IE - GIPE - Comunicações e Conferências
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IE - GIPE - Comunicações e Conferências by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 58
Results Per Page
Sort Options
- A mentira na adolescência: uma análise baseada no contexto socialPublication . Martins, Marina; Carvalho, CarolinaA Mentira tem-se tornado numa prática cada vez mais comum nas relações humanas da nossa sociedade, revelando-se perigosa se mal utilizada, mas indiscutivelmente útil quando bem conseguida. Torna-se por isto relevante compreender como a Mentira é encarada e usada pelos mais novos, como a lêem no seu sistema de valores e que consequências concebem para quem a ela recorre, nos mais variados domínios da vida social. No seguimento de um trabalho anterior que revelou diferenças nas concepções de Mentira de acordo com o género e o nível escolar, procuramos agora aprofundar esta temática, centrando-nos sobretudo no contexto socioeconómico e cultural dos jovens. Numa análise quantitativa, abordaram-se 202 adolescentes de três instituições escolares da zona de Lisboa, distintas do ponto de vista socioeconómico, tendo os resultados revelado algumas diferenças no campo do desenvolvimento moral entre os jovens das diferentes realidades comparadas. Nos meios menos favorecidos, os jovens revelam uma atitude bastante egocêntrica e hedonista relativamente a várias facetas da Mentira, nomeadamente em questões relacionadas com a gravidade, as consequências e os benefícios que dela podemos retirar, já nos contextos sociais mais protegidos, se verifica uma maior preocupação para com os pares e para com os outros, independentemente da situação própria.
- Students' engagement in schools: differentiation and promotionPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Carvalho, Carolina; Almeida, Ana; Taveira, Maria do Céu; Janeiro, Isabel Nunes; Baía, Sara; Festas, Isabel; Nogueira, João; Melo, Madalena; Caldeira, SuzanaThe objective of this work is to present elements of the project Student engagement in Schools (SES). The team consists of 10 researchers from six Universities. Student engagement in schools is a multidimensional construct that unites affective, behavioural, and cognitive dimensions of student adaptation in the school and has influence on students‘ outcomes. The team of researchers concep¬tualized two major studies, a differential study to analyze the relations between SES and contextual factors, personal factors, student’s outcomes, and a quasi-experimental study to analyze the effects on SES of a specific intervention programmes. In study 1, the sample size is around 600 students (150 6th graders, 150 7th graders, 150 9th graders, and 150 10th graders). We shall focus on years of school transition, with rural and urban populations, on different regions of the country, and on students with different family background. We shall conduct questionnaires with national and international scales. The study 2 will involve students in 7th and 9th grade, from four classes, two of the experimental group and two of the control group. Patterns of verbal communications between a teacher and students can influence the classroom environment and SES. This model of communication would result in more effective student management and more time on-task for learning.
- Maltrato entre alunos do ensino básico: Análise em função do rendimento e da disrupção escolarPublication . Quental, Carina; Veiga, Feliciano HenriquesO estudo teve como objectivo analisar o maltrato (vitimação) entre pares no Ensino Básico, especificamente no 4º e 6º ano de escolaridade. A amostra foi constituída por 351 sujeitos, de duas escolas do Concelho da Amadora. Para a avaliação da vitimação, foi utilizado, como instrumento, o “Peer Victimization Scale”, recentemente adaptado para Portugal por Veiga (2007). A disrupção escolar foi avaliada com a “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos”, de Veiga (1996, 2009). Os resultados aqui apresentados dizem respeito às seguintes questões de estudo: Q1 - Como se distribuem os alunos por aspectos específicos da vitimação, em termos de baixa ou elevada ocorrência? Q2 - Será que existem diferenças significativas, na vitimação, entre alunos com rendimento escolar baixo e alto? Q3 - Que relação existe entre os aspectos da vitimação e os aspectos da disrupção do aluno? Q4 - Que relação existe entre os itens da agressividade e os aspectos da disrupção do aluno? A análise dos resultados permitiu encontrar informação útil acerca da maneira como se distribuem os alunos por aspectos específicos da vitimação, bem como relações, no sentido esperado, entre a vitimização e as variáveis rendimento escolar, e disrupção dos alunos. O estudo inclui a discussão dos resultados e a sua comparação com outras investigações, sugerindo a necessidade de novas pesquisas, em função de novas variáveis e ao longo da escolaridade.
- Escala de envolvimento dos alunos na escola: primeiros elementos da adaptação portuguesa da “Student engagement in school scale”Publication . Veiga, Feliciano Henriques; Pavlovic, Zoran; García, Fernando; Ochoa Gonzalo, MusituProcedeu-se neste estudo à adaptação da “Student Engagement in School Scale” (SES), de Lam & Jimerson (2008). A amostra envolveu 260 alunos de diferentes idades (X=13.78), do ensino básico (7º, 8,º e 9º anos), de 8 escolas de diferentes regiões do país (Aveiro, Lisboa, Évora e Ponta Delgada), com sujeitos do género masculino (42.1%) e feminino (57.9). A Escala apresentou bons índices de consistência interna e, nas análises realizadas, foram identificados três factores (envolvimento cognitivo, envolvimento afectivo e envolvimento comportamental). No estudo da validade externa, os resultados na Escala SES apareceram relacionados com as seguintes variáveis: rendimento a matemática, ciências, português, história, e número de retenções. Os resultados revelam que a “Student Engagement in School Scale” apresenta boas qualidades psicométricas, podendo ser utilizada na investigação e na prática psico-educacional, para avaliar o envolvimento dos alunos em escolas portuguesas, o seu desenvolvimento e diferenciação.
