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  • Profissões desejadas envolvimento na escola : Um estudo em alunos com e sem retenção
    Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, Maria do Céu; Janeiro, Isabel Nunes; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Bahia, Sara; Nogueira, João; Galvão, Diana; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; CONBOY, JOSEPH; Festas, I.; Pereira, Tiago
    Contexto: A importância das escolhas profissionais pelos alunos tem sido recentemente salientada e questionada, mas pouco investigada e debatida. Objetivo: Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento das profissões desejadas por alunos, em grupos com baixo versus com elevado envolvimento na escola, quer com retenções quer sem retenções. Método: A amostra foi constituída por 685 estudantes de diferentes anos de escolaridade (6º, 7º, 9º e 10º anos), de escolas de diferentes zonas do país. Os alunos preencheram escalas de avaliação do envolvimento na escola e foram questionados acerca da profissão que gostariam de vir a ter. Resultados: as análises realizadas permitiram conhecer quais as profissões desejadas pelos jovens e de que modo variam com o envolvimento na escola, em alunos com e sem retenções escolares; os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações algo similares. Sugestão: é destacada a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais heterogéneas e a utilização de entrevistas a alunos de subgrupos específicos.
  • Caracterização das atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo
    Publication . Martins, Maria; Veiga, Feliciano Henriques
    A investigação das atitudes face a si próprio tem-se intensificado na área da psicologia educacional, pela relação que tem com o desenvolvimento da personalidade e o bem-estar geral dos adolescentes. Na presente investigação pretendeu-se caracterizar as atitudes dos jovens face a si próprios e conhecer como se diferenciam em função da idade e do sexo. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, com uma amostra constituída por 1281 jovens estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 18 anos, que frequentavam o 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, no interior do país (Bragança) e no litoral (Caldas da Rainha). Procedeu-se à aplicação do inquérito por questionário “Autoconcepto Forma 5” (AF5) (García & Musitu, 2014), com respostas estruturadas em seis níveis, pretendendo captar as perceções, pensamentos e sentimentos dos jovens. No estudo das qualidades psicométricas da escala, determinou-se a consistência interna e foram realizadas análises fatoriais, tendo-se encontrado uma estrutura multifatorial, com boas qualidades psicométricas. Os resultados mostraram um elevado número de alunos com baixas atitudes, nas diferentes dimensões (entre 37.6% e 51.4%), o que apela ao papel da escola na necessidade de uma intervenção psicossocial junto de tais alunos. Encontraram-se ainda, conforme esperado, relações estatisticamente significativas entre as atitudes face a si próprio e cada uma das variáveis idade e sexo, na generalidade das dimensões das atitudes, apresentando-se os resultados favoráveis aos alunos mais jovens e aos sujeitos do sexo masculino. Implicações para a educação de jovens serão apresentadas, valorizando o papel dos professores e da escola.
  • Aspirações escolares em estudantes com diferentes níveis de envolvimento na escola : um estudo em rapazes e em raparigas
    Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Taveira, Maria do Céu; Janeiro, Isabel Nunes; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana Nunes; Bahia, Sara; Nogueira, João; Galvão, Diana; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; CONBOY, JOSEPH; Festas, I.; Pereira, Tiago
    Contexto: A importância das aspirações escolares em adolescentes tem sido salientada, mas pouco investigada. Objetivo: Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento das aspirações escolares de jovens alunos e analisara relação que mantêm com o envolvimento na escola, por grupo de pertença ao sexo (rapazes e raparigas). Método: A amostra foi constituída por 685 estudantes de diferentes anos de escolaridade (6º, 7º, 9º e 10º anos), de escolas de diferentes zonas do país. Os alunos preencheram escalas de avaliação do envolvimento na escola e foi-lhes pedido que especificassem até quando pretendiam continuar a estudar. Resultados: as análises permitiram encontrar relações significativas entre as variáveis aspirações escolares e envolvimento na escola, quer nos rapazes quer nas raparigas, apresentando-se as aspirações mais elevadas no grupo com maior envolvimento e de acordo com as hipóteses do estudo. Os resultados foram interpretados num posicionamento cognitivo-social, tomando como suporte de discussão a sua comparação com investigações anteriores. Sugestão: é destacada a necessidade de futuras pesquisas com amostras mais heterogéneas e a utilização de entrevistas a alunos de subgrupos específicos.
