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Abstract(s)
A Mentira tem-se tornado numa prática cada vez mais comum nas relações
humanas da nossa sociedade, revelando-se perigosa se mal utilizada, mas indiscutivelmente
útil quando bem conseguida. Torna-se por isto relevante compreender como a Mentira é
encarada e usada pelos mais novos, como a lêem no seu sistema de valores e que
consequências concebem para quem a ela recorre, nos mais variados domínios da vida
social. No seguimento de um trabalho anterior que revelou diferenças nas concepções de
Mentira de acordo com o género e o nível escolar, procuramos agora aprofundar esta
temática, centrando-nos sobretudo no contexto socioeconómico e cultural dos jovens.
Numa análise quantitativa, abordaram-se 202 adolescentes de três instituições escolares da
zona de Lisboa, distintas do ponto de vista socioeconómico, tendo os resultados revelado
algumas diferenças no campo do desenvolvimento moral entre os jovens das diferentes
realidades comparadas. Nos meios menos favorecidos, os jovens revelam uma atitude
bastante egocêntrica e hedonista relativamente a várias facetas da Mentira, nomeadamente
em questões relacionadas com a gravidade, as consequências e os benefícios que dela
podemos retirar, já nos contextos sociais mais protegidos, se verifica uma maior
preocupação para com os pares e para com os outros, independentemente da situação
própria.
Description
Keywords
Mentira Adolescência
Pedagogical Context
Citation
I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Braga: Universidade do Minho, 2010
