IE - GICFP - Comunicações e Conferências
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IE - GICFP - Comunicações e Conferências by Title
Now showing 1 - 10 of 70
Results Per Page
Sort Options
- A assembleia de turma e mediaçãoPublication . Luís, Maria José; Caetano, AnaNa presente comunicação apresenta-se uma investigação que teve como objectivo principal perspectivar o papel das Assembleias de Turma (AT) na melhoria do clima relacional do grupo-turma, analisando-as do ponto de vista da mediação, nomeadamente a mediação de conflitos. Assim, tendo por base a literatura existente sobre estas temáticas (Assembleias de Turma e Mediação), procurámos contribuir para a compreensão dos fenómenos de “mediação colectiva”, onde o grupo, como um todo, pode funcionar como mediador dos conflitos no seio da turma e, em simultâneo, contribuir para o desenvolvimento das relações de convivência e promover a formação para a cidadania das novas gerações.
- A autoformação do profissional da educação e formação. Um processo de desenvolvimento pessoal, social e profissionalPublication . Loss, Adriana; Caetano, AnaSabemos que para o significativo desempenho profissional, na área da Formação de professores e educadores, é imprescindível o desenvolvimento da consciência de si, da consciência da relação com o outro e da consciência profissional. Neste sentido, propusemos realizar uma formação continuada para o desenvolvimento das dimensões pessoal, social e profissional em que, a partir da investigação-formação, se pretendia simultaneamente desenvolver, regular e compreender os processos formativos em curso. Os objetivos da pesquisa foram: a) identificar, nas vivências de autoformação, os processos formativos que contribuem para o desenvolvimento do sentido do cuidado ao educador; b) compreender as repercussões das vivências nas dimensões intra e interpessoais e éticas do Ser educador; c) destacar as contribuições da autoformação para a profissão do ser educador. O estudo teve como enquadramento teórico reflexões acerca da formação de professores e educadores a partir de Josso, Nóvoa, Caetano e Estrela. O estudo empírico teve como público alvo professores, educadores e estudantes de Pedagogia na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/Brasil) e, estudantes e diplomados dos mestrados do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa). A recolha de dados ocorreu a partir dos encontros organizados em oficinas ou sessões de autoformação estruturadas em três módulos, assim intitulados: Consciência de si; Consciência da relação com o outro; e Consciência profissional. As oficinas foram constituídas de atividades de autoconhecimento, de leituras de textos, de reflexão e de expressão a partir de diferentes linguagens: narrativas orais e escritas, movimentos do corpo a partir da dança, teatro, desenho, poesia e jogos cooperativos. Os resultados da pesquisa revelaram que os trabalhos pedagógicos de autoformação permitiram aos participantes o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.
- A autoformação e a ética do ser educadorPublication . Loss, Adriana; Caetano, AnaO estudo “A autoformação e a ética do ser educador” apresenta-se como parte da investigação realizada no processo pós-doutoral, financiado pela CAPES, a partir do problema: Como a autoformação pode contribuir na formação ética do educador? O trabalho de investigação foi desenvolvido com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) e educadores em formação continuada e, com estudantes e educadores já diplomados da Universidade de Lisboa/Portugal (UL), tendo como objetivo geral, identificar a partir de vivências práticas as contribuições da autoformação para a construção ética do ser educador. O estudo constituiu-se a partir da metodológica da pesquisa-formação, fundamentada em Josso (2004), e que tem como procedimento as narrativas. Assim, a relevância do estudo encontra-se na necessidade dos cursos de formação de professores investirem em processos educativos e formativos do cuidado de si, do outro e da profissão. O cuidar tem haver com a nossa capacidade de comprometimento e responsabilidade com o outro. A partir do trabalho de investigação, consideramos que o cuidar permanente necessita estar presente na relação do Eu consigo mesmo, do Eu com o outro, do Eu com a natureza, o planeta/cósmico e na relação do Eu com a profissão; em que se faz necessária a presença do comprometimento, da responsabilidade e da solidariedade. A dimensão ética reclama o pensamento reflexivo nos processos do autoconhecimento, da relação com o outro, da reflexão do antropológico, do epistemológico, do cosmológico, etc. Assim, o desenvolvimento pessoal, social e profissional requer o reconhecimento da “[...] trindade humana indivíduo/sociedade/espécie”, e nesta perspectiva, identificar que há “três direções éticas: uma auto-ética, uma ética para a sociedade, uma ética para a humanidade”, conforme Morin (2008, p. 174).
