Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-26"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Da análise luso-brasileira da figura do perito na especialidade e do técnico no assunto nos processos de concessão de patentesPublication . Pita, Alana Suzart; Geraldes, João de Oliveira, 1975-Esta dissertação tem como objetivo analisar a figura do “perito na especialidade” em Portugal e do “técnico do assunto” no Brasil, ambos importantes na concessão de patentes nos seus respetivos países. Para tanto, foi estudado a evolução jurídica dos direitos de propriedade intelectual, para compreender o atual conceito de patente e o procedimento para sua concessão em cada país, com base na análise de normas vigentes, acordos e tratados internacionais, além de doutrinas relevantes. Explorar o processo de concessão de patente permite compreender a responsabilidade de quem emite o parecer técnico sobre a invenção e como eles são fundamentais no processamento do pedido de patente. Para que seja respondido, o que é necessário para atuar nesse papel de análise em Portugal e Brasil?
- Estudo do potencial de aproveitamento do subproduto (caroço) da indústria transformadora do abacatePublication . Falcão, Tiago Alcobia; Gominho, Jorge; Neiva, Duarte MirandaA presente dissertação tem como objetivo o estudo do caroço do abacate com vista a identificar possíveis rotas de valorização para este subproduto. Numa altura em que cada vez mais se verifica a necessidade de alcançar um sistema que se aproxime do conceito de economia circular, de modo a atingir o objetivo de alcançar um mundo mais sustentável, tem havido cada vez mais interesse sobre o que devemos fazer com os materiais que vulgarmente chamamos de resíduos. Este tipo de subproduto apresenta grande potencial de aproveitamento, quer seja para utilização do seu potencial energético, ou químico, nomeadamente para obtenção de compostos básicos ou como na possível extração de compostos químicos de interesse ou a transformação destes subprodutos em biomateriais. Este trabalho serviu para a realização de uma caracterização detalhada do caroço de abacate com o intuito de analisar a sua composição, e comparar as alterações causadas pela utilização de métodos de secagem diferentes (liofilização e seco em estufa a 60ºC). Analisamos a composição química relativamente aos microconstituintes, nomeadamente compostos inorgânicos, açucares, proteínas, extrativos, amido e lenhina. Nos extratos hidro-alcoólicos determinou-se o teor em compostos fenólico, flavonoides e taninos e foram analisados os potenciais antioxidante através dos métodos do DPPH e FRAP. O potencial energético foi obtido através do poder calorífico superior. Foi possível concluir que os diferentes métodos de secagem influenciam alguns aspetos da composição química do caroço do abacate, tendo a secagem por liofilização permitido um aumento de extrativos com maior potencial antioxidante. O elevado teor de açucares nomeadamente em amido (63%), a quantidade de extrativos obtidos, dos quais, uma parte considerável apresentam capacidade antioxidante sugerem que estas duas frações deverão ser as mais enfocadas numa estratégia de valorização, sendo que em última análise poderá utilizar-se este resíduo para produção direta de energia por queima, tendo em conta o seu poder calorífico superior (17,3 MJ/kg).
- Avaliação de fatores de qualidade e vida útil de abacaxi fresco cortado processado industrialmentePublication . Correia, Carolina Mota; Abreu, Marta; Martins, Margarida MoldãoO objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade de abacaxi minimamente processado (MP), corte tipo 'pizza', processado industrialmente e embalado em dois formatos de embalagem Polietileno Tereftalato (PET) (1 kg e 0,4 kg). Os frutos da variedade Extra Sweet Gold, utilizados no processamento, atenderam aos critérios de maturação estipulados pela unidade industrial (≥12°Brix), encontravam-se ligeiramente imaturos (acidez titulável de 0,8 g de ácido cítrico/100 g de produto) e apresentavam elevado teor de ácido ascórbico (76,9 ± 6,1 mg/100 g). As amostras foram mantidas sob refrigeração (5 ± 1°C) durante 9 dias. Procedeu-se ao controlo físico-químico (acidez titulável, pH, teor de sólidos solúveis, percentagem de exsudado, compostos fenólicos, atividade antioxidante, parâmetros de cor CIELab, composição interna da atmosfera (O2 e CO2)) e sensorial das amostras ao longo do período de armazenamento. Os resultados permitiram observar que o tipo de embalagem PET (1 kg e 400 g) não influenciou significativamente (p<0,05) a qualidade do abacaxi MP (9 dias a 5 ± 1°C). A avaliação sensorial revelou alterações marginais na maioria dos atributos (cor, aparência, aroma característico, doçura, acidez, textura e suculência) em relação à condição inicial (dia 0). O único atributo que apresentou alteração evidente foi o aroma, com o aparecimento de aroma estranho no 7° dia. Durante o armazenamento verificaram-se perdas de ácido ascórbico e de compostos fenólicos totais de 35% e 15%, respetivamente. Apesar da perda de ácido ascórbico observada até ao 4º dia, os níveis remanescentes ainda foram relevantes (≈30,1±3,3 mg/100 g). A modificação ativa da atmosfera poderá ser uma estratégia para prolongar a vida útil deste fruto, pois a modificação passiva da atmosfera conseguida nas condições em estudo não atendeu à composição gasosa (O2 e CO2) recomendada para este fruto. O desenvolvimento excessivo do grupo de bolores e leveduras, associado a aromas estranhos, comprometeu a qualidade em fresco do abacaxi MP a partir do 7° dia ( 6,0 Log10UFC/g), revelando-se como fator critico a limitar o período de vida do produto.
