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Advisor(s)
Abstract(s)
As bibliotecas do ensino superior visam proporcionar o acesso à informação a estudantes, professores e investigadores, garantindo a sua satisfação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de três instituições do ensino superior em Portugal sobre a resposta das suas bibliotecas em período de pandemia Covid-19; e avaliar se estes se consideraram preparados para pesquisar, avaliar e gerir a informação recuperada, quando trabalharam de forma autónoma e dependeram exclusivamente de conteúdos digitais. Foi realizado um questionário online, sobre o grau de satisfação face às bibliotecas e aos recursos eletrónicos disponibilizados e a auto-percepção das suas competências de informação. A maioria dos estudantes está satisfeita com o acesso aos recursos eletrónicos remotamente; os maiores níveis de insatisfação estão associados à B-ON; a maioria desconhece a disponibilidade de algumas bases de dados, como as subscritas pela instituição; parece existir uma perceção favorável face a pesquisar, citar e referenciar, mas constata-se o contrário na análise qualitativa dos dados; os mestrandos revelam maior segurança de conhecimentos comparativamente aos estudantes de licenciatura. É necessário aumentar a cobertura, a divulgação e a formação nos recursos eletrónicos das instituições de ensino superior enquanto estratégia formativa e pedagógica e formalmente concretizá-la em política educativa.
Description
Keywords
Avaliação da satisfação Estudantes do ensino superior Autoperceção Competências COVID-19 Bibliotecas do ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Antunes, M. L., Lopes, C., Sanches, T. (2023). Bibliotecas do ensino superior e o Covid-19: avaliação da satisfação dos estudantes. In Atas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 14: Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. https://doi.org/10.48798/congressobad.2979
