IE - GIPE - Comunicações e Conferências
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- Adaptação angolana da escala das necessidades de formação EANF em educadores de infânciaPublication . Borges, Genoveva A.; Veiga, Feliciano HenriquesA formação dos educadores de infância em Angola reveste particular importância, dada, até, a não obrigatoriedade de uma formação superior para exercer tal função. Grande parte dos educadores de infância a trabalhar efetivamente em Jardins de infância não possui formação ao nível do ensino médio ou superior, pela escassa oferta de formação. A presente pesquisa teve por objetivo adaptar a Escala de Necessidades de Formação dos Professores do 1.º Ciclo, a educadores de infância angolanos, de onde resultou a Escala de Avaliação das Necessidades de Formação dos Educadores de Infância (EANFEI), com respostas em três níveis, desde nenhum interesse, a interesse elevado em frequentar ações de formação. A amostra foi constituída por 198 educadores de infância em serviço efetivo, em Jardins de infância de três províncias angolanas - Benguela, Cuanza-Sul e Luanda. A análise fatorial evidenciou a existência de três dimensões: Gestão da profissão, Administração da progressão das aprendizagens e utilização das novas tecnologias; as três dimensões apresentaram-se com uma explicação de 68,08% da variância total. Os coeficientes de consistência interna (índices alpha), obtidos nas várias dimensões, foram adequados, sendo que, para o total da Escala, o valor de alpha foi de 0,83. No estudo da validade externa, a análise da relação entre as necessidades de formação e o envolvimento dos educadores na escola revelou a existência de correlações significativas, o mesmo ocorrendo com o autoconceito e a das necessidades de formação. Implicações para a investigação futura são também apresentadas.
- Algumas verdades sobre mentiras: uma perspectiva com alunos portuguesesPublication . Martins, Dulce; Martins, Marina; Carvalho, CarolinaO presente estudo, fruto de duas investigações mais amplas (D. Martins, 2007; M. Martins, 2009), centra-se na temática da Mentira em alunos dos Ensinos Básico e Secundário, tendo como problemática “Compreender as concepções que os alunos têm sobre a mentira”. No presente trabalho foram objecto de análise, os seguintes pontos: a) Noção de mentira; b) Aceitabilidade da mentira; c) Consequências da mentira; d) Alvos da mentira. A estratégia geral do plano de investigação assentou em entrevistar os participantes e aplicar questionários, tanto de formato de resposta aberta como fechada, a alunos (N=205) de ambos os géneros e de diferentes anos lectivos, em escolas do distrito de Lisboa. Os dados recolhidos, confirmam a existência de diferenças de género e de nível de escolaridade na compreensão da problemática em estudo. Assim, as concepções encontradas na maioria dos nossos participantes acerca do que é uma mentira, embora por vezes utilizada como um acto voluntário e intencional, é que ela é condenável e desconsiderada do ponto de vista ético reafirmando-se depreciativa no quadro social de valores morais. Evidencia-se ainda, que a maioria dos alunos participantes considerou o castigo como uma forma de punição necessária associada à ideia da sua prevenção. Apesar de existirem situações em que as diferenças de género são notórias, é essencialmente no que diz respeito ao nível de escolaridade e, consequentemente idade, que se notam as diferenças mais significativas nas concepções de mentira.
- An assessment scale for trainee engagement in the Portuguese navyPublication . Frade, Ana; Veiga, Feliciano HenriquesIn this study an Assessment Scale for Trainee Engagement in the Portuguese Navy (ASTE-PN) was designed for the Portuguese military context. The sample involved 149 trainees of the Training Course for Petty Officers 1st Class of the Portuguese Navy, ages ranging from 25 to 36, mostly of male gender. The psychometric properties of the study are presented and the results from the factor analysis displayed, which highlighted three factors – cognitive engagement, affective engagement and behavioral engagement. The scale presented good internal consistency indexes. When studying external validity, the scale factors appeared correlated, as expected, with other variables of commitment to training tasks, assessed with the Utrecht Work Engagement Scale (UWES). Subsequent studies may increase the external validity and also the qualities of the designed scale, contributing to the assessment in the scope of Psychology and Education research.
