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Abstract(s)
O presente estudo, fruto de duas investigações mais amplas (D. Martins, 2007; M. Martins, 2009), centra-se na temática da Mentira em alunos dos Ensinos Básico e Secundário, tendo como problemática “Compreender as concepções que os alunos têm sobre a mentira”. No presente trabalho foram objecto de análise, os seguintes pontos: a) Noção de mentira; b) Aceitabilidade da mentira; c) Consequências da mentira; d) Alvos da mentira.
A estratégia geral do plano de investigação assentou em entrevistar os participantes e aplicar questionários, tanto de formato de resposta aberta como fechada, a alunos (N=205) de ambos os géneros e de diferentes anos lectivos, em escolas do distrito de Lisboa.
Os dados recolhidos, confirmam a existência de diferenças de género e de nível de escolaridade na compreensão da problemática em estudo. Assim, as concepções encontradas na maioria dos nossos participantes acerca do que é uma mentira, embora por vezes utilizada como um acto voluntário e intencional, é que ela é condenável e desconsiderada do ponto de vista ético reafirmando-se depreciativa no quadro social de valores morais. Evidencia-se ainda, que a maioria dos alunos participantes considerou o castigo como uma forma de punição necessária associada à ideia da sua prevenção.
Apesar de existirem situações em que as diferenças de género são notórias, é essencialmente no que diz respeito ao nível de escolaridade e, consequentemente idade, que se notam as diferenças mais significativas nas concepções de mentira.
Description
Keywords
Concepção da Mentira Desenvolvimento Moral Alunos Género Nível de Escolaridade
Pedagogical Context
Citation
VI Congreso Internacional de Psicología y Educación Y III Congreso Nacional de Psicología de La Educación
