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DDCV - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis

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  • Tecnologias aplicadas ao Design de Comunicação no 2º ciclo de estudos
    Publication . Godoi, Gabriel Andrade; Cabral, Teresa Olazabal; Martins, João Paulo do Rosário, coorientador
    A evolução tecnológica dos últimos 30 anos e a consequente utilização generalizada do computador e dos fluxos de trabalho digitais lançou, sobre uma ainda recente disciplina em Portugal, um enorme desafio para as instituições dedicadas ao ensino do Design de Comunicação. Ao passo que, na génese do design como o entendemos hoje, está a separação entre projeto e execução [De Fusco, 1999], a evolução tecnológica “devolveu” aos designers de comunicação um grande conjunto de tarefas de carácter técnico-­produtivo, desempenhadas por profissionais especializados até há cerca de 20 anos atrás. A recente Declaração de Bolonha [1999] e o processo de adequação curricular daí decorrente, alargou ainda mais este desafio, alterando inclusive o perfil dos mestrandos que, em face a esta nova realidade, recorrem ao mestrado como forma de especialização profissional. Relatos informais recolhidos pelos autores no âmbito da sua atividade profissional e docente nestes últimos 15 anos junto aos novos mestres — cuja inserção no mercado de trabalho exige uma série de competências técnicas que não são fornecidas no âmbito dos cursos — descrevem uma realidade que aponta para alguma inadequação na formação tecnológica dada aos alunos do 2.º ciclo. Suspeitava-se também que esta inserção se daria de uma forma generalizada, precisamente a partir de tarefas de caráter técnico-produtivo, sobre as quais a formação recebida é, como dissemos, insuficiente. O objetivo desta investigação foi identificar, sob o prisma da realidade atual, os contornos desta problemática e as reais necessidades, de forma a redefinir o papel das Instituições de Ensino Superior face a esta questão. Para isso, para além da elaboração da Contextualização Teórica, utilizámos metodologias de investigação não-intervencionistas de base maioritariamente qualitativa, recorrendo pontualmente a métodos quantitativos, para descrever esta realidade junto dos 3 principais grupos de atores: alunos/designers, empresas executoras dos projetos em Design de Comunicação e Instituições de Ensino. Pudemos verificar os pressupostos iniciais da investigação e identificar as reais necessidades que nos permitiram elaborar um contributo pedagógico a partir do qual as Instituições de Ensino Superior poderão vir a assumir um papel preponderante no ensino das Tecnologias Aplicadas ao Design de Comunicação no 2.º Ciclo e, desse modo, dotar os alunos com as competências necessárias para o exercício pleno da profissão nos dias atuais.
  • O desenvolvimento de uma plataforma habilitante para reinserção social
    Publication . Oliveira, Caio Marcelo Miolo de; Almendra, Rita Assoreira
    Cada vez mais o Design se tem destacado como uma importante disciplina para auxiliar na resolução de problemas sociais complexos. Através da recombinação de tecnologias, técnicas e métodos, o designer insere-se em comunidades/organizações para auxiliar na interpretação das suas necessidades, na construção de cenários inovadores, na tomada de decisões estratégicas, entre outras ações, que em conjunto, estimulam processos de inovação social. Ao desenvolver essas estratégias, o designer está a projetar em co-design com os membros dessas soluções habilitantes: sistemas de produtos e serviços para capacitar as pessoas a cooperarem e alcançarem um determinado resultado, através das competências que possuem ou pelo desenvolvimento destas. O conjunto estruturado de soluções habilitantes compõe uma plataforma habilitante. Soluções habilitantes já foi a temática da tese de Mestrado do investigador. A fim de obter resultados mais consistentes, preencher lacunas teóricas e práticas percebidas, procurou-se na presente