- Aprendizagens não-formais em ciências: Contributos das actividades de um museuPublication . Dias, Ana; César, MargaridaUm museu é valorizado pelo património edificado e colecções, pela comunicação e troca de saberes com a comunidade (Primo, 1999). Além de preservar as colecções, deve contribuir para o desenvolvimento das populações, ou seja, do público (Skramstad, 2004). Deste modo, os museus tornaram-se espaços dinâmicos, oferecem serviços, programas como cursos de curta duração, palestras, projectos com escolas, entre outros, com a convicção de que as pessoas aprendem melhor se forem motivadas através de actividades sedutoras (Hooper-Greenhill, 2007). O Museu Nacional de História Natural e o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa oferecem programas semanais de actividades, para crianças, durante os períodos de férias escolares. Estes consistem em actividades que abarcam diversas áreas científicas. A partir deste percurso multidisciplinar, pretende-se que as crianças despertem com um outro olhar para a cultura científica, através da arte e da experiência lúdica, nos diversos espaços dos museus. Com o objectivo de estudar este programa de actividades e usando uma abordagem interpretativa (Denzin & Lincoln, 1998), desenvolveu-se um estudo de caso intrínseco (Stake, 1995). Estudaram-se 6 grupos de crianças que frequentaram uma semana destas actividades. Os instrumentos de recolha de dados foram observação (registada em diários de bordo e gravações áudio), entrevistas a crianças e encarregados de educação, trabalhos realizados pelas crianças e instrumentos baseados em técnicas de inspiração projectiva. O tratamento de dados é baseado numa análise narrativa de conteúdo (Clandinin & Connelly, 1998), da qual emergem categorias indutivas. Os resultados iluminam a importância das aprendizagens não formais para o desenvolvimento da literacia científica, conforme ilustrado pelos exemplos analisados.
- Aspirações escolares em estudantes com diferentes níveis de envolvimento na escola : um estudo em rapazes e em raparigasPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, Maria do Céu; Janeiro, Isabel Nunes; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Bahia, Sara; Nogueira, João; Galvão, Diana; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; CONBOY, JOSEPH; Festas, I.; Pereira, TiagoContexto: A importância das aspirações escolares em adolescentes tem sido salientada, mas pouco investigada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento das aspirações escolares de jovens alunos e analisara relação que mantêm com o envolvimento na escola, por grupo de pertença ao sexo (rapazes e raparigas). Método: A amostra foi constituída por 685 estudantes de diferentes anos de escolaridade (6º, 7º, 9º e 10º anos), de escolas de diferentes zonas do país. Os alunos preencheram escalas de avaliação do envolvimento na escola e foi-lhes pedido que especificassem até quando pretendiam continuar a estudar. Resultados: as análises permitiram encontrar relações significativas entre as variáveis aspirações escolares e envolvimento na escola, quer nos rapazes quer nas raparigas, apresentando-se as aspirações mais elevadas no grupo com maior envolvimento e de acordo com as hipóteses do estudo. Os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações anteriores. Sugestão: é destacada a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais heterogéneas e a utilização de entrevistas a alunos de subgrupos específicos.
- Assessment Scale For Trainee Self-concept In The Portuguese Navy: Psychometric PropertiesPublication . Frade, Ana; Veiga, Feliciano HenriquesIn this study the Assessment Scale for Trainee Self-concept in the Portuguese Navy (ASTSC-PN) was adapted to the military context. The psychometric properties are presented and the results from the factor analysis displayed, which highlighted five significant dimensions: interpersonal relationships, competence, satisfaction, selfacceptance, and risk acceptance, with an item distribution coherent with the Teacher Self-concept Evaluation Scale (Veiga, Gonçalves, Caldeira, & Zuniga, 2006). The sample involved 149 trainees of the Training Course for Petty Officers 1st Class of the Portuguese Navy, ages ranging from 25 to 36, mostly of male gender. When studying external validity the scale factors appeared correlated, as expected, with other variables of commitment with training tasks, assessed with Assessment Scale for Trainee Engagement in the Portuguese Navy (ASTE-PN) and Utrecht Work Engagement Scale (UWES), and with other variables of learning motivation, assessed with Learning Motivation Scale (LMS). The results suggest that the adapted version presents good psychometric qualities, which makes it useful in research and intervention, in psychology and education within a military context.
- Atitudes dos Jovens Alunos Face a Si Próprios e ao Ambiente: Um Projeto de InvestigaçãoPublication . Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano HenriquesEnquadramento Conceptual: O estudo das atitudes face ao ambiente tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, à medida que os problemas ambientais se agravam. Contudo, os estudos empíricos referem a necessidade de aprofundamento das investigações. Entender a imagem que os jovens têm de si próprios poderá contribuir para a melhoria do ensino e da educação ambiental. O projeto de tese de doutoramento que nos encontramos a realizar visa encontrar respostas para o seguinte Problema de investigação: Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios (autoconceito) (AFSP) e face ao ambiente (AFA), como se relacionam entre si estas variáveis e quais os seus fatores? Objetivos: (a) Descrever as AFSP e as AFA; (b) Identiicar a existência e a natureza das relações entre o autoconceito e as AFA; (c) Identiicar as variáveis independentes que predizem os resultados da variável dependente. Metodologia: Quantitativa, com utilização do SPSS e realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra será constituída por cerca de 1200 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, metade do interior (Bragança) e metade do litoral (Caldas da Rainha). Os dados serão recolhidos através de um inquérito que inclui os instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” (EAI- 24), de Milfont e Duckitt (2010), Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente, de Martins e Veiga (2001), e Escala “Autoconcepto Forma 5” (AF5), de García e Musitu (2014). Resultados: Espera-se que os resultados permitam proceder à caracterização das atitudes analisadas e encontrar relações consistentes entre o autoconceito e as AFA, assim como obter informação que permita entender os fatores de que dependem.