- Be careful! A Portuguese project about critical thinking and information literacy to counteract disinformation in an academic contextPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaIntroduction: In a digital culture where information increases exponentially, there is a growing need to train academic students to distinguish what are valid and credible sources from what could be fallacies, errors, and disinformation. In this sense, scholars, teachers, and librarians play a relevant role as training agents, as they work in close collaboration with these audiences. Aim: The Project’s main objective is to develop a reasoned reflection, present recommendations, develop instruments that can be applied by academic librarians and teachers (using mobile technologies), and implement tools for optimizing IL in current teaching-learning contexts to further enhance their role in the digital age and make significant contributions to countering disinformation. Method: The project will last 30 months. Two studies are underway for a preliminary diagnosis: a quantitative approach and a qualitative approach (with semi-structured interviews and focus groups). The diagnosis will enable the adaptation and implementation of instruments (ACRL Framework, CRAAP, and RADAR tests), tools, and teaching materials (games, cards, puzzles) and their application to academic students. Results: This recent and ongoing project is exploring the use of guidelines and different tools in practical work to counter disinformation among academic students, stimulating critical thinking on the issues of privacy, copyright, and the manipulation of information, as well as other phenomena that influence beliefs about information. Currently, the status assessments are underway, highlighting the evolving role of academic librarians and teachers as crucial contributors to countering disinformation. Conclusion: Disinformation is ubiquitous. Algorithms become more malicious every day. Individuals distribute and disseminate information, often without understanding the impact of their decisions. By outlining successful strategies and offering insights, the research will provide valuable resources for students, looking to actively address the challenges posed by disinformation and promote IL in their learning communities.
- Bibliotecários do ensino superior: o desafio da atualização de competênciasPublication . Sanches, TatianaIntrodução: As transformações na área das ciências da informação têm sido apreendidas e explanadas pelas associações que representam os profissionais da área, expressando-se nos seus documentos orientadores as principais tendências de futuro. A atenção dada a estes documentos pode preparar os profissionais para a necessária atualização de competências, garantindo a inovação e a melhoria das práticas. Objetivo: O estudo procura sistematizar as principais tendências e, a partir destas, identificar competências que os profissionais de informação devem adquirir. São elencadas as que se considerem prioritárias para os profissionais de informação que atuam na área da saúde. Métodos: É usada uma pesquisa exploratória para identificar as principais tendências na área de atuação das bibliotecas do ensino superior patentes em documentos orientadores e prospetivos. Resultados e discussão: Analisam-se os conteúdos, formam-se clusters de atuação e identificam-se as competências necessárias que daí emanam. Conclusões: Evidencia-se que a atualização de competências no profissional de informação implica estar a par das tendências atuais e das recomendações para o setor. Assim, a preparação face às perspetivas de futuro será mais adequada e significativa, trazendo benefícios para os próprios e para as comunidades académicas em que atuam.
- Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantesPublication . Antunes, Maria da Luz; Lopes, Carlos; Sanches, TatianaAs bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
- Bibliotecas para formação de professores em Portugal (1930-1970)Publication . Mogarro, M. J.Neste trabalho analisa-se a composição dos acervos de bibliotecas pedagógicas, constituídas para uso de docentes e alunos das escolas de formação de professores, avaliando-se a extensão e significado que a presença de autores brasileiros e de traduções publicadas no Brasil assumem no contexto destas bibliotecas. Deste modo, ampliamos o universo de um estudo anterior e damos continuidade a uma linha de investigação que se insere na problemática da produção, circulação e apropriação de modelos culturais, tendo como referência teórica a proposta da História Cultural que, na linha de Chartier, considera os livros e demais materiais impressos como objectos culturais, na dupla perspectiva da sua materialidade e da função de dispositivos que asseguram a difusão dos saberes pedagógicos. A análise incide fundamentalmente sobre uma biblioteca oficial, criada pelo Estado Novo no início dos anos trinta – a Biblioteca Museu do Ensino Primário. Instalada na escola de formação de professores de Lisboa, foi dirigida nos primeiros anos por um dos mais representativos pedagogos da Educação Nova, Adolfo Lima, colocando-se algumas questões de partida: Até que ponto o pensamento do seu primeiro director influenciou a composição desta biblioteca? Como se articularam, no seu fundo, os saberes pedagógicos próprios da Educação Nova com as obras oficiais do regime sobre questões educativas? Que outros modelos pedagógicos estiveram representados no acervo? Materialmente, que documentos (livros e outros) veicularam estes diferentes saberes? Como está representada a produção brasileira (autores, traduções, editoras) nesta biblioteca e que significado assume a sua presença? Que papel desempenhou esta produção na formação dos professores portugueses? O estudo do acervo desta biblioteca, completado com o conhecimento relativo à composição de outras bibliotecas de escolas de formação de professores, permite-nos: 1) contribuir para o estabelecimento de uma cartografia dos circuitos internacionais em que se difundiram modelos pedagógicos e culturais; 2) neste contexto, definir a posição de Portugal nos períodos cronológicos considerados; 3) compreender a importância da circulação internacional de obras brasileiras e o papel que estas desempenharam na formação de professores, em Portugal; 4) inscrever a maioria das obras brasileiras existentes no nosso país na corrente católica da Educação Nova, portadora de uma leitura adaptável ao regime político vigente. Esta comunicação decorre da pesquisa que realizamos no âmbito de um projecto mais amplo, intitulado A História da escola em Portugal e no Brasil: produção, circulação e apropriação de modelos culturais, ao abrigo do convénio CAPES/GRICES. É um projecto de cooperação internacional, que integra uma equipa de investigadores portugueses e brasileiros das Universidades de Lisboa e de S. Paulo, sob a coordenação dos Professores Joaquim Pintassilgo (equipa portuguesa) e Marta Chagas de Carvalho (equipa brasileira).
