de retalho, que optou por considerar valores de referência mais baixos que os que são indicados por alguns guias de referência
- Gestão das atividades de animação e apoio à família no Município do MontijoPublication . Pires, Neuza Margarida Rodrigues; Almeida, Marta Mateus de, 1972-O presente relatório, intitulado “Gestão das Atividades de Animação e Apoio à Família no Município do Montijo”, descreve o estágio curricular realizado na Divisão de Educação, da Câmara Municipal do Montijo, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação. O documento encontra-se dividido em três partes principais. Na primeira, apresenta-se e analisa-se o contexto do local de realização do estágio. A segunda parte foca-se no projeto de investigação sobre a gestão das Atividades de Animação e Apoio à Família no Município do Montijo. Por fim, a terceira parte aborda detalhadamente as atividades que foram desenvolvidas durante o estágio curricular. Neste relatório, exploram-se conceitos chaves como a transferência de competências e as Atividades de Animação e Apoio à Família, fundamentais para a compreensão do funcionamento e da eficácia dos serviços prestados pela autarquia. Neste contexto, a Câmara Municipal do Montijo aceitou na totalidade a transferência de competências, assumindo um papel na implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família, em articulação com as Direções dos Agrupamentos de Escolas. Ao aceitar essas responsabilidades, a autarquia passou a promover as condições necessárias para a implementação das Atividades de Animação e Apoio à Família, garantindo a implementação de serviços adaptados às necessidades do município do Montijo, como o prolongamento de horário e programas lúdico-pedagógicos voltados para o bem-estar e desenvolvimento das crianças, além de oferecer suporte essencial às famílias. A investigação realizada teve como principal objetivo identificar e descrever a visão do Município do Montijo na gestão das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF). As AAAF oferecem serviços que pretendem o acompanhamento e desenvolvimento das crianças e apoiar as famílias, contribuindo para o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar. Com estas atividades, a autarquia pretende que as crianças estejam inseridas em ambientes seguros e estimulantes, ao mesmo tempo que apoia a conciliação entre as exigências familiares e laborais. Para a realização deste relatório de estágio foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, incluindo a pesquisa documental, os questionários, uma entrevista e registos no diário de campo. A análise dos dados revelou a dinâmica da gestão das Atividades de Animação e Apoio à Família no Município do Montijo Em suma, o relatório destaca a importância da gestão eficaz dessas atividades como um serviço prestado à comunidade e como um mecanismo de promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades no acesso à educação e ao apoio familiar.
- Processos de reconstrução da identidade da mulher com 60 anos ou mais após a viuvez:Estudo de caso no “Serviço Social do Comércio do Rio de JaneiroPublication . Menezes, Rafaella Maria Mendonça de; Stella Margarida De Oliveira António Bettencourt da Câmara; Dália Maria De Sousa Gonçalves Da CostaO envelhecimento da população é um fator incontestável em todo mundo. Consequentemente, diversas têm sido as alterações demográficas com repercussões na sociedade, especialmente com o fenómeno da feminização da velhice. No âmbito da gerontologia social, podemos identificar as questões intrínsecas ao envelhecimento feminino, especialmente a viuvez, fundamentadas nas teorias feministas e curso de vida. A viuvez é um fenómeno que afeta principalmente as mulheres idosas que, além de ser um processo de grande desafio emocional, pode levá-las muitas vezes a enfrentar uma transição de identidade. O objetivo geral deste estudo é compreender o processo de reconstrução da identidade de mulheres com 60 anos ou mais após a viuvez. Para tanto, adotamos uma metodologia qualitativa, por meio da análise de conteúdo de 20 entrevistas realizadas com mulheres viúvas com 60 anos ou mais, inscritas no projeto Serviço Social com Idosos desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram analisados em termos de conteúdo e processados utilizando como suporte o Web Qualitative Data Analysis Software (webQDA). Dos resultados obtidos a partir das entrevistas (20 mulheres), 12 reconheceram alteração em suas identidades tanto nas relações com o outro quanto para si, as demais declararam que se sentem as mesmas após a viuvez, entretanto possuem mais liberdade e autonomia para realizar suas atividades diárias e tomadas de decisões. É facto que esta questão está diretamente relacionada ao tipo de matrimónio que essas mulheres tiveram com seus cônjuges e a forma como se adaptaram aos novos papéis após a viuvez. Outro aspeto relevante é que para todas as entrevistadas a participação nas atividades do Sesc foi fator primordial para o enfrentamento do luto, nas interações sociais e para a reconstrução de suas identidades.