- Avaliação do teor de sal e de elementos minerais em alimentos processadosPublication . Silveira, Beatriz Monteiro da; Mourato, Miguel Barbosa; Martins, Maria Luíza LouroO consumo excessivo de sal é um tema que vem ganhando um considerável interesse a nível mundial, devido às suas implicações para a saúde. A ingestão de sal acima do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (5 g/dia), levou à implementação de diversas medidas para reduzir os níveis de sódio nos alimentos, e a nível nacional o Governo aprovou a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS). O objetivo do presente trabalho foi determinar o teor de sódio em diferentes tipos de alimentos processados, recolhidos em alguns pontos de comercialização do mercado nacional. As amostras analisadas foram: batatas fritas e snacks salgados, tostas, sopas, cubos de caldo e produtos de charcutaria, designadamente salsichas, fiambres, presuntos e alimentos pré-cozinhados para dietas vegetarianas e vegan. A técnica analítica utilizada foi ICP-AES (Inductively Coupled Plasma – Atomic Emission Spectroscopy), após a digestão ácida. Em relação aos resultados, o teor de sal encontrado na maioria das amostras foi semelhante aos declarados nos rótulos. O maior teor de sal foi observado nas amostras cubos de caldo, e o menor teor de sal foi observado numa amostra de tosta, e salienta-se que nos fiambres e salsichas analisados, uma determinada marca se destaca pelos teores de sal inferiores. A maioria das amostras apresentaram alto nível de sal de acordo com a classificação da Food Standards Agency, e estavam acima do valor de referência estabelecido pela EIPAS – de 0,3 g/100 g. Este estudo ressalta a importância e a urgência da continuidade dos programas de monitoramento de sal nos alimentos no país, além da necessidade de implementar novas políticas e regulamentações públicas. É necessário que haja um esforço conjunto na implementação dessas ações, visando alcançar os níveis de sal recomendados pela OMS.
- Elaboração de fichas didáticas bilingues para o ensino do português como língua segunda na Guiné-BissauPublication . Tomás, Ana Catarina Sousa; Ferro, Maria João; Ferreira, Margarita CorreiaA barreira linguística é, frequentemente, apontada como um dos fatores que mais limitam o desenvolvimento dos sistemas educativos em África, pois a grande maioria das crianças inicia os seus estudos numa língua que não domina. Na literatura, uma miríade de autores defende que a solução passará pela implementação de sistemas de ensino bi/multilingues, baseados no uso da língua materna dos aprendentes, sobretudo durante os primeiros anos de escolarização. Neste projeto de investigação elaborou-se um conjunto de fichas didáticas a partir de materiais autênticos, para o ensino bilingue na Guiné-Bissau, esperando-se, assim, poder contribuir para o desenvolvimento do ensino do português como língua segunda no país e para a valorização do crioulo guineense, não só enquanto língua facilitadora do ensino-aprendizagem, mas também como elemento basilar na construção identitária guineense. A investigação desenvolveuse em três fases: 1) Pesquisa bibliográfica; 2) Recolha de materiais; 3) Didatização dos materiais.
