Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Faria, Alberto Cláudio Rodrigues

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Convocarte, nº2 (Set. 2016): Arte e Geometria
    Publication . Dias, Fernando; Palmeirim, Simão; Mai, James; Wijnhorst, Inez; Araújo, António Bandeira; Lopes, Vasco Mendes; Casimiro, Luis Alberto; Cabeleira, João; Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira Dos; Silva, Jorge; Teixeira, Ricardo Cunha; Ribeiro Grimaldi, Madalena; Collier, Delinda; Duarte, Eduardo; Trindade, António Oriol; Revez, José Manuel; Rodrigues, Maria Helena Wyllie; Rodrigues, Daniel Wyllie Lacerda; Palaré, Odete; França, José-Augusto; Chicó, Silvia; Serrão, Vitor; Silva, Maria Arlete Alves da; Tavares, Cristina; Silva, Raquel Henriques da; Baião, Joana; Coimbra, Filipa; Faria, Alberto; Pena, Madalena
    Organizando-se agora no formato de número duplo, de modo a comportar dois números por ano, a revista digital Convocarte – Revista de Ciências da Arte mantém o mesmo propósito de promover o debate e edição de questões artísticas no espaço universitário, mantendo as coordenadas dominantes: convocar um número de especialistas em torno de um tema do mundo das artes, integrar trabalhos relevantes desenvolvidos nas fases curriculares e de projecto em mestrados e doutoramentos, sobretudo da FBAUL, e publicar trabalhos desenvolvidos em linhas de investigação do CIEBA. Assim, embora de funcionamento afecto à área científica de Ciências da Arte e do Património a Convocarte está aberta a outras especialidades interessadas em contribuir para a reflexão sobre as artes em geral, incorporando ensaios de predomínio teórico enraizado nos mais predominantes modos de discurso sobre arte, tais como História da arte, Crítica de Arte, Estética, Teorias da Arte ou Curadoria. (...) O nº2 organizou-se em torno de uma homenagem a uma figura importante das teorias da arte em Portugal, estratégia que Convocarte procurará manter nos próximos números. A intenção será deixar estudos sistematizados, entre o depoimento ou o ensaio, a memória e a reflexão, que estudem figuras marcantes da cultura portuguesa. (...) Neste número essa pasta foi dedicada a Rui Mário Gonçalves. Os textos são o resultado de uma sessão especial alargada a 2 de Maio no âmbito dos 2ºs Encontros com Críticos de Arte, com organização e coordenação de Fernando Rosa Dias, Cristina Tavares e Viviane Soares Silva, e decorridos ao longo das segundas do mês de Maio de 2016 na FBAUL (http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/2016/04/29/2o-encontros-com-criticos-de-arte/#more-325). A partir destes trabalhos reuniu-se um conjunto de estudos em torno de Rui Mário Gonçalves, com depoimentos e estudos sobre as mais diferentes facetas desta importante figura da cultura portuguesa: crítico de arte, historiador de arte, curador artístico, pedagogo e professor, político e activista, etc. A Convocarte orgulha-se de publicar os textos dessas comunicações, acrescentado de outros estudos, agradecendo a todos os colaboradores deste evento, que consideramos uma pasta que adianta contributos dando continuidade a estudos no catálogo de homenagem e no âmbito de apresentação da colecção do crítico de arte na SNBA, realizada pouco antes na SNBA.
  • Arte Teoria, série II, nº22 (2018)
    Publication . Pereira, José Carlos Francisco; Vargas, Antonio; Lopo, Rui; Braz Teixeira, António; Franco, António Cândido; Vidal, Carlos; Guimarães, Fernando; Rocha, Lígia; Real, Miguel; Ventura, Ricardo; Cruzeiro, Cristina Pratas; Ferreira, João; Nunes, Manuel Matos; Sousa, Rui; Faria, Alberto; Antunes, Marta; Carvalho, Valeri
  • The FBAUL Virtual Print Room: study and connecting collections
    Publication . Faria, Alberto
    Este artículo se divide en tres partes que presentan un proyecto web actualmente en curso en el ámbito de nuestro doctorado en la Universidad de Lisboa - Facultad de Bellas Artes (FBAUL). El proyecto - FBAUL Virtual Print Room - es un sitio web bilingüe (português e inglés) optimizado para versiones desktop / móviles, que da acceso al inventario, estudio y mapeo de la antigua colección de litografías (1836-1911) de la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa. La primera parte presenta la Colección, haciendo referencia a las diferentes litografías y sus tipologías; el segundo explica el diseño, estructura y funcionalidad del sitio web: 1) Catálogo - Base de datos que da acceso al Inventario de la Colección 2) Estudio – sección dedicada al análisis de litografías 3) Mapeo: señales en el mapa, obras similares o múltiples, existentes en archivos de museos, bibliotecas y colecciones universitarias. La tercera parte está reservada para la conclusión. En el ámbito de las Humanidades Digitales, el proyecto es una herramienta de investigación digital para el estudio del dibujo académico portugués y conecta colecciones impresas en toda Europa
  • Crayon, sanguínea e carvão : técnicas do desenho na coleção de litografia antiga da FBAUL
    Publication . Faria, Alberto
    Esta comunicação apresenta o estudo da reprodução das técnicas do desenho na Litografia, através da análise da técnica do crayon, da sanguínea e do carvão, em obras da coleção de litografia antiga da FBAUL (1836-1911). Selecionámos obras segundo desenhos de François-Gédéon Reverdin (1772-1828) para a “maneira do crayon” – à la manière du crayon -; de Charles Bargue (1826-1883) para a sanguínea e fototipias de desenhos de Auguste Allongé (1833-1898) para a técnica do carvão. Reconhece-se o contributo das litografias destes artistas dos séculos XVIII e XIX, como modelos para o ensino e aprendizagem das técnicas do desenho na antiga Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa.
