Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Conyugalidad, sentido de pertenencia y masculinidades entre Angola y PortugalPublication . Grassi, Marzia; Ferreira, TatianaFrente a una sociedad que cambia, las relaciones entre los individuos y dentro de las familias tienden a organizarse en la distancia y de maneras aún no suficientemente estudiadas. Creemos que, en un contexto como el presente, donde un número creciente de jóvenes portugueses migra a Angola para escapar de desempleo (Ferreira y Grassi, 2012) mientras un gran número de angoleños continúa migrando a Portugal por razones de formación académica, no podemos volver al debate sobre lo que significa el grado de desarrollo de un país y el cuestionamiento sobre la centralidad del crecimiento económico, si se considera como único componente en la definición del concepto de desarrollo (Grassi, 2009, 2014). Así, suponiendo un doble desafío teórico para estudiar los flujos migratorios contemporáneos entre Angola y Portugal, proponemos en este artículo un enfoque global y transnacional como una alternativa al análisis basadas en la categoría Estado-nación y con el cual pueda enfocarse los cambios que se producen en el campo de las relaciones conyugales cuando un hombre emigra para trabajar en otro país.
- Jovens e Educação Sexual: conhecimentos, fontes e recurso [Relatório preliminar]Publication . Ferreira, Tatiana; Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Pelixo, PauloO presente relatório preliminar reúne os resultados do estudo “A educação sexual dos jovens portugueses 10 anos depois - conhecimentos e fontes”, realizado no âmbito de uma parceria entre investigadores de três instituições: o ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, da Universidade Lusíada, e a APF - Associação para o Planeamento da Família. O estudo, iniciado em 2019 e agora concluído, pretendeu apurar os conhecimentos, as fontes de informação e os recursos dos/as jovens a frequentar o ensino secundário no que diz respeito à sexualidade. Tratou-se da 2ª edição de um estudo realizado em 2008 pelo ICS e pela APF, que então contou com a colaboração de 62 escolas portuguesas e 2621 alunos/as de todas as regiões do país. Mais de dez anos depois, pretendeu-se com esta 2ª edição apurar também o atual impacto da Educação Sexual Escolar, assim como de fontes de informação alternativas/complementares, sobre os comportamentos sexuais e afetivos dos jovens. Com efeito, desde 2008, a sociedade portuguesa conheceu profundas mudanças na vida dos/as jovens, entre as quais se contam o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos (Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto), a crescente digitalização dos quotidianos juvenis e, no momento do inquérito que serve de base ao estudo, o contexto pandémico e o “dever geral de recolhimento domiciliário” imposto à população residente no contexto do Estado de Emergência. Por seu turno, foi criada no sistema de ensino a nova componente de currículo Cidadania e Desenvolvimento, resultante do DL n. 55/2018, de 6 de julho, que implementa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania nas escolas. A sexualidade é, justamente, um dos domínios que constituem a componente curricular desta área. Motivos mais do que relevantes para o lançamento deste novo estudo, que agora se dá a conhecer. Este relatório preliminar visa apresentar o conjunto da informação coligida, de forma simples e visualmente atrativa, para um público alargado. A sua redação estrutura-se em seis partes: as cinco primeiras acompanham de perto a estrutura do inquérito que serviu de base ao estudo; a sexta oferece um conjunto de Infografias que dão destaque a alguns dos resultados mais relevantes do estudo de forma sintética e apelativa. Com autonomia entre si e relativamente ao relatório, as Infografias são elementos particularmente interessantes para efeitos de divulgação e dinamização de sessões sobre as temáticas que abordam.
- Fazer a ciência chegar mais longe: reflexões sobre o outreach universitárioPublication . Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Ferreira, TatianaOutrora ausente das prioridades das instituições do ensino superior, a divulgação de ciência para públicos não académicos tem ganho protagonismo nos últimos anos, e o chamado outreach tem-se multiplicado nas suas modalidades e públicos-alvo. Partindo da análise dos principais modelos e paradigmas de divulgação de ciência, perscruta-se neste artigo a amplitude e alcance do que é (ou deve ser) a “extensão universitária” e de como a sociologia se inscreve, em particular, nesse processo. A propósito da atividade “Estágios científicos de verão” para alunos do secundário dinamizada no OPJ/ ICS-ULisboa, reflete-se sobre as potencialidades, limites e desafios de iniciativas de promoção da educação e cultura científica para não académicos.
- POLICY BRIEF: Enhancing community-based projects for rural youth NEETS: Policy recommendationsPublication . Vieira, Maria Manuel; Istanbul, Emre Erdogan; Coelho Rosa, Maria; Emirhafizovic, Mirza; Ferreira, Tatiana; Fernandes-Jesus, MariaThis policy brief focuses on communitybased projects across Europe aiming to give voice to and empower young people in rural areas. Our goals are threefold: 1) to identify projects that facilitate the participation and social inclusion of rural NEETs; 2) to examine the barriers and obstacles these projects face; 3) to present practical recommendations to support these projects and overcome existing challenges.
- Jovens e educação sexual: contextos, saberes e práticasPublication . Vieira, Maria Manuel; Vilar, Duarte; Cunha, Vanessa; Ferreira, Tatiana; Pelixo, Paulo; Pinto, Paula; Sampaio, Ana; Pereira, Dulce Gamito