investigação desenvolver uma plataforma habilitante aplicada a outro contexto. Esta foi desenvolvida com a Aproximar – Cooperativa de Solidariedade Social, localizada no município da Amadora (em Alfragide), que atua em parceria com o Sistema de Justiça Criminal (SJC) Português, com objetivos relacionados ao apoio à reinserção social de pessoas que cumprem pena na comunidade ou em reclusão. Nesse contexto, o objetivo da investigação de Doutoramento foi entender como se pode, através do Design, desenvolver uma plataforma habilitante que favoreça a reinserção social de pessoas que cumprem pena, seja em reclusão ou na comunidade. Para isso, seguiu-se o modelo metodológico de investigação-ação de Stringer (2007), ao longo de três ciclos: o primeiro através da criação e implementação de um curso para a empregabilidade para pessoas cumprindo pena em reclusão; o segundo relativo ao desenvolvimento junto ao SJC de uma metodologia de envolvimento comunitário para a problemática da reinserção social de pessoas que cumprem pena; e o terceiro, relativo à criação e implementação de um programa de formação para profissionais com o objetivo de os capacitar para serem formadores de um curso para a empregabilidade contribuindo para a reinserção social de jovens (dos 16 a 30 anos) que cumprem pena na comunidade. Como resultados da investigação, obteve-se o desenho de um modelo de plataforma habilitante que está a ser implementado pela Aproximar, que foi avaliado positivamente por especialistas da área de Design. Esta investigação representa a expansão do conhecimento sobre os temas abordados, o reconhecimento de competências que o designer deve ter para atuar nesse contexto, a validação do potencial que o desenvolvimento de uma plataforma habilitante tem para contribuir para a reinserção social de pessoas que cumprem pena em reclusão ou na comunidade, e por fim, um real contributo para a sociedade.
  • Projeto baseado em energia
    Publication . Mateus, Daniel Fernando Tomé; Romão , Luís António dos Santos; Duarte, José Manuel Pinto, coorientador
    A presente tese desenvolve um sistema de projeto para o envelope de edifícios, o qual se baseia em processos energéticos, permitindo criar e transformar formas para o envelope de edifícios que sejam capazes de captar de um modo eficiente a irradiação solar incidente no envelope. Pretende assim estabelecer um paradigma de Projeto baseado em Energia, abordando para isso um caso de estudo específico, o Projeto Digital de Envelopes de Edifícios. Para viabilizar o Projeto baseado em Energia e o Projeto Digital de Envelopes de Edifícios é elaborado um sistema Arquitetura-Envelopes de Edifícios, o qual relaciona o projeto digital de envelopes de edifícios com outros tipos de projeto a montante, nomeadamente o projeto de arquitetura, e a jusante, como o projeto dos vãos de um edifício. É desenvolvida também uma metodologia para o projeto digital de envelopes de edifícios e são elaborados dois instrumentos conceptuais para a conceção de envelopes de edifícios: o conceito teórico de Algoritmo de Forma e uma Gramática do Envelope de Edifícios, baseados nos conceitos de gramática da forma, gramática descritiva, gramática discursiva e gramática genérica. Para a constituição de um instrumento prático de projeto, a gramática do envelope de edifícios é implementada em um protótipo de software, designado por LIDIA, o qual é testado no desenvolvimento de um projeto para o envelope de duas tipologias de moradias unifamiliares, onde é possível comprovar que a gramática do envelope de edifícios é válida para a geração de formas para o envelope de edifícios, que captam de um modo eficiente a irradiação solar incidente no envelope. Deste modo, é comprovada a eficiência do sistema Arquitetura-Envelopes de Edifícios, da metodologia elaborada, do conceito de Algoritmo de Forma, da Gramática do Envelope de Edifícios e do protótipo de software LIDIA, viabilizando-se o Projeto Digital de Envelopes de Edifícios e o paradigma do Projeto baseado em Energia.