- Building stronger academic communities through critical thinking: linking ACRL Framework to AIPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaThe Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL) is a reference document that has served as a reflective guide for the pedagogical practices carried out by academic librarians. The present study proposes looking at each of the six conceptual frames recommended by this guiding document, observing the pedagogical opportunities brought by artificial intelligence (AI), namely chatGPT, for their teaching. Based on a literature review on the characteristics and functionalities of chatGPT, as well as its opportunities and risks presented in an international context, it is proposed to apply it in personalized academic tasks, suggesting the adoption of pedagogical experiences. This should be combined with the stimulation of critical thinking, reflecting on the opportunity to teach information skills in higher education libraries to promote knowledge and practical application of this communication tool. Thus, for each conceptual frame, examples and situated learning strategies are listed, which can contribute to acquiring essential instruments and structures of the mechanisms necessary for information skills. Regarding specifically understanding the usefulness and suitability of AI, it is important to work on the ability to extract relevant information from artificially written texts, knowing how to ask the right questions, so that it becomes a powerful instrument for obtaining and processing information, transversal learning and social insertion and is not reduced to mere superficial school learning, but reveals its potential in contexts of search, analysis and production of academic information. The main objective of this work is to make a creative and innovative contribution to the practical and situated application of the ACRL Framework in the context of generative AI, exploring the features of chatGPT to explain the concepts, dispositions, and practices recommended for teaching Information Literacy.
- Capacitação de bibliotecários académicos: Estratégias e ações de um projeto de literacia da informação contra a desinformaçãoPublication . Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria da LuzIntrodução: Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Este estudo apresenta um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». Baseado no bom uso da literacia da informação, aborda as necessidades dos jovens através dos bibliotecários académicos – que apoiam diariamente na literacia da informação de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente – na realização dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução dos problemas da vida quotidiana. O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Também se propõe desenvolver no público jovem competências académicas na utilização e escolha da informação e no reforço do pensamento crítico. Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Objetivo do estudo: Apresenta-se uma proposta de ações de formação dirigidas aos bibliotecários académicos, dada a lacuna na área em Portugal. Método: A investigação em prática educativa foi utilizada para desenvolver um programa de formação para bibliotecários académicos, com base numa revisão da literatura. Desenvolveu-se uma proposta de ações e materiais integrados com base na Framework da ACRL. Resultados: As ações entre os bibliotecários foram estruturadas em conteúdos relativos à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os temas são adaptáveis às necessidades de ensino e divulgação, garantindo a formação de bibliotecários académicos para promover o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. Conclusões: A iniciativa proposta visa reforçar a importância da capacitação e da formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
- Choosing Readings: Portuguese Academic Library Users' Preferences for Printed Books or e-BooksPublication . Sanches, Tatiana; Melo, Luiza Baptista; Sá, Isabel; Cruz, CéliaThe emergence of e-books as resources of scientific information in university libraries has been imposing at the pace of technology, with advantages such as portability, cost or accessibility, assuming that e-reading is being well received and appropriated by library users, who can access scientific information from anywhere. However, recent studies from prior to the COVID-19 pandemic, pointed to the resurgence of paper reading preferences. This study analyses the behavioural trends in the use of scientific information from these two media: printed books and e-books and the way university libraries users choose to use it, particularly in the pandemic context. To this end, a survey is conducted on a sample of users from various Portuguese higher education schools. The first part focuses on the characterization of respondents, which includes data on gender, area of knowledge, academic level they attend. In the second part we seek the opinion about advantages and disadvantages of each medium, frequency of use, choice of medium according to the purpose of reading, devices used, acquisition suggestions for the library. The results allow us to observe the factors that influence and affect the behaviours of users regarding this choice. Studies such as these are important to support the decision in choosing the information resources to be purchased, taking into account user preferences, but also to outline strategies for promoting the use of various media.