- Atitudes dos jovens face à leitura e a si mesmosPublication . Manata, Elisabete; Veiga, Feliciano HenriquesEste estudo procurou analisar as relações entre as atitudes dos jovens face à leitura e a si mesmos autoconceito), respondendo às seguintes questões de estudo: Q1: Que relação existe entre o autoconceito e o interesse pela leitura? Q2: Que relação existe entre o autoconceito e a perceção de si como leitor? A amostra incluiu alunos do 7.º e 9.º anos, num total de 283. O autoconceito foi avaliado com a “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale” (PHCSCS-2), na sua prévia adaptação (Veiga, 2006); procedeu-se à elaboração de novas escalas, para avaliar o interesse pela leitura e a perceção de si como leitor. Na análise dos resultados,encontraram-se relações entre a leitura (interesse, perceção de si como leitor) e duas dimensões do autoconceito: o estatuto intelectual e o aspeto comportamental. O estudo inclui a discussão dos resultados e remete para novas pesquisas, em função de novas variáveis e ao longo da escolaridade.
- Atitudes dos jovens face ao ambiente, rendimento escolar e área geográficaPublication . Martins, Maria Da Conceição; Veiga, Feliciano HenriquesReverter e mitigar os problemas decorrentes da degradação ambiental que o planeta enfrenta implica a conjugação de soluções científicas e tecnológicas com a mudança de atitudes e do comportamento humano. Isto significa que a Educação tem um papel fundamental nesse processo e os jovens têm, atualmente, um poder acrescido para criar as mudanças necessárias, devido ao reconhecimento do seu papel por parte dos decisores. O estudo das atitudes face ao ambiente tem-se tornado, por isso, muito atual e, em especial, muito importante para a educação dos jovens. Contudo, os estudos empíricos sobre os fatores pessoais e sociais que as condicionam referem a necessidade de aprofundamento das pesquisas. A presente investigação tem, por isso, como objetivo procurar respostas para o seguinte problema de investigação: “Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face ao ambiente, como se relacionam as dimensões das mesmas com o rendimento escolar e como se diferenciam em função da área de residência?”. As variáveis independentes nesta investigação foram o rendimento escolar e a área de residência. Conhecer como se relacionam as atitudes face ao ambiente com o rendimento escolar dos alunos e como tais atitudes se diferenciam em função da área geográfica em que habitam poderá fornecer informação relevante para melhorar a educação nos vários níveis de ensino e na formação de professores, contribuindo para uma mudança, acentuada e consistente, das atitudes pró-ambientais. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra foi constituída por 1281 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 18 anos, do 7.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade, do interior (Bragança) e do litoral (Caldas da Rainha). O inquérito incluiu dois questionários, organizados com recurso a escalas com respostas estruturadas em seis níveis, adaptados para a população portuguesa com utilização dos seguintes instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” e Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente. Os resultados permitiram encontrar relações significativas entre as atitudes face ao ambiente e as variáveis rendimento escolar e área de residência, apresentando-se os resultados favoráveis aos sujeitos com rendimento escolar mais elevado e residentes no litoral. Implicações para a educação de jovens são sistematizadas.
- Autoconceito Profissional dos Professores de Ciências e Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico: Adequação e Relação com o Tempo de Serviço, a Formação e a CidadaniaPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Fonseca, SóniaO presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no autoconceito profissional dos professores de ciências e matemática, quer em termos da sua adequação (baixo versus elevado), quer em função das variáveis: tempo de serviço, formação havida recebida, frequentada (inicial e contínua), e comportamentos de cidadania docente. A amostra foi constituída por 242 professores. Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES) e a Escala de Representações dos Professores acerca dos Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID). A análise dos resultados permitiu concluir que o autoconceito profissional dos professores se mantém positivo em aspectos específicos, se correlaciona negativamente com o tempo de serviço e positivamente com a cidadania docente e com a formação recebida. Os resultados havidos corroboram a literatura revista. O estudo termina com a descrição das limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.