  • CICERO
    Publication . Santos, Deborath Macedo dos; Beirão, José Nuno Dinis Cabral
    Ao longo do tempo os arquitetos fizeram uso de métodos gráficos e estudos volumétricos para planejar, projetar e representar os projetos arquitetônicos. Experimentam as possibilidades desde o início do processo criativo até a elaboração do projeto arquitetônico. Atualmente os recursos informáticos permitem estender as capacidades de representação dos projetos para além do universo da mera representação geométrica, associando dados técnicos, quantitativos e descritivos às referidas representações facilitando sua execução e a comunicação das suas complexidades técnicas, onde se destaca o paradigma de representação BIM (building information modelling). O SuperAdobe, também conhecido como “adobe ensacado”, “saco contínuo de terra estabilizada”, “earthbag building”, “Earth-filled bags” ou “domo em adobe”, consiste na técnica construtiva onde as paredes são construídas essencialmente por sacos preenchidos com areia e empilhados, sendo estabilizados com arame farpado entre os sacos. São construções duráveis, fortes, climaticamente eficientes, formalmente flexíveis e são compostas por recursos renováveis e reaproveitáveis favorecendo o desenvolvimento sustentável. Esta investigação responde à questão de como a modelação paramétrica, inserida em ambiente BIM, pode auxiliar na concepção específica de projetos em SuperAdobe. A técnica de construção em SuperAdobe é mais vantajosa do que as demais com terra, pois não é necessário o uso de fôrmas de madeira ou outro material semelhante, é mais resistente às ações sísmicas, exige menos manutenção e tempo de construção, e pode ser autoportante para tipologias de até dois pavimentos. Apesar de a construção em terra ser uma solução reconhecida de baixo impacto ambiental, as ferramentas informáticas existentes ainda são fatores limitantes neste tipo específico de projetos. A tese tem por objetivo, a criação de alternativas informáticas para auxiliar a concepção de projetos em SuperAdobe. Objetivamente na fase de criação de modelos virtuais em 3D com dados técnicos associados. Com relação às metodologias, trata-se de uma pesquisa de cunho experimental dividida em duas fases, modelação paramétrica e estudos em ambiente BIM. Os experimentos foram validados por aplicação de inquéritos (baseado nas dez heurísticas de Nielsen) e simulação em computador respectivamente. A principal contribuição dessa investigação é a introdução da tecnologia de construção com sacos de terra/superAdobe no ambiente BIM. Os resultados mostram que, com o uso destas ferramentas, é possível modelar domos e absides em menos de 5 minutos e depois associá-los a qualquer outra tecnologia construtiva em ambiente BIM com geração automática de dados técnicos.
  • An uninterrupted urban walk
    Publication . Sucuoglu, Elif Ensari; Beirão, José Nuno Dinis Cabral
    Os aglomerados urbanos em rápido crescimento contribuem e enfrentam hoje, as consequências de crises globais, como a poluição, as alterações climáticas, a diminuição dos recursos naturais, conflitos sociais e migrações em massa. O planeamento e projecto do ambiente construído são essenciais para uma correcta organização da vida urbana, de modo a reduzir a poluição, distribuir recursos de maneira justa, fortalecer laços sociais e comunitários e prosperar economicamente. Projectar cidades incentivando a pedestrianização como meio de transporte constitui uma contribuição para esses objectivos, facilitando a mitigação da poluição, o acesso livre e democrático aos recursos urbanos, revitalizando as ruas e consequentemente apoiando as economias locais. Embora a investigação sobre a pedestrianização e caminhabilidade do ambiente construído já tenha décadas, temos hoje dados urbanos atualizados e ferramentas mais precisas do que nunca, que permitem uma análise detalhada dos factores que promovem a pedestrianização, podendo suportar decisões baseadas em evidências para o desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável. Tais ferramentas de planeamento viabilizam também uma melhor integração destes dados nos processos de projecto bem como a sua comunicação aos vários agentes participantes na decisão. Esta dissertação defende a necessidade de um método de análise 3D à escala da rua para informar soluções flexíveis