FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem distribuída: contributos da psicologia e das ciências da educaçãoPublication . Miranda, Guilhermina Lobato; Jorge, IdalinaNeste artigo descreve-se as características da formação online, o perfil do estudante a distância e os aspectos a ter em consideração quando se concebe um curso para ser ministrado online e a distância.
- Avaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da actividadePublication . Fernandes, DomingosA partir de seis sínteses de literatura que abrangem praticamente toda a investigação em avaliação das aprendizagens realizada em Portugal nas últimas três décadas, o autor faz uma caracterização global dessa investigação, referindo alguns dos seus principais resultados. Verificou‑se que a grande maioria das investigações utilizou as concepções e/ou as acções e práticas do professor como unidade de análise. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por entrevista ou por questionário, sendo muito raras as situações em que os investigadores obtiveram informação no contexto das salas de aula para poder relacionar os seus elementos fundamentais (e.g., tarefas, alunos, professores, processos, resultados). É neste enquadramento que se discute a relevância de se considerar a sala de aula como unidade de análise e como sistema de actividade para que seja possível compreender de forma mais sistémica, integrada e profunda, as práticas de avaliação dos professores e, sobretudo, as mudanças que podem ocorrer nas salas de aula. Surge então uma discussão acerca dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da teoria da actividade que estão na base de uma racionalidade alternativa ao positivismo e a certas formas de construtivismo. O artigo conclui com um conjunto de reflexões/recomendações relativas à melhoria da investigação em avaliação das aprendizagens e ao papel que a teoria da actividade pode desempenhar nesse esforço de melhoria.
- Avaliação do desempenho dos professores (I)Publication . Fernandes, Domingos
- Avaliação do desempenho dos professores (II)Publication . Fernandes, Domingos
- Avaliação em educação: Perspetivas Iberoamericanas (Nota de Apresentação)Publication . Fernandes, Domingos
- Avaliação para as aprendizagens e formação de professoresPublication . Fernandes, Domingos
- A avaliação tem limitesPublication . Fernandes, Domingos
- Balanços e perspectivas: Ensinar a aprenderPublication . Miranda, Guilhermina LobatoEste artigo faz um balanço teórico e dos principais resultados da investigaçõs sobre estratégias de aprendizagem, consideradas como processos cognitivos que condicionam e regulam a aprendizagem.
- Competência e confiança dos professores no uso das TIC Síntese de um estudo internacionalPublication . Peralta, Helena; Costa, Fernando AlbuquerqueEste artigo tem como propósito apresentar um estudo de caso múltiplo, de natureza qualitativa, sobre a competência e a confiança dos professores do ensino básico (1) no uso das TIC nas práticas educativas. Cada caso refere-se a um dos cinco países europeus (Espanha, Grécia, Holanda, Itália e Portugal) envolvidos no projecto IPETCCO “Investigation in Primary Education Teachers’ Confidence and Competence. Supporting Innovation...”, (2) um projecto de investigação em parte financiado pela Comissão Europeia (Programa Socrates/Minerva). Utilizou-se a entrevista de grupo como técnica principal de recolha de dados. Tendo principalmente em vista a elaboração dos instrumentos de recolha de dados da fase seguinte do estudo, emergiram da análise das entrevistas três grupos de factores ou dimensões centrais em torno dos quais se viria a organizar um questionário: factores individuais, factores contextuais (ao nível macro e micro) e factores relacionados com a formação de professores (a consciência dos professores sobre a sua prática).
- Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço críticoPublication . Miranda, Guilhermina LobatoNeste artigo faz-se um balanço da utilização da linguagem Logo na educação e perspectiva-se o seu futuro no âmbito da informática escolar, dando particular atenção aos trabalhos desenvolvidos no nosso país. Partindo de uma descrição genérica da utilização dos computadores na educação e dos dois principais paradigmas de investigação na actual ciência cognitiva - o 'cognitivismo clássico' e o 'conexionismo' - a autora descreve a especificidade desta linguagem de programação face a outros tipos de software educativo. Analisa, finalmente, os efeitos contrastantes, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, referidos nas investigações realizadas nos últimos anos.