- O papel da literacia literária e de outras literacias na reintegração social do reclusoPublication . Vale, Olímpia doEsta apresentação da problemática da reintegração do recluso, em particular a relação da ciência da informação com a prisão, a gestão da biblioteca prisional, os seus objetivos, as dificuldades que enfrenta e ainda desenha as potencialidades oferecidas pela biblioteca no âmbito da reintegração social, consiste no trabalho final do mestrado em Ciência da Documentação e Informação. Metodologia: contém a descrição do propósito da investigação, que contempla a pergunta de partida, objetivos gerais e objetivos específicos. Ainda inclui a fundamentação das escolhas metodológicas – o paradigma construtivista, a perspetiva qualitativa, a investigação documental enquanto método e as técnicas utilizadas (entrevista e inquérito). As várias pesquisas efetuadas nas bases de dados são descritas e sintetizadas em tabelas, bem como as dificuldades sentidas e adaptações necessárias no processo investigativo. Revisão de literatura: a investigação documental permitiu contextualizar a evolução do estabelecimento prisional, listar e relacionar normas legais entre recluso e reintegração, relacionar as regras Nelson Mandela com os tópicos desenvolvidos na investigação, desenhar o perfil do recluso, ilustrar a realidade atual vivida por esta população, listar os princípios e benefícios da biblioteca prisional, explorar o conceito de reintegração social e os elementos que a compõem, associar o processo de reintegração ao espaço da biblioteca, abordar o papel da leitura no recluso, desenvolver o conceito de educação no contexto prisional, listar as dificuldades vividas pelos utilizadores, apresentar as atividades oferecidas pelas bibliotecas prisionais, desenhar o perfil do bibliotecário prisional e oferecer um vislumbre para o futuro destas bibliotecas. Propostas de âmbito educativo e pedagógico, em contexto prisional: são apresentados e descritos sete programas, que, partilhando o mesmo grande objetivo, adotam estratégias e desenvolvem várias competências nos domínios artístico, educativo, profissionalizante e social. A discussão de resultados faz um balanço geral dos vários programas e comenta criticamente a sua implementação. Conclusão: ponto de ligação entre os capítulos revisão de literatura, programas e discussão de resultados, que reflete a voz do autor e que termina respondendo ao objetivo central do trabalho.
- A imagem da realidade brasileira presente na obra da escritora Conceição EvaristoPublication . Zhang, Baowen; Martínez Teixeiro, AlvaAs obras de Conceição Evaristo refletem a realidade social do Brasil, com foco na desigualdade social, a violência cotidiana exercida contra as camadas sociais mais baixas, especialmente as mulheres, os problemas da periferia urbana, assim como a riqueza cultural e religiosa desses espaços. Através do estudo das obras Ponciá Vicêncio, Becos da memória, Insubmissas lágrimas de mulheres, Olhos d'água e Histórias de leves enganos e parecenças, o presente trabalho pretende analisar como Evaristo, por meio da técnica da “escrevivência”, retrata a vida e a luta das mulheres negras, expondo os desafios que enfrentam, derivados do racismo, da discriminação de género e da exploração econômica. Neste sentido, a dissertação visa examinar as caraterísticas da literatura afro-brasileira presentes nas obras da escritora, que exploram a História, a cultura e as experiências quotidianas dos afro-brasileiros e, principalmente, das afro-brasileiras, marcadas pela opressão histórica e a complexidade da sua herança cultural. Igualmente, pretende-se estudar a presença e importância da memória coletiva na escrita da autora, que mostra como os traumas históricos moldam a vida das mulheres negras contemporâneas. Ao combinar realidade e ficção, utilizando o poder da memória, da ancestralidade e das tradições culturais, Evaristo critica as injustiças e contradições da sociedade brasileira atual. Seus trabalhos ilustram a experiência feminina diante da violência doméstica, sexual e da opressão sistêmica, destacando a resiliência e coragem das personagens afro-brasileiras, e promovendo uma reflexão profunda sobre a identidade cultural e a justiça social.
- A Geografia como promotora da Cidadania Ativa através do estudo dos Contrastes de Desenvolvimento no 9º anoPublication . Encarnação, Gonçalo Ferreira da; Esteves, Maria HelenaEste relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descreve a prática profissional realizada no Colégio Atlântico, na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, com uma turma do nono ano. A prática foi supervisionada pelo professor cooperante Luís Almeida na disciplina de Geografia, especificamente na unidade "Contrastes de Desenvolvimento" e no subtema “Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento”. A Geografia visa proporcionar aos alunos uma compreensão ampla das diferenças de desenvolvimento mundial, explorando temas como obstáculos ao desenvolvimento, o sistema de comércio mundial, tipos de ajuda ao desenvolvimento e possíveis soluções. Esta unidade específica pretende sensibilizar os alunos para a importância da cidadania ativa e da participação em ações de solidariedade social. A intervenção pedagógica incluiu várias tarefas e atividades estruturadas para promover a aprendizagem ativa. Foram realizadas discussões em sala de aula, exploração de documentos, pesquisas autónomas e em grupo, e trabalhos de grupo. Uma atividadechave foi a elaboração de um trabalho de grupo em que os alunos integraram os conteúdos discutidos para identificar obstáculos ao desenvolvimento e propor soluções. Os alunos participaram numa sessão ministrada por uma representante da organização não-governamental Assistência Médica Internacional. Esta aula teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da cidadania ativa e da ação social, além de familiarizá-los com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A avaliação foi realizada através de um teste e pela análise dos trabalhos de grupo. As estratégias e avaliação adotadas permitiram uma compreensão mais profunda dos temas abordados, incentivando a participação ativa e reflexiva dos alunos. A reflexão final aponta que alguns objetivos definidos foram atingidos, com os alunos a demonstrarem uma maior consciencialização sobre os contrastes de desenvolvimento e a importância da solidariedade social.