de projecto urbano baseadas em dados urbanos rapidamente actualizáveis e acessíveis remotamente, obtidos sem a necessidade de pesquisas no local. Este método preenche uma lacuna existente na literatura propondo um fluxo de trabalho semi-automático. Este fluxo de trabalho propõe-se solucionar a desconexão entre a investigação no campo da pedestrianização, as ferramentas existentes e os processos de planeamento e projecto urbano. Argumenta-se que essa desconexão resulta da priorização de preocupações financeiras nos processos de planeamento e desenho urbano e da falta de métodos de avaliação rápidos e práticos aplicáveis nas várias etapas e escalas de projecto e de um modo fragmentado ou holístico. Além disso, os métodos existentes de avaliação da caminhabilidade que avaliam contextos urbanos nestas escalas e detalhe, não são capazes de avaliar ruas através de dados urbanos acedidos remotamente, recorrendo geralmente a auditorias ou pesquisas onerosas e morosas no local. O fluxo de trabalho proposto neste estudo visa responder a esta necessidade; combina um modelo 3D de uma unidade de vizinhança desenvolvido num ambiente de programação visual, SIG e códigos personalizados, e utiliza um modelo de análise morfológica chamado Convex e Solid-Void, combinado com técnicas de Web-scrapping e reconhecimento de imagem. A dissertação contribui para a investigação sobre caminhabilidade, propondo um fluxo de trabalho de análise de caminhabilidade em escala micro, em 3D, e remotamente aplicável, além de distinguir indicadores aplicáveis a ruas com diferentes formas e usos. O método promove o modelo computacional de análise urbana, Convex e Solid-Void, apresentando a sua primeira aplicação ao problema urbano da caminhabilidade. Também demonstra a integração de fontes de dados acessíveis remotamente, incluindo imagens de Street View obtidas de uma plataforma de mapas on-line e dados de redes sociais geo-localizados, para a avaliação quantitativa dos espaços urbanos. De futuro, pretende-se desenvolver o método para permitir o acesso remoto da avaliação a várias dessas fontes de dados. Tal é possível pelo uso combinado de SIG com representações espaciais 3D e ferramentas de programação integradas no mesmo fluxo de trabalho. Estes ambientes, que facilitam a associação de elementos espaciais com informações semânticas por meio de bases de dados, possibilitam a utilização de quaisquer dados que possam ser processados em análise espacial para alimentação de processos de projecto gerativo. O resultado desta pesquisa apresenta-se na forma de recomendações de planeamento e desenho urbano e também pretende ser um recurso prático a ser usado em projectos de reabilitação urbana. Como parte do modelo Convex e Solid-Void usado neste estudo, apresenta-se uma nova unidade espacial 3D "Street-Void", na qual todos os dados coletados são agregados para análise. Identificam-se indicadores específicos para avaliar com mais precisão os espaços das ruas, primeiro distinguindo entre ruas e praças e depois avaliando quantitativamente espaços semelhantes a ruas e espaços semelhantes a praças, e ainda espaços residenciais e de uso misto. Com base nos resultados da aplicação do método a quatro bairros estudados nas cidades de Istambul e Lisboa, e uma classificação das ruas usando os indicadores identificados, apresenta-se um conjunto de recomendações, que se atribuem a intervalos de valores próprios das tipologias específicas de ruas. Estas recomendações são formuladas para que possam ser aplicadas holisticamente ou de maneira fragmentada em diferentes fases de projecto ou cenários de melhoria urbana. Este estudo amplia o conhecimento sobre pedestrianização, sugerindo diferentes indicadores e faixas de valor para a avaliação de ruas, relacionando caminhabilidade com a variação das suas formas e usos. A tese está organizada da seguinte forma. No capítulo de introdução, são apresentados brevemente os objetivos da pesquisa, a contribuição e importância para o tema, metodologia, resultados e conclusão. No segundo capítulo, são apresentadas as questões de investigação a que a tese responde e a hipótese construída sobre essas questões. Estas questões podem ser listadas da seguinte maneira. Como podem a caminhabilidade e seus critérios serem integrados nos processos de desenho urbano (à escala do bairro)? Quais