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Jovens e Educação Sexual: conhecimentos, fontes e recurso [Relatório preliminar]

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O presente relatório preliminar reúne os resultados do estudo “A educação sexual dos jovens portugueses 10 anos depois - conhecimentos e fontes”, realizado no âmbito de uma parceria entre investigadores de três instituições: o ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, da Universidade Lusíada, e a APF - Associação para o Planeamento da Família. O estudo, iniciado em 2019 e agora concluído, pretendeu apurar os conhecimentos, as fontes de informação e os recursos dos/as jovens a frequentar o ensino secundário no que diz respeito à sexualidade. Tratou-se da 2ª edição de um estudo realizado em 2008 pelo ICS e pela APF, que então contou com a colaboração de 62 escolas portuguesas e 2621 alunos/as de todas as regiões do país. Mais de dez anos depois, pretendeu-se com esta 2ª edição apurar também o atual impacto da Educação Sexual Escolar, assim como de fontes de informação alternativas/complementares, sobre os comportamentos sexuais e afetivos dos jovens. Com efeito, desde 2008, a sociedade portuguesa conheceu profundas mudanças na vida dos/as jovens, entre as quais se contam o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos (Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto), a crescente digitalização dos quotidianos juvenis e, no momento do inquérito que serve de base ao estudo, o contexto pandémico e o “dever geral de recolhimento domiciliário” imposto à população residente no contexto do Estado de Emergência. Por seu turno, foi criada no sistema de ensino a nova componente de currículo Cidadania e Desenvolvimento, resultante do DL n. 55/2018, de 6 de julho, que implementa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania nas escolas. A sexualidade é, justamente, um dos domínios que constituem a componente curricular desta área. Motivos mais do que relevantes para o lançamento deste novo estudo, que agora se dá a conhecer. Este relatório preliminar visa apresentar o conjunto da informação coligida, de forma simples e visualmente atrativa, para um público alargado. A sua redação estrutura-se em seis partes: as cinco primeiras acompanham de perto a estrutura do inquérito que serviu de base ao estudo; a sexta oferece um conjunto de Infografias que dão destaque a alguns dos resultados mais relevantes do estudo de forma sintética e apelativa. Com autonomia entre si e relativamente ao relatório, as Infografias são elementos particularmente interessantes para efeitos de divulgação e dinamização de sessões sobre as temáticas que abordam.

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Ferreira, T., Vieira, M. M., Vilar, D., Cunha, V., Pelixo, P. (2022). Jovens e Educação Sexual: conhecimentos, fontes e recurso [Relatório preliminar. Abril 2022]. Lisboa. OFAP. Observatório das Famílias e de Políticas da Família. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

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OFAP. Observatório das Famílias e de Políticas da Família. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

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