| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 757.55 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A partir de seis sínteses de literatura que abrangem praticamente toda a investigação em
avaliação das aprendizagens realizada em Portugal nas últimas três décadas, o autor faz
uma caracterização global dessa investigação, referindo alguns dos seus principais resultados. Verificou‑se que a grande maioria das investigações utilizou as concepções e/ou as acções e práticas do professor como unidade de análise. Os dados foram recolhidos através
de inquéritos por entrevista ou por questionário, sendo muito raras as situações em que os
investigadores obtiveram informação no contexto das salas de aula para poder relacionar
os seus elementos fundamentais (e.g., tarefas, alunos, professores, processos, resultados).
É neste enquadramento que se discute a relevância de se considerar a sala de aula como
unidade de análise e como sistema de actividade para que seja possível compreender de
forma mais sistémica, integrada e profunda, as práticas de avaliação dos professores e,
sobretudo, as mudanças que podem ocorrer nas salas de aula. Surge então uma discussão
acerca dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da teoria da actividade que estão na base de uma racionalidade alternativa ao positivismo e a certas formas
de construtivismo. O artigo conclui com um conjunto de reflexões/recomendações relativas à melhoria da investigação em avaliação das aprendizagens e ao papel que a teoria da
actividade pode desempenhar nesse esforço de melhoria.
Description
Keywords
Avaliação educacional Avaliação formativa Práticas de avaliação Avaliação para as aprendizagens Investigação em avaliação Teoria da atividade Desenvolvimento curricular Teoria da avaliação
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, Domingos (2009). Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 09, pp.87‑100. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt
Publisher
Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Ciências da Educação