  • Caracterização dos educadores de infância angolanos: envolvimento, autoconceito e necessidades de formação
    Publication . Borges, Genoveva A.; Veiga, Feliciano Henriques
    O interesse pelo estudo do envolvimento, do autoconceito e da formação dos educadores de infância é visto como essencial na educação, pelo facto de tais variáveis poderem ter fortes influências no desenvolvimento psicossocial das crianças em idade pré-escolar. Os educadores de infância devem assegurar às crianças, além do ensino, modelos positivos de comportamento para um desenvolvimento global, o que requer condições pessoais e profissionais benéficas aos educadores. A presente investigação teve por objetivo caracterizar o envolvimento, o autoconceito e as necessidades de formação dos educadores de infância em Angola, ou seja, saber como se distribuem os educadores pelas dimensões do envolvimento no trabalho, do autoconceito profissional e, ainda, das necessidades de formação, em termos de baixa versus alta autoavaliação. A amostra foi constituída por 198 educadores de infância em serviço efetivo, em infantários de três províncias angolanas - Benguela, Cuanza-Sul e Luanda. Utilizaram-se três escalas, a Escala de Avaliação do Envolvimento, a Escala de Avaliação do Autoconceito e a Escala de Avaliação das Necessidades de Formação dos Educadores de Infância, esta com respostas em três níveis, desde nenhum interesse a interesse elevado, e as duas primeiras com respostas de concordância de 1 a 6. A análise dos resultados permitiu encontrar que a maioria dos educadores de infância apresentou alta autoavaliação, quer no envolvimento no trabalho, quer no autoconceito profissional, quer nas necessidades de formação. No entanto, foi notória a quantidade de educadores com baixo envolvimento no trabalho, com baixo autoconceito profissional e com necessidades de formação apelativas. Explicações dos resultados e implicações para a formação dos educadores em Angola são também apresentadas.
  • Adaptação angolana da escala das necessidades de formação EANF em educadores de infância
    Publication . Borges, Genoveva A.; Veiga, Feliciano Henriques
    A formação dos educadores de infância em Angola reveste particular importância, dada, até, a não obrigatoriedade de uma formação superior para exercer tal função. Grande parte dos educadores de infância a trabalhar efetivamente em Jardins de infância não possui formação ao nível do ensino médio ou superior, pela escassa oferta de formação. A presente pesquisa teve por objetivo adaptar a Escala de Necessidades de Formação dos Professores do 1.º Ciclo, a educadores de infância angolanos, de onde resultou a Escala de Avaliação das Necessidades de Formação dos Educadores de Infância (EANFEI), com respostas em três níveis, desde nenhum interesse, a interesse elevado em frequentar ações de formação. A amostra foi constituída por 198 educadores de infância em serviço efetivo, em Jardins de infância de três províncias angolanas - Benguela, Cuanza-Sul e Luanda. A análise fatorial evidenciou a existência de três dimensões: Gestão da profissão, Administração da progressão das aprendizagens e utilização das novas tecnologias; as três dimensões apresentaram-se com uma explicação de 68,08% da variância total. Os coeficientes de consistência interna (índices alpha), obtidos nas várias dimensões, foram adequados, sendo que, para o total da Escala, o valor de alpha foi de 0,83. No estudo da validade externa, a análise da relação entre as necessidades de formação e o envolvimento dos educadores na escola revelou a existência de correlações significativas, o mesmo ocorrendo com o autoconceito e a das necessidades de formação. Implicações para a investigação futura são também apresentadas.
  • Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função de variáveis contextuais
    Publication . Covas, Filomena; Veiga, Feliciano Henriques
    Enquadramento: no âmbito das teorias cognitivo-sociais, o envolvimento do aluno na escola (EAE) tem sido considerado um constructo quadridimensional, abrangendo as seguintes dimensões: afetiva; cognitiva; agenciativa; e comportamental. O EAE tem sido visto como dependente de fatores contextuais, como a família, o nível sociocultural e o ambiente escolar. No nível de ensino básico e secundário, o EAE tem sido considerado um fator protetor do sucesso académico e do abandono escolar precoce. No ensino superior, o EAE poderá ter semelhante papel, constituindo-se como um fator importante na promoção da percentagem de estudantes que concluí este nível de ensino. Objetivo do estudo: a presente pesquisa pretende contribuir para o conhecimento das variáveis contextuais que podem condicionar o envolvimento dos estudantes no ensino superior, mais concretamente o nível sociocultural dos pais (habilitações académicas) e as áreas de estudos frequentadas pelos estudantes. Metodologia: trata-se de uma investigação diferencial com uma metodologia quantitativa. A amostra foi constituída por 715 estudantes do 1º Ciclo de Estudos do Ensino Superior Politécnico, de 4 instituições de ensino da região de Lisboa. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário online que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadridimensional - EAE-E4D, de Veiga (2013). Resultados: a análise dos dados destaca a existência de diferenças estatisticamente significativas no EAE em função das habilitações académicas dos pais e das áreas de estudo frequentadas pelos estudantes. Conclusões: considera-se pertinente a análise dos resultados em função de novas variáveis, quer contextuais, quer pessoais, no sentido de aprofundar a compreensão dos fatores de oscilação do envolvimento dos estudantes no ensino superior, e oferecer um maior contributo para a reflexão sobre as práticas formativas e pedagógicas neste nível de ensino.
  • Atitudes dos jovens face ao ambiente, rendimento escolar e área geográfica
    Publication . Martins, Maria Da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques
    Reverter e mitigar os problemas decorrentes da degradação ambiental que o planeta enfrenta implica a conjugação de soluções científicas e tecnológicas com a mudança de atitudes e do comportamento humano. Isto significa que a Educação tem um papel fundamental nesse processo e os jovens têm, atualmente, um poder acrescido para criar as mudanças necessárias, devido ao reconhecimento do seu papel por parte dos decisores. O estudo das atitudes face ao ambiente tem-se tornado, por isso, muito atual e, em especial, muito importante para a educação dos jovens. Contudo, os estudos empíricos sobre os fatores pessoais e sociais que as condicionam referem a necessidade de aprofundamento das pesquisas. A presente investigação tem, por isso, como objetivo procurar respostas para o seguinte problema de investigação: “Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face ao ambiente, como se relacionam as dimensões das mesmas com o rendimento escolar e como se diferenciam em função da área de residência?”. As variáveis independentes nesta investigação foram o rendimento escolar e a área de residência. Conhecer como se relacionam as atitudes face ao ambiente com o rendimento escolar dos alunos e como tais atitudes se diferenciam em função da área geográfica em que habitam poderá fornecer informação relevante para melhorar a educação nos vários níveis de ensino e na formação de professores, contribuindo para uma mudança, acentuada e consistente, das atitudes pró-ambientais. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra foi constituída por 1281 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 18 anos, do 7.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade, do interior (Bragança) e do litoral (Caldas da Rainha). O inquérito incluiu dois questionários, organizados com recurso a escalas com respostas estruturadas em seis níveis, adaptados para a população portuguesa com utilização dos seguintes instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” e Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente. Os resultados permitiram encontrar relações significativas entre as atitudes face ao ambiente e as variáveis rendimento escolar e área de residência, apresentando-se os resultados favoráveis aos sujeitos com rendimento escolar mais elevado e residentes no litoral. Implicações para a educação de jovens são sistematizadas.
