Repository logo
 
Publication

Avaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da actividade

dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.date.accessioned2012-03-13T16:29:00Z
dc.date.available2012-03-13T16:29:00Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA partir de seis sínteses de literatura que abrangem praticamente toda a investigação em avaliação das aprendizagens realizada em Portugal nas últimas três décadas, o autor faz uma caracterização global dessa investigação, referindo alguns dos seus principais resultados. Verificou‑se que a grande maioria das investigações utilizou as concepções e/ou as acções e práticas do professor como unidade de análise. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por entrevista ou por questionário, sendo muito raras as situações em que os investigadores obtiveram informação no contexto das salas de aula para poder relacionar os seus elementos fundamentais (e.g., tarefas, alunos, professores, processos, resultados). É neste enquadramento que se discute a relevância de se considerar a sala de aula como unidade de análise e como sistema de actividade para que seja possível compreender de forma mais sistémica, integrada e profunda, as práticas de avaliação dos professores e, sobretudo, as mudanças que podem ocorrer nas salas de aula. Surge então uma discussão acerca dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da teoria da actividade que estão na base de uma racionalidade alternativa ao positivismo e a certas formas de construtivismo. O artigo conclui com um conjunto de reflexões/recomendações relativas à melhoria da investigação em avaliação das aprendizagens e ao papel que a teoria da actividade pode desempenhar nesse esforço de melhoria.por
dc.identifier.citationFernandes, Domingos (2009). Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 09, pp.87‑100. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.ptpor
dc.identifier.issn1646‑4990
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/5540
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUnidade de Investigação & Desenvolvimento em Ciências da Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://sisifo.fpce.ul.ptpor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectPráticas de avaliaçãopor
dc.subjectAvaliação para as aprendizagenspor
dc.subjectInvestigação em avaliaçãopor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subjectDesenvolvimento curricularpor
dc.subjectTeoria da avaliaçãopor
dc.titleAvaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da actividadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citation.endPage100por
oaire.citation.startPage87por
oaire.citation.titleSísifo. Revista de Ciências da Educaçãopor
person.familyNameFernandes
person.givenNameDomingos
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.scopus-author-id36778528400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd81bcec3-5242-4554-b5bb-49e5af0ca2b7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação das Aprendizagens em Portugal (Sísifo).pdf
Size:
757.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: