Browsing by Issue Date, starting with "2013-05"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Sistemas fiscais no Império: o caso do ouro do Brasil, 1725-1777Publication . Costa, André; Costa, Maria Leonor Freire; Cardim, Pedro Albuquerque
- Protein extraction and two-dimensional gel electrophoresis of proteins in the marine mussel Mytilus galloprovincialis: an important tool for protein expression studies, food quality and safety assessmentPublication . Campos, Alexandre; Puerto, Maria; Prieto, Ana; Caméan, Ana; Almeida, André; Coelho, Ana V.; Vasconcelos, VitorBACKGROUND: Shellfish farming is an important economic activity that provides society with a valuable source of food. Analyses of the protein content and metabolism of shellfish are therefore of utmost importance to monitor the presence and effects of environmental contaminants in these organisms and also to assess food quality and authenticity. The aim of the present study was to compare different protein extraction protocols commonly used in two-dimensional gel electrophoresis (2DE) research and select the most suitable for the analysis of gill and digestive gland proteomes from the marine mussel Mytilus galloprovincialis. RESULTS: High-resolution protein separation was achieved by direct solubilisation of proteins from M. galloprovincialis tissues with urea (7 mol L−1), thiourea (2 mol L−1), CHAPS (40 g L−1), DTT (65 mmol L−1) and ampholytes (pH 4–7, 8mLL−1). Subsequent protein identification from 2DEgels by MALDI-TOF/TOFmass spectrometry revealed a high number of proteinswith functions in cytoskeleton structure, dynamics andmaintenance. Other proteins identified in the 2DE gels are involved in energy production and carbohydratemetabolism, metal transport, chaperones and stress response, cell signalling and regulation, proteolysis and protein transduction. CONCLUSION: Important protein markers for contaminant and quality assessment of shellfish food products can be analysed using 2DE.
- Gilles Deleuze: Philosophie et LittératurePublication . Pombo Nabais, CatarinaLa découverte d’un permanent déplacement du regard de Deleuze sur l’art littéraire nous a conduit d’une sémiologie analytique des énoncés fictionnels à une pragmatique des agencements collectifs d’énonciation, ensuite à une philosophie de la Nature des machines abstraites littéraires, et finalement à une éthique de l’esprit fabulateur. Le fil conducteur est donné par le programme d’un empirisme transcendantal qui décrit et la genèse de l’expérience à partir de la violence que l’œuvre fait sur la pensée, et l’œuvre comme expression d’une forme de vie. De Proust à Beckett, en passant par Masoch, Kafka, Bene et Melville, on voit surgir les différentes figures d’une vie non-organique de l’art, laquelle porte les noms : «essence», «fantasme», «événement», «agencement», «devenir minoritaire», «peuple à venir» et «âme».
- PAPEL DOS GESTORES NA MUDANÇA CULTURAL DA ADMINISTRAÇÃO CENTRALPublication . Bilhim, JoãoRESUMO A influência da New Public Management (NPM) na reforma administrativa em Portugal e, em particular, no que toca à introdução de maior racionalidade técnica nos processos de gestão pública é amplamente reconhecida (Mozicafredo, 2000); (Bilhim, 2008); (Rocha, 2011). Foram muitos os governos que, nos países da OCDE, tomaram iniciativas idênticas. Todavia, a literatura sobre a reforma administrativa apresenta bastante evidência da resiliência das burocracias institucionais ao controlo dos gestores e à mudança (Burns e Stalker, 1961); (Bjur e Caiden, 1978); (Bilhim 1995, 2010). Por outro lado, a sociologia da gestão tem ajudado a identificar e compreender a imagem platónica do gestor - executor racional do sistema de planificação e controlo de uma estrutura organizacional, adaptável rapidamente à envolvente – transmitida pela retórica da ideologia tecnocrata (Reed, 1989). Este artigo quer contribuir para o debate sobre o papel do gestor público na mudança da cultura organizacional, a partir do caso da meritocracia.