  • Assessment Scale For Trainee Self-concept In The Portuguese Navy: Psychometric Properties
    Publication . Frade, Ana; Veiga, Feliciano Henriques
    In this study the Assessment Scale for Trainee Self-concept in the Portuguese Navy (ASTSC-PN) was adapted to the military context. The psychometric properties are presented and the results from the factor analysis displayed, which highlighted five significant dimensions: interpersonal relationships, competence, satisfaction, selfacceptance, and risk acceptance, with an item distribution coherent with the Teacher Self-concept Evaluation Scale (Veiga, Gonçalves, Caldeira, & Zuniga, 2006). The sample involved 149 trainees of the Training Course for Petty Officers 1st Class of the Portuguese Navy, ages ranging from 25 to 36, mostly of male gender. When studying external validity the scale factors appeared correlated, as expected, with other variables of commitment with training tasks, assessed with Assessment Scale for Trainee Engagement in the Portuguese Navy (ASTE-PN) and Utrecht Work Engagement Scale (UWES), and with other variables of learning motivation, assessed with Learning Motivation Scale (LMS). The results suggest that the adapted version presents good psychometric qualities, which makes it useful in research and intervention, in psychology and education within a military context.
  • Atitudes dos Jovens Alunos Face a Si Próprios e ao Ambiente: Um Projeto de Investigação
    Publication . Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano Henriques
    Enquadramento Conceptual: O estudo das atitudes face ao ambiente tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, à medida que os problemas ambientais se agravam. Contudo, os estudos empíricos referem a necessidade de aprofundamento das investigações. Entender a imagem que os jovens têm de si próprios poderá contribuir para a melhoria do ensino e da educação ambiental. O projeto de tese de doutoramento que nos encontramos a realizar visa encontrar respostas para o seguinte Problema de investigação: Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios (autoconceito) (AFSP) e face ao ambiente (AFA), como se relacionam entre si estas variáveis e quais os seus fatores? Objetivos: (a) Descrever as AFSP e as AFA; (b) Identiicar a existência e a natureza das relações entre o autoconceito e as AFA; (c) Identiicar as variáveis independentes que predizem os resultados da variável dependente. Metodologia: Quantitativa, com utilização do SPSS e realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra será constituída por cerca de 1200 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, metade do interior (Bragança) e metade do litoral (Caldas da Rainha). Os dados serão recolhidos através de um inquérito que inclui os instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” (EAI- 24), de Milfont e Duckitt (2010), Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente, de Martins e Veiga (2001), e Escala “Autoconcepto Forma 5” (AF5), de García e Musitu (2014). Resultados: Espera-se que os resultados permitam proceder à caracterização das atitudes analisadas e encontrar relações consistentes entre o autoconceito e as AFA, assim como obter informação que permita entender os fatores de que dependem.
  • Envolvimento na Escola e Saúde Mental dos Estudantes de Ensino Superior: Um Projeto de Investigação
    Publication . Covas, Filomena; Veiga, Feliciano Henriques
    Enquadramento conceptual: no âmbito das teorias cognitivo-sociais o envolvimento do aluno na escola (EAE) é considerado um constructo multidimensional que abrange quatro dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Será também considerada uma quinta dimensão de “cidadania”. Os estudos empíricos realizados apontam para uma necessidade de aprofundamento da investigação da associação entre EAE e Saúde Mental (SM) dos estudantes, considerada como uma importante questão de bem-estar físico e emocional que pode ter impacto pessoal, social e institucional. Objetivos: Pretende-se encontrar respostas para o seguinte problema de investigação: Como se caracteriza o envolvimento na escola e a saúde mental dos estudantes no ensino superior, como se relacionam estas variáveis entre si, e como se diferenciam em função de fatores pessoais, escolares e familiares? Metodologia: Utilizar-se-á uma abordagem quantitativa com recurso ao programa SPSS. A amostra será constituída por cerca de 1400 estudantes do Ensino Superior Politécnico de Lisboa, do 1º Ciclo de Estudos, abrangendo estudantes de todos os anos de diferentes licenciaturas. Os dados serão recolhidos através de um inquérito que incluirá dois instrumentos: a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D, de Veiga (2013); e o Mental Health Inventory - MHI-38, de Veit e Ware (1983), na versão adaptada à população portuguesa por Pais-Ribeiro (2001). Resultados: Espera-se que os resultados contribuam para a clariicação da relação entre as variáveis de EAE e de SM em estudantes do ensino superior e explicitem como estas variáveis se diferenciam e caracterizam em função de fatores pessoais, escolares e familiares.