Loading...
22 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 22
- Opening remarks for the Philosophical Inter Views projectPublication . Pombo Nabais, Catarina; Cunha, Diogo Silva; Pinheiro, João
- Postmodernity doesn’t exist. Interview to Boris GroysPublication . Pombo Nabais, Catarina
- Processos Criativos nas Ciências e nas Artes. A questão da participação públicaPublication . Pombo Nabais, Catarina; Cristina, Luís; Alves, Filipe; Vizinho, André; Tiago, Patrícia; Duarte, João cão; Arquizan, Tatiana; Fernandes, Adalberto; Cid, Ângelo Neto; Nobre, Ana; Botton, Sebastião de; Morais, Ricardo; Salazar, Gabriela; Dimitriadu, Agapi; Mourão, Rui; Vahia, Liz; Sousa, RuiAs ciências e as artes sempre utilizaram processos coletivos de criação. Porém, a criação colectiva ganhou recentemente novos contornos pela emergência, a partir da década de 60 do século XX, daquilo que a podemos chamar “viragem participativa”, isto é, o surgimento de um público informado, que se interessa, que toma parte activa, que encontra formas diversas de participação ou é chamado a participar nos processos criativos das ciências e das artes. Este livro propõe-se pensar as práticas participativas que hoje atravessam a actividade criativa das ciências e das artes, discutir as razões da sua emergência e interrogar o sentido da sua concomitância no mundo actual. Ao longo de quatro anos, foram convocados vários cientistas e artistas com trabalho de campo realizado nesta área para apresentar, partilhar e discutir as dificuldades, os desafios, os resultados e as alegrias que a prática destes processos desencadeia. Ao conciliar um retrato de projectos concretos de criação participativa em ciência e em arte à micro-escala, todos eles localizados em pequenas comunidades e respondendo a contextos diferenciados, com uma visão filosófica sobre os conceitos mobilizados pelos processos criativos participativos, a vontade deste livro é contribuir, de forma significativa e objectiva, para o debate actual, e cada vez mais urgente, sobre o sentido, os limites e as virtualidades da participação pública nas ciências e nas artes.
- Homem/animal: a arte como anti-humanismoPublication . Pombo Nabais, Catarina
- Kafka and Melville: the same struggle for a people to come?Publication . Pombo Nabais, Catarina
- Deleuze’s two approaches to KafkaPublication . Pombo Nabais, Catarina
- Gilles Deleuze: Philosophie et LittératurePublication . Pombo Nabais, CatarinaLa découverte d’un permanent déplacement du regard de Deleuze sur l’art littéraire nous a conduit d’une sémiologie analytique des énoncés fictionnels à une pragmatique des agencements collectifs d’énonciation, ensuite à une philosophie de la Nature des machines abstraites littéraires, et finalement à une éthique de l’esprit fabulateur. Le fil conducteur est donné par le programme d’un empirisme transcendantal qui décrit et la genèse de l’expérience à partir de la violence que l’œuvre fait sur la pensée, et l’œuvre comme expression d’une forme de vie. De Proust à Beckett, en passant par Masoch, Kafka, Bene et Melville, on voit surgir les différentes figures d’une vie non-organique de l’art, laquelle porte les noms : «essence», «fantasme», «événement», «agencement», «devenir minoritaire», «peuple à venir» et «âme».
- O Corpo da Estética: Arte e Natureza em Gilles DeleuzePublication . Pombo Nabais, Catarina
- Technological tattoo: in-between art and sciencePublication . Pombo Nabais, Catarina
- Intelligent technological tattoos. Science, Art and Technology on and under the skinPublication . Pombo Nabais, CatarinaThis article explores the most recent kind of tattoos: the technological, smart, tattoos. These tech-tattoos have the capacity of sensing, measuring, analysing and emitting data about the body’s biochemistry through signs and colours inscribed in and on the skin, depending if they are done in the body with conductive ink or if they are worn on the skin. Even if still temporary - because conductivity is lost through skin’s natural resistance -, tech-tattoo aims at becoming a daily device.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »