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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação tem como objectivo geral conhecer as representações que os alunos
do 8º e 10º anos de escolaridade têm acerca da violência na escola. Foram formuladas duas questões
de estudo com o propósito de analisar a distribuição dos alunos de anos de escolaridade diferentes
(8º e 10º ano) pela vitimização e pela agressão. Os sujeitos da amostra foram alunos do 8º e 10º anos
de escolaridade que frequentavam uma escola secundária do distrito de Setúbal, num total de 196.
Para avaliar a vitimização e agressão foi utilizada a escala Peer Victimization Scale, na sua adaptação
para Portugal (Veiga, 2008). A análise dos resultados permitiu encontrar diferenças nas dimensões da
vitimização e da agressão, por ano de escolaridade. A generalidade dos resultados aproxima-se de estudos prévios e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento de um ambiente
escolar isento de violência. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas, em função de
novos contextos e ao longo da escolaridade.
Description
Comunicação apresentada no XI Congresso da AEPEC, Évora
Keywords
Vitimização Agressividade Curso Ano de Escolaridade
Pedagogical Context
Citation
Velez, F., & Veiga, F. H. (2010, Setembro). Indisciplina e violência na escola: distribuição dos alunos pela vitimização e pela agressão, por anos de escolaridade In F. Patrício, L. Sebastião, J. Justo, & J. Bonito (orgs.). Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação-Atas do XI Congresso da AEPEC, Évora, Portugal.
