FL - CLEPUL - Livros e Capítulos de Livros
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Recent Submissions
- «A catástrofe do estabelecido»: ucronia e acronia na obra de Mário CesarinyPublication . Martins, Patricia Soares; Sousa, Rui
- Que faremos com José Saramago?: ensaiosPublication . Nogueira, Carlos; Vieira, José
- A escrita do outro: mentiras de realidade e verdades de papelPublication . Vieira, José
- Cadernos de Santiago IIPublication . Sainz-Trueva, José; Andrade, Irene; Coelho, Leonor; Santos, Thierry
- A Bíblia nos séculos XX-XXIPublication . Alves, Herculano
- A Bíblia nos séculos XVIII-XIXPublication . Alves, Herculano
- As mulheres e a imprensa periódicaPublication . Lousada, Isabel Maria da Cruz; Chaves, Vania Pinheiro; Pinheiro, Luís
- Mergulhar de olhos abertos: os contos para crianças de Sophia e a descoberta do mundoPublication . Teixeiro, AlvaO capítulo pretende analisar os relatos para a infância de Sophia de Mello Breyner Andresen que, adequados às competências dos leitores mais jovens, mostram toda a complexidade do mundo às crianças, pois neles encontramos a luz, mas também as sombras de realidades como a morte, a tristeza ou o egoísmo.
- Nenhum vestígio de impureza: da necessidade estética na ética e na poética de Sophia de Mello Breyner AndresenPublication . Teixeiro, AlvaEste ensaio estuda a obra ímpar de Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 1919 - Lisboa, 2004) que, à margem dos "standars" estéticos do seu tempo, representa uma das vias possíveis de retorno à pura necessidade intelectual de beleza, verdade e sabedoria. Através de valores como o de um domínio estético excecional, um luminoso saber intuitivo equilibrado com uma poderosa capacidade intelectual e uma certa vontade tutelar, a representação literária que a autora nos oferece apresenta-se como fundadora de um mundo diferente ou, antes, de um sentido diferente para o mundo. Dos géneros diversos em que se manifesta a sua escrita, emana um certo valor arcangélico e, ao mesmo tempo, perturbador, mas sempre luminoso dentro de uma met¡eorologia escritural variável. Neste sentido, a essência da poesia de Sophia deriva da exigência de esclarecimento, a partir da oposição contra qualquer forma de mistificação ontológica e/ou moral, como a indeferença, a alienação, a mentira ou a injustiça. Essa orientação conduz, necessariamente a uma separação, a maior possível, da banalização do real. A possibilidade da literatura numa civilização dominada por um estreito racionalismo conformista ou, na melhor das hipóteses, cinicamente pessimista torna-se assim um problema específico da escrita da utora portuguesa que esta soluciona por duas vias: afasta-se do mundo para oferecer uma idealidade só possivel no espaço da arte ou, num movimento oposto, encara desde o seu próprio centro a circunstância contemporânea como única possibilidade de negá-la de modo fundamentado. O Ensaio é o resultado do Projeto de Pós-Doutoramento “Nenhum vestígio de impureza. Poéticas da obra de Sophia de Mello de Breyner Andresen” que, orientado pelo Professor Carlos Mendes de Sousa, foi realizado pela autora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
- Uma África de africanidade variável: afluências e divergências a respeito do imaginário cultural africano e afro-brasileiro na ficção de Alberto MussaPublication . Teixeiro, AlvaO texto foca a 'africanidade' na obra de Alberto Mussa (Rio de Janeiro, 1961), neto de imigrantes libaneses e palestinos ortodoxos. Obra que se situa no estágio literário de maturidade, de convívio e entrecruzamento entre a literatura oral e memorialística e a sua reescrita romanesca, mostrando-se a sua obra como um importante lugar de renovação a respeito de qualquer evolução previsível.