- Indisciplina e violência na escola: distribuição dos alunos pela vitimização e pela agressão, por anos de escolaridadePublication . Velez, F.; Veiga, Feliciano HenriquesA presente investigação tem como objectivo geral conhecer as representações que os alunos do 8º e 10º anos de escolaridade têm acerca da violência na escola. Foram formuladas duas questões de estudo com o propósito de analisar a distribuição dos alunos de anos de escolaridade diferentes (8º e 10º ano) pela vitimização e pela agressão. Os sujeitos da amostra foram alunos do 8º e 10º anos de escolaridade que frequentavam uma escola secundária do distrito de Setúbal, num total de 196. Para avaliar a vitimização e agressão foi utilizada a escala Peer Victimization Scale, na sua adaptação para Portugal (Veiga, 2008). A análise dos resultados permitiu encontrar diferenças nas dimensões da vitimização e da agressão, por ano de escolaridade. A generalidade dos resultados aproxima-se de estudos prévios e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento de um ambiente escolar isento de violência. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas, em função de novos contextos e ao longo da escolaridade.
- Autoconceito Profissional dos Professores de Matemática e Ciências: Sua Adequação e Relação com a Literacia Científica e o GéneroPublication . Fonseca, Sónia; Veiga, Feliciano HenriquesO presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no auto-conceito profissional dos professores de ciências e de matemática, quer em termos da sua adequação (baixo versus elevado), quer em função das variáveis: literacia científica e género. A amostra foi constituída por 242 professores, do grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES) e a Escala de Representações dos Professores acerca dos Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID). A análise dos resultados permitiu encontrar que o auto-conceito profissional dos professores se mantém positivo em aspectos específicos, se correlaciona negativamente com o tempo de serviço e positivamente com a cidadania docente e com a formação havida. Os resultados corroboram a literatura revista. O estudo termina com a descrição de limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.
- As vozes dos pais sobre o dia-a-dia dos filhos após o divórcioPublication . Schwingel, Marta; Carvalho, CarolinaO estudo centra-se na criança, na família e na relação de parentalidade numa situação de divórcio. O objectivo foi compreender como a parentalidade é vivida pelos pais após o divórcio. Na escolha dos participantes privilegiou-se: ser separado/divorciado, ter pelo menos um filho em idade de creche/ jardim-de-infância antes e após a separação/divórcio e residir no distrito de Santarém. Aos seis ex-casais seleccionados colocaram-se questões acerca da relação de parentalidade e do dia-a-dia da criança. Optouse por uma investigação qualitativa. o instrumento de recolha de dados foi a entrevista, questionando-se individualmente os participantes. Os resultados revelaram que os pais se preocupam com: as consequências psicológicos do divórcio nos filhos; a flexibilidade e a organização da rotina diária das crianças mesmo quando não partilhadas por ambos. a parentalidade é vista como a satisfação das necessidades básicas da criança, nomeadamente, as de afecto, confiança e segurança, bem como uma educação com valores e regras. os pais revelaram ser difícil cuidar e educar do filho num divórcio, afirmando que esse desafio é facilitado quando ambos estão juntos.
- Autoconceito Profissional dos Professores de Ciências e Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico: Adequação e Relação com o Tempo de Serviço, a Formação e a CidadaniaPublication . Veiga, Feliciano Henriques; Fonseca, SóniaO presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no autoconceito profissional dos professores de ciências e matemática, quer em termos da sua adequação (baixo versus elevado), quer em função das variáveis: tempo de serviço, formação havida recebida, frequentada (inicial e contínua), e comportamentos de cidadania docente. A amostra foi constituída por 242 professores. Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES) e a Escala de Representações dos Professores acerca dos Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID). A análise dos resultados permitiu concluir que o autoconceito profissional dos professores se mantém positivo em aspectos específicos, se correlaciona negativamente com o tempo de serviço e positivamente com a cidadania docente e com a formação recebida. Os resultados havidos corroboram a literatura revista. O estudo termina com a descrição das limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.
- Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses com adolescentesPublication . Veiga, Feliciano HenriquesEm vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina e violência que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora derivadas de centros de investigação específica. Neste contexto, o presente estudo inclui, num primeiro ponto, informação acerca da avaliação da disrupção escolar em geral, com a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos professores (EDEI e EDEI-2006)) e com a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP). Num segundo momento, procedese à apresentação de novos elementos da adaptação da Peer Victimization Scale, em alunos adolescentes portugueses.
- Why lie? : a arte da mentira na voz dos adolescentes portuguesesPublication . Martins, Marina; Carvalho, Carolina