  • Lições da técnica a carvão: fototipias de desenhos de Auguste Allongé na Coleção de Litografia antiga da FBAUL
    Publication . Faria, Alberto
    A Coleção de litografia antiga da FBAUL reúne mais de cinco mil obras, datadas entre 1836 e 1911. Compreende lições de desenho de Professores da antiga Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa; litografias que reproduzem pormenores de pinturas de Mestres Europeus dos séculos XVI e XVIII; Cursos de Desenho Franceses do século XIX, no qual se incluem fototipias a partir de desenhos de Auguste Allongé, pintor de paisagem francês e autor do tratado da técnica do carvão – Le Fusain (1873). A partir de uma abordagem comparativa, entre as fototipias e obras da coleção de desenho antigo da FBAUL, analisa-se a aprendizagem da técnica do carvão e os métodos utilizados na cópia das fototipias em desenho. Com este estudo regista-se a influência da lição sistematizada por Allongé no desenvolvimento do desenho a carvão na Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa
  • Arte Teoria, nº16/17 (2013/14)
    Publication . Ortigão, Maria João; Duarte, Eduardo; Faria, Alberto; Alves, Alice Nogueira; Marques, Ana Luísa; Nolasco, Ana; Sousa, Ana Matilde; Trindade, António Oriol; Marcelino, Américo; Nogueira, Isabel; Pereira, José Carlos Francisco; Silveira, Maria de Aires; Calado, Margarida; Mendonça, Ricardo; Leandro, Sandra; Rodrigues, Sofia; Santos, Teresa Sequeira; Lopes, Vasco Mendes
  • A coleção de litografia antiga da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1840-1911). Dois métodos da cópia de estampas.
    Publication . Faria, Alberto
    A Coleção de Litografia antiga da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL) reúne mais de quinhentas obras, datadas entre 1840 e 1911, da qual fazem parte litografias copiadas a partir obras de Grandes Mestres; Lições de Desenho de professores da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa (1836) e Cursos de Desenho franceses da segunda metade do século XIX. Este estudo identifica os métodos utilizados no desenho de cópia a partir de litografias na Academia a partir de duas abordagens: 1) reconstituição de uma litografia da Coleção que reproduz a figura de Nossa Senhora a partir do quadro de Pompeo Batoni (1708-1787) - Madonna con Bambino (1725-49); 2) estudo comparado, entre desenhos de José Luís Monteiro (1848- 1942) e Ezequiel Bandeira (1876-1917) e litografias da Coleção, no sentido de reconhecer dois métodos da Cópia: observação direta e o método da quadrícula.
  • Expressão múltipla VI : desenho aplicado e teoria e prática do desenho : atas das conferências : 2022
    Publication . Costa, Henrique; Ramos, José Artur; Manteigas, Beatriz; Romãozinho, Ana; Quintas, Catarina; Elias, Frederico; Passarinho, Hugo; Santos, João Bernardo dos; Santos, José Márcio; Costa, Olavo; ALFAIATE, RITA; Faria, Alberto; Cravo, Ana; Lanita, Ana; caseirao, armando; Castro, Cristina; Conceição pereira, Maria; Torres, Gabriela; Regatão, J. P.; Revez, José Manuel; Matos, Mariana Oliveira; Costa, Sara Antunes Prata Dias da
    Foi apresentada em linha no dia 13 e 14 de dezembro de 2022 a sexta edição do Colóquio Expressão Múltipla: Teoria e Prática do Desenho. Esta edição é marcada por um desdobramento do colóquio em dois momentos distintos e complementares - o Colóquio Expressão Múltipla: Desenho Aplicado e o Colóquio Expressão Múltipla: teoria e prática do Desenho. Se o Colóquio Expressão Múltipla já se edificou enquanto plataforma para pensar a teoria e a prática do Desenho, surge agora a vertente do Desenho Aplicado. Importa referir que esta adição desponta em grande parte por uma direção tomada pelos alunos dos diversos ciclos de estudo do ensino superior, que os liga a secções do desenho próximas de áreas como o Desenho Digital, Banda Desenhada, Concept Art, Ilustração, Desenho em Realidade Virtual, Desenho de reconstrução, Desenho Científico, entre tantos outros tipos de Desenho Aplicado. Por Desenho Aplicado entende-se então um tipo de desenho abrangente que não sendo necessariamente um fim em si mesmo, vai contribuir para o desenvolvimento de outras áreas.