Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Revisitando o debate entre organização da informação e organização do conhecimento: um estudo de caso na Universidade de Lisboa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2024 REVEZ Revisitando o debate.pdf462.78 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Desde 2015, o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa oferece no seu programa de estudos duas unidades curriculares, cada uma com um semestre de duração, sobre organização e representação da informação e do conhecimento. Estas unidades são intituladas 'Organização da Informação I' e 'Organização da Informação II'. A partir da apresentação do contexto da formação avançada em organização da informação/conhecimento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, este trabalho adota o método de estudo de caso, com os objetivos de (1) explorar as implicações epistemológicas e curriculares dos programas das duas unidades curriculares hoje lecionadas, bem como (2) revisitar o debate teórico entre as designações 'Organização da Informação' e 'Organização do Conhecimento', discutindo-se quais seriam os títulos mais apropriados para as disciplinas lecionadas. Após a revisitação do debate teórico, a 'Organização da Informação' e a 'Organização do Conhecimento' não parecem ser duas disciplinas diferentes. Ambas as expressões têm uma origem comum, tratam do mesmo problema e são usadas, genericamente, como sinónimos. Parece, ainda, que a disciplina da Organização do Conhecimento foi capaz de integrar os problemas passados e presentes e de desenvolver, de forma mais consistente, o campo da organização e representação da informação e do conhecimento. Conclui-se que, para a oferta formativa em análise estar alinhada com o exposto na revisitação do debate e ser coerente com as opções curriculares assinaladas, a segunda parte do curso, ou mesmo todo o curso, deveria intitular-se Organização do Conhecimento. O percurso científico da Organização do Conhecimento enquanto área interdisciplinar ou meta-disciplina, ampla, inclusiva e dialogante, justifica esta possibilidade como alternativa às atuais designações.
Desde 2015, el Máster en Documentación y Ciencias de la Información de la Facultad de Letras y Humanidades de la Universidad de Lisboa ofrece dos unidades curriculares, de un semestre de duración cada una, sobre la organización y representación de la información y el conocimiento. Estas unidades se titulan «Organización de la Información I» y «Organización de la Información II». Partiendo de una presentación del contexto de la formación avanzada en organización de la información/conocimiento en la Facultad de Letras y Humanidades de la Universidad de Lisboa, este trabajo adopta el método de estudio de caso, con los objetivos de (1) explorar las implicaciones epistemológicas y curriculares de los programas de las dos unidades curriculares impartidas en la actualidad, así como (2) retomar el debate teórico entre las denominaciones «Organización de la Información» y «Organización del Conocimiento», discutiendo cuáles serían los títulos más adecuados para las materias impartidas. Tras revisar el debate teórico, «Organización de la Información» y «Organización del Conocimiento» no parecen ser dos disciplinas diferentes. Ambas expresiones tienen un origen común, tratan el mismo problema y se utilizan genéricamente como sinónimos. También parece que la disciplina de Organización del Conocimiento ha sido capaz de integrar los problemas pasados y presentes y desarrollar el campo de la organización y representación de la información y el conocimiento de forma más coherente. Puede concluirse que para que la oferta formativa analizada se ajuste a lo expuesto en la revisión del debate y sea coherente con las opciones curriculares señaladas, la segunda parte del curso, o incluso el curso completo, debería titularse Organización del Conocimiento. La trayectoria científica de la Organización del Conocimiento como área interdisciplinar o metadisciplina, amplia, integradora y dialógica, justifica esta posibilidad como alternativa a las actuales denominaciones.

Description

Keywords

Ensino superior Formação em organização do conhecimento Curso de mestrado Universidade de Lisboa Portugal Enseñanza superior Formación en organización del conocimiento Curso de máster Universidad de Lisboa

Pedagogical Context

Citation

Revez, J. (2024). Revisitando o debate entre organização da informação e organização do conhecimento: Um estudo de caso na Universidade de Lisboa. Em M. Olivera Zaldua, A. L. Terra, & C. Agustín Lacruz (Eds.), Actas del VI Congreso ISKO España-Portugal 2023 16º Congreso ISKO España (pp. 663–678).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License