- Do cuidar, educando: revisitando João dos SantosPublication . Magalhães, JustinoJoão dos Santos foi professor de Educação Física, vindo posteriormente a cursar Medicina e a especializar-se como Pedopsiquiatra. A obra de João dos Santos é inseparável da vida, que nele é enlace e acção. Vivendo e contando com estímulo e ajuda, a criança desenvolve-se, forma-se, educa-se em si própria. A educação é um processo de vida e só vivendo se realiza. A intencionalidade pedagógica prolongou-a João dos Santos na formação dos técnicos que com ele trabalhavam: os de saúde mental, os educadores, os professores. Mas para João dos Santos a intencionalidade pedagógica é também compromisso social e desiderato de democracia. Educar e curar formam um mesmo binómio, que remete para um paradigma conectivo. A aproximação à pedagogia institucional foi, em João dos Santos, uma base para a reeducação. A instituição gera um em e um entre de comunicação; permite o (re)encontro e a realização; desafia à criatividade e à participação. A instituição (re)faz. Pensar o legado de João dos Santos é reconhecer o prestígio e o mérito científico-humanitário da sua vida e obra.
- Movimento do verbo em kriolPublication . Maria, Candinha Pinto; Hagemeijer, TjerkEsta tese estuda o movimento do verbo em kriol, o crioulo de base lexical portuguesa da Guiné-Bissau. Geralmente, assume-se que línguas crioulas não apresentam movimento do verbo (e.g. Roberts 1999), o que não é tão surpreendente se considerarmos que estas línguas tipicamente não apresentam morfologia flexional e possuem as chamadas partículas pré-verbais que bloqueiam o movimento de V para T. Este tópico ainda não foi abordado em trabalhos existentes sobre o kriol, mas tem sido estudado para uma língua próxima, o kabuverdianu, para a qual Baptista (2002) propõe uma análise de movimento do verbo, que se apoia em evidência de testes de colocação de advérbios, flutuação de quantificadores e do sufixo verbal –ba. No entanto, outros autores defendem que estes argumentos não são sólidos e propõem análises alternativas, nomeadamente o abaixamento do sufixo –ba Pratas (2007) e uma relação de concordância entre T e o sufixo Alexandre (2009). Mostraremos que os testes diagnósticos tradicionais para determinar se há movimento do verbo, como por exemplo os usados para o estudo do kabuverdianu, produzem resultados substancialmente diferentes para o kriol, indicando que esta língua apresenta movimento do verbo. Propomos, mais concretamente, que há movimento curto do verbo para uma projeção encabeçada por ba a que o verbo se adjunge. Embora ba seja frequentemente considerado um morfema livre (e.g. Kihm 1994), existe uma diferença semântica clara entre o ba temporal, que ocorre adjacente ao verbo, e um ba adverbial. Se esta análise tiver viabilidade, ela mostra-nos que línguas crioulas, mesmo que sejam próximas, podem apresentar valores de parâmetro distintos.
- José Saramago: da viagem ao viajantePublication . Gonçalves, Mariana de Matos; Martins, Manuel FriasO tema da viagem é frequente na literatura de José Saramago. Neste trabalho, analisam-se as obras A Jangada de Pedra (1986) e A Viagem do Elefante (2008) para tentar identificar os vários tipos de viagem que nelas se podem encontrar. A viagem, aqui entendida como percurso transformador do indivíduo, realiza-se em duas dimensões: num plano interior, em que o Eu se vai transformando à medida que vivencia os acontecimentos externos, e de um ponto de vista exterior, em que o Eu se depara com o Outro e entre os dois se estabelecem diferentes tipos de relação. Por isso, este trabalho reflecte sobre a confluência dos movimentos interno e externo no indivíduo, sendo a evolução pessoal do mesmo encarada como uma viagem permanente. Pelas afinidades temáticas com os dois romances referidos, a dissertação debruça-se ainda, e com alguma demora, sobre o escritor/viajante de Viagem a Portugal (1981).
- A mulher e a soberania: metáforas humanas e divinas da Legitimação do poder na literatura épica grega e em paralelos indo-europeusPublication . Martins, Ricardo Louro; Rodrigues, Nuno SimõesA literatura épica indo-europeia oferece-nos inúmeros exemplos de mulheres e deusas poderosas, que longe de representarem apenas a passividade face à acção heróica masculina, expressam o centro sobre o qual toda a acção épica se resolve. A mulher épica é por natureza aquela que dá, detendo assim o papel mais simbólico quanto à soberania e reconhecimento da mesma, o qual se expressa nas suas relações familiares e amorosas. A heroína épica, reflectindo princípios e divindades femininas, possibilita compreender as crises terrenas aliadas das celestes, bem como o processo de legitimação de um poder celeste no mundo e da preservação de uma dinastia, que são com frequência representados no casamento e no contra-rapto legal. A compreensão da mulher épica grega e indiana enquanto elemento legitimador, que afasta e congrega os elementos masculinos, torna-se possível quando esta é libertada do seu contexto e comparada com outras mulheres e deusas que lhe são semelhantes, permitindo elaborar uma origem e estrutura cultural indo-europeia.