as qualidades do ambiente urbano construído que devem ser consideradas para a avaliação da caminhabilidade, para que as decisões de projecto possam ser informadas com mais eficácia? Como podemos avaliar a pedestrianização de um bairro num ambiente urbano complexo e em constante mudança? O terceiro capítulo apresenta uma revisão da literatura no tema da pesquisa, incluindo os temas do projecto urbano centrados no ser humano, investigação existente sobre a medição da caminhabilidade e sobre ferramentas de projecto algorítmico desenvolvidas para a escala urbana e em particular para a escala do bairro. No quarto capítulo, são explicados o método do estudo realizado e os princípios do fluxo de trabalho acima apresentados. Discute-se o processo de selecção utilizado para determinar os atributos quantitativos para a medição da caminhabilidade. As “características” sob as quais esses atributos são agrupados são a densidade, diversidade, conectividade, escala humana, complexidade, clausura (enclosure), forma, inclinação, permeabilidade e infraestrutura. Estas características e atributos são reduzidos posteriormente através de um processo de eliminação aos seus componentes principais. O quinto capítulo apresenta os estudos de caso dos bairros que são utilizados no desenvolvimento do fluxo de trabalho de medição, a interpretação dos atributos de caminhabilidade face aos dados medidos e uma análise inicial desses dados quantitativos. No sexto capítulo, o uso de dados de redes sociais e imagens street view como representantes de caminhabilidade são testados por métodos estatísticos e os espaços das ruas analisados são classificados com base nos atributos medidos (através de um método de clustering). Tipologias de rua com atributos específicos são identificadas nas várias classes (clusters) obtidas. Os atributos são avaliados com base na comparação de seus resultados quantitativos para cada tipologia de rua e são reduzidos através de um processo de filtragem. O sétimo capítulo inclui uma reclassificação das ruas com base em suas formas e usos e uma avaliação das medidas dos seus atributos com base na comparação dos seus resultados para essas classes. Através dessa avaliação, diferentes intervalos de valores foram determinados para serem aplicados aos diferentes atributos das ruas, e as descobertas obtidas por este método foram convertidas num guia destinado a informar os processos de desenho e planeamento urbano. O oitavo capítulo resume a produção geral da tese, a sua contribuição para o conhecimento, bem como para os processos de projecto e planeamento urbano. Partindo dos seus aspectos inovadores, fornece também uma visão geral dos estudos futuros que a tese pode proporcionar. No presente desenvolvimento, o método proposto nesta tese para a medição da caminhabilidade e respectivas recomendações para os processos de projecto e planeamento podem ser utilizadas como parte de serviços de consultoria a ser prestados a municípios, consultoria particular e a profissionais de projecto e planeamento. Em estudos futuros, pretende-se tornar o fluxo de trabalho apresentado numa ferramenta que pode ser utilizada diretamente por projectistas e planeadores. Prevê-se que tais estudos sejam desenvolvidos através da multiplicação dos contextos estudados, melhorando a qualidade e a precisão dos dados urbanos utilizados, aumentando o nível de detalhe capturado pelo modelo de análise e aplicando a análise a fenómenos urbanos que não sejam somente a caminhabilidade. Devido às semelhanças dos seus ambientes construídos, os bairros utilizados no presente estudo, que são Kadikoy e Hasanpasa em Istambul e Chiado e Ajuda em Lisboa, permitiram a avaliação de um conjunto consistente de ruas, oferecendo variedade suficiente. Mais especificamente, devido às semelhanças em termos de escala e uso, quando os espaços das ruas desses bairros foram classificados com base nos atributos utilizados, revelaram-se 6 tipologias diferentes de espaços de rua. Prevê-se que essas tipologias sejam multiplicadas pela aplicação do método a contextos diferentes em termos de escala, forma e uso. Devido à disponibilidade de dados detalhados e a uma variedade de espaços nas ruas em termos dos critérios mencionados, Nova York, Singapura e Amsterdão são exemplos de cidades que poderão ser estudadas como novos casos de estudo.
  • Perpectiva linear paramétrica
    Publication . Correia, José Vitor de Almeida Florentino; Costa, Manuel Jorge Rodrigues Couceiro da
    O presente trabalho propõe e fundamenta um novo sistema de representação perspéctica, denominado Perspectiva Linear Paramétrica, que resulta de uma abordagem sistemática à ciência da perspectiva, sustentada na experiência didáctica de Desenho e Geometria Descritiva. Este sistema visa constituir-se como um sistema de perspectiva unificado, ao reunir e articular os actuais sistemas autónomos, referenciais na sua formulação: perspectiva planar, cilíndrica e esférica. O seu quadro conceptual é definido por três princípios: 1º dissociação entre superfície de representação e superfície de projecção; 2º mutabilidade da superfície de projecção; 3º adaptabilidade dos métodos de transferência da superfície de projecção para a superfície de representação. A sua operatividade assenta na utilização de uma superfície de projecção esferoidal, cuja identidade geométrica varia em função da concretização de dois parâmetros: Raio e Excentricidade. Os seus resultados gráficos reproduzem os sistemas referenciais mas acrescentam um número ilimitado de estados perspécticos intermédios (híbridos), enriquecendo assim, de forma inclusiva, o papel da perspectiva como código estruturante do desenho descritivo.
  • Expressividade emocional em comunicação mediada por computador
    Publication . Lessa, Joana de Carvalho Folgado; Silva, Fernando José Carneiro Moreira da
  • O novo ciclo de vida dos objectos gráficos. Museu virtual do cartaz cultural
    Publication . Santos, Sílvia Maria Rala dos; Gomes, Maria Marques Calado de Albuquerque
  • Sistemas de informação pictográfica
    Publication . Rosa, Carlos Miguel Lopes; Martins, João Paulo do Rosário
    Este trabalho de investigação tem por objectivo apurar e sistematizar métodos e procedimentos de design para se obter coerência formal intra e inter-figura em sistemas pictográficos. O estudo incidiu sobre duas temáticas integradas na área do design de informação, abordando-se os espaços destinados a utilizações transculturais, uns de circulação curta mas muito intensa, os Aeroportos, assim como os espaços de circulação mais prolongada e lúdica, os Jogos Olímpicos. Escolheram-se os sistemas pictográficos dos aeroportos AIGA (1974), Schiphol (1991) e Colónia (2003) e os sistemas de pictogramas dos Jogos Olímpicos de Munique (1972), Barcelona (1992) e Pequim (2008). Em termos metodológicos, esta investigação centrou-se na Triangulação de Dados, recorrendo-se em exclusivo a métodos qualitativos de investigação activa, dos quais destacamos o processo de imersão encetado pelo candidato. Um dos resultados previstos era a possibilidade de propor e organizar um método ou métodos e procedimentos de design que visassem a obtenção de sistemas de pictogramas formalmente coerentes para uso em espaços tridimensionais transculturais. Não só se conseguiu apurar quatro métodos de design de sistemas pictográficos e respectivos procedimentos, assim como se teve a oportunidade de testar e validar estes resultados com um grupo de alunos de um curso do 1º ciclo do ensino universitário em design. O resultado basilar deste estudo é a sistematização de quatro métodos de design que facilitam a obtenção de coerência formal em sistemas pictográficos. São eles o Método Modular Padronizado em Grelha, o Método Modular em Linha, o Método Geométrico e o Método Livre. De todos eles, aquele que melhor garante a obtenção de coerência formal intra e inter-figura é o Método Modular Padronizado em Grelha. Considerou-se também que, quando se obedece a uma série de procedimentos de design, dos quais faz parte o uso de elementos modulares (atributos formais sintácticos) articulados sobre um princípio gerador (grelha ou esqueleto), melhor se responde ao problema da obtenção de coerência formal intra-sistema.