- Influência do tratamento da cetose subclínica em vacas leiteiras no início de lactaçãoPublication . Sousa, Edgar Agostinho Loureiro; Dammert, Carsten; Stilwell, George ThomasO presente estudo foi realizado numa exploração agropecuária situada na Freguesia de Benavente, Distrito de Santarém que se caracteriza por ser uma exploração de regime intensivo de produção de leite. O estudo insere-se numa metodologia de estudo de caso e a amostra inclui 131 fêmeas selecionadas ao acaso entre novilhas e vacas adultas que concluíram a gestação durante o período do estudo. A recolha de dados iniciou-se com o parto através da medição da condição corporal (BCS). Posteriormente entre o décimo quinto (D15pp) e décimo oitavo dia pós-parto (D18pp) foi efetuada uma medição da concentração sanguínea de β-hidroxibutirato (BHB) e novamente avaliação BCS. As vacas leiteiras (VL) com concentrações sanguíneas de BHB acima de 1,4 mmol/l e sem sinais clínicos de cetose, eram sequencialmente incorporadas no grupo tratadas (GT), animais em que lhes era feito um tratamento, ou no grupo controlo (GC), animais que não era feito tratamento. O tratamento consistia na administração oral diária de 500 ml de propilenoglicol (PG), durante cinco dias e de um bolus endovenoso de 1L de soro glucosado 30% Braun® com 20 ml de Catosal® no primeiro e no terceiro dia de tratamento. Passados 5 dias após a primeira medição da concentração sanguínea de BHB esta voltava a ser mensurada nos animais pertencentes ao GT e GC. Os resultados obtidos indicaram que as vacas multíparas sem cetose subclínica (CSC) dão mais leite (91,5 ± 38,28; p = 0,0185) do que as vacas com CSC. As VL com CSC têm maior probabilidade de desenvolver cetose clínica (p = 0,0001). Não existem diferenças significativas (p = 0,42) entre as vacas tratadas e as vacas não tratadas na produção de leite. Também se verificou que nas VL tratadas a concentração sanguínea de BHB diminui significativamente (p = 0,038) mas que o tratamento não tem qualquer influência na prevenção da cetose clínica (p = 0,6817), deslocamento do abomaso à esquerda (DAE) (p = 1) e mastite (p = 0,4828). Considerando apenas a produção de leite, o tratamento de vacas com CSC não aparenta ter retorno económico nos 15 dias após o tratamento (p = 0,16). No entanto outros estudos devem ser realizados de forma a contabilizar outros fatores que não apenas os associados à produção de leite momentânea e comparar esta medida com outras medidas preventivas e o seu impacto económico nas explorações tendo em conta os custos não contabilizados neste trabalho
- Terrorismo jihadista e contra - terrorismo: estudo comparado entre a União Europeia e a IndonésiaPublication . Gomes, Andreia Filipa Nogueira; Silva, Teresa de Almeida eO terrorismo jihadista tem sido uma das ameaças mais perigosas neste milénio um pouco por todo o mundo. Esta dissertação pretende comparar a evolução nos últimos anos do terrorismo jihadista na União Europeia e na Indonésia. É igualmente nosso propósito apresentar medidas anti-terroristas levadas a cabo nas duas regiões, bem como o trabalho que tem sido feito em conjunto para enfrentar este fenómeno. Este trabalho visa assim responder à seguinte pergunta: que lições podem trocar a UE e a Indonésia na luta anti-terrorista? No primeiro capítulo, justificaremos a escolha do tema e apresentaremos algumas considerações metodológicas para a realização deste trabalho. No segundo capítulo, apresentaremos alguns conceitos relativos à temática em análise e explanaremos a problemática em torno do terrorismo jihadista actual a nível global. No terceiro capítulo, analisaremos a situação do terrorismo jihadista na União Europeia desde final do século passado e ainda várias medidas anti-terroristas tomadas na região e a nível global. No quarto capítulo, será a vez de falar da mesma temática aplicada à Indonésia, não esquecendo a região do Sudeste Asiático, onde o país tem uma posição de destaque a vários níveis. No quinto capítulo, será examinado o trabalho conjunto entre UE e Indonésia na luta contra o extremismo violento e ainda sugeridas formas de as duas regiões se apoiarem para tornar a luta anti-terrorista mais eficaz. Finalmente, no sexto capítulo, serão discorridas as conclusões da presente dissertação.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »