DDCV - Teses de Doutoramento / Ph. D. Thesis
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- Perspectiva e arquitectura. Uma expressão da inteligência no trabalho de concepçãoPublication . Costa, Manuel Jorge Rodrigues Couceiro da Costa; George, FredericoA perspectiva tem no processo conceptual dos arquitectos um importante papel. Nascendo como uma forma de representação, instituiu-se rapidamente como um modelo de pensamento, com fortes influências na sociedade e no espaço mental dos arquitectos. Como desenho, enquanto instrumento conceptual, a perspectiva integra e colabora na definição das estratégias do processo, podendo sintetizar numa só imagem uma ideia global apriorística, participar no intenso esforço de coordenação, que é característica fundamental da acção dos arquitectos e, mais que uma mera simulação visual, transmitir mensagens mais profundas acerca das intenções operatórias do autor. A execução da perspectiva - atendendo por um lado a essa intenção operatória (simulação visual, evocatória ou simulação espacial) e, por outro lado, ao modo de conhecimento do objecto (desenhos geométricos rigorosos, apontamentos aproximados ou dados não quantificados ) poderá ser mais ou menos "rigorosa", socorrer-se, alternativamente, de várias geometrias específicas. Resumindo, trata-se de uma expressão da inteligência no trabalho de concepção arquitectónica. PERSPECTIVE AND ARCHITECTURE - AN EXPRESSION OF INTELLIGENCE IN DESIGN PROCESS
- Cor. Natureza, ordem, percepçãoPublication . Loução, Maria Dulce Costa de Campos; Brandão, Augusto PereiraO estudo da cor como consequência de uma série de eventos interdependentes será feito sob três perspectivas: Uma primeira abordagem analisa a cor como um facto, dependente, quer da natureza da luz, quer da especificidade das superfícies, existindo enquanto manifestação destas duas realidades. Uma segunda abordagem observa diversos modos de sistematizar, ordenar e nomear cores; estudo de diversos modelos do facto cromático criados a partir de bases subtractivas, aditivas ou partitivas, onde a cor assume o seu valor de instrumento. Numa terceira abordagem encara a cor como processo: estuda a percepção cromática enquanto síntese de causas neurofisiológicas, psicológicas e culturais. O conjunto das três abordagens irá permitir a compreensão dos factores que regulam o papel da cor enquanto comunicação, bem como a confirmação da sua linguagem intrínseca. COLOUR: NATURE, ORDER, PERCEPTION
- Os espaços e as práticas : arquitectura e ciências sociais: habitus, estruturação e ritualPublication . Martins, João Paulo do Rosário; Lameiro, Carlos Manuel da SilvaNeste trabalho estudamos as relações estabelecidas na sociedade entre o espaço e o tempo, através das práticas humanas. Procura identificar-se o contributo do espaço (a Arquitectura, a Cidade, o Território, a Cultura Material) nos processos de produção e de reprodução da vida social e cultural; no processo de manutenção da coesão dos grupos sociais ao longo do tempo; no processo de introdução da mudança. Procura reunir-se um quadro conceptual que nos permita entender o papel desempenhado pelo espaço na identificação dos indivíduos e dos grupos; na definição de relações de poder entre eles; na constituição da memória e na experiência da história. São estudadas, em particular, a 'teoria da prática' e o conceito de 'habitus', de Pierre Bourdieu; a ‘teoria da estruturação’, de Anthony Giddens; os ritos e rituais, na interrelação que estes estabelecem com as práticas do espaço. Coloca-se em evidência a aproximação às ciências sociais levada a cabo por parte de alguns arquitectos, nomeadamente por Aldo Van Eyck, tanto na sua obra teórica como construída.
- Formas e expressões da comunicação visual em Portugal : contributo para o estudo da cultura visual do século XX, através das publicações periódicasPublication . Fragoso, Ana Margarida de Bastos Ambrósio Pessoa; Silva, Fernando José Carneiro Moreira daO processo histórico que contextualizou o século XX foi revelador de um sistema social em profunda e constante transformação. No domínio visual, as manifestações da evolução de um complexo cultural em permanente mutação divulgaram uma época de acontecimentos extremos que se exprimiu desde as formas estabilizadas do início do século às múltiplas e efémeras formas da comunicação visual da actualidade. Analisar e compreender as linhas de força da evolução da comunicação visual em Portugal no período considerado, detectando os factores de estabilidade e continuidade na evolução, os momentos e os agentes das mudanças e rupturas dessa evolução, foram as intenções iniciais deste estudo que decorreram da formulação da hipótese de que a expressão visual, sob todas as suas formas, é condicionada e configurada pelo enquadramento cultural, económico, político e técnico do paradigma temporal em que se insere. A abordagem transdisciplinar dos contextos que configuraram e condicionaram a evolução da comunicação visual no século XX, baseada na literatura relevante, imagens documentais e testemunhos de actores significantes, permitiu a compreensão e inteligibilidade das relações e significados entre as dimensões da vida quotidiana, a cultura e o espírito do tempo, as condicionantes sócio-políticas e as formas que as expressões destes contextos adquiriram na comunicação visual em Portugal, ao longo deste período de 100 anos. No sentido de maior rigor de aprofundamento do estudo sobre a área da expressão visual na perspectiva do seu enquadramento cultural, esta evolução foi interpretada tomando com eixo de análise as publicações periódicas, relacionando o desenvolvimento das técnicas, as formações e aptidões profissionais, as influências do estrangeiro e os enquadramentos cultural, social, político e económico. Do estudo da evolução da expressão visual na perspectiva do seu enquadramento cultural apresentam-se os seguintes resultados: a expressão visual é tão importante e reveladora dos valores e evolução da sociedade como a expressão discursiva; a evolução da expressão visual, manifestada nas formas que a suportaram, não é apenas interior ao seu processo histórico mas é definido pelas influências dentro do complexo cultural; os “autores” e protagonistas de processo de evolução histórica são ao mesmo tempo “agidos” pelas forças, tendências e derivas do complexo cultural; as técnicas e tecnologias disponíveis em cada período ou momento histórico não são apenas instrumentais em sentido passivo, mas condicionam a evolução. Da compreensão da evolução do sistema social complexo em estudo, através das suas manifestações no domínio visual, sugerem-se novas pistas à investigação: encontrar e perceber as dinâmicas subjacentes à evolução da expressão visual em termos de complexidade, e procurar os sentidos em que essas dinâmicas podem conduzir a formas futuras; sondar as possibilidades de evolução a partir da interpretação do passado estudado.
- Transfigurações do espaço arquitectónico através da pintura na arquitectura portuguesa entre os anos sessenta e noventa do século XXPublication . Quintas, Maria Alexandra Salgado Ai; Pinto, Jorge Filipe Ganhão da CruzA pintura tem exercido uma função decorativa integrada na arquitectura ao longo da História, possibilitando a alteração da percepção do próprio espaço arquitectónico, através de uma multiplicidade de aspectos a considerar. Os materiais utilizados na arquitectura, com as suas características de comportamento à luz, como a cor, a reflectância ou os gradientes texturais, contribuem para conferir aspectos ao espaço arquitectónico, condicionantes da percepção do mesmo. A tradição das artes aplicadas à arquitectura vem contribuir para que, no século XIX, numerosos teóricos discorram sobre as origens da arquitectura, sobre o espaço arquitectónico, a decoração ou o ornamento e a ideia de Obra de Arte Total (ou de Gesamtkunstwerk) Esta última sobrevive em prolongamentos nas vanguardas históricas do século XX, no movimento moderno, em certas correntes artísticas até ao Expressionismo Abstracto e nas obras de certos artistas no âmbito internacional ou nacional que se dedicaram a formas artísticas bidimensionais como a pintura mural, o mosaico, o vitral ou painéis de azulejo. Na arquitectura portuguesa da segunda metade do século XX foi dado especial destaque à obra de pintura mural, vitral e azulejo, expressão artística que, com as obras de Keil do Amaral e da geração de arquitectos emergente na década de 50, sofreu um renascimento. Nas artes plásticas e em colaborações com a arquitectura, foi dada ênfase à obra de Maria Keil bem como aos contributos de artistas dados ao nível da cerâmica, às obra das estações de metropolitano. Nos anos 90, a cerâmica parietal torna-se erudita com a acção da Galeria Ratton. Nas décadas de 60 e 70 otras questões forma abordadas, podendo salientar-se as obras de arquitectos quer da Escola do Porto quer de Lisboa, como o atelier de Conceição Silva, o atelier de Teotónio Pereira ou as obras de arquitectos como Pancho Guedes e Tomás Taveira, com numerosos exemplos de integração das artes com a arquitectura. Foi dada especial atenção à obra de quatro artistas plásticos, com as suas sintervenções específicas na arquitectura como Querubim Lapa, Eduardo Nery, Artur Rosa e Sá Nogueira. Excluindo os contributos muito específicos para o Parque Expo em 1998, algumas obras públicas ou de alguma envergadura como o Edifício-Sede da CGD, de Arsénio Cordeiro, dá-se um declínio das colaborações de artistas plásticos com a arquitectura. Nos finais do século, a arte começa a autonomizar-se da arquitectura e a reivindicar para si própria o espaço como tema, em particular, com o desenvolvimento das instalações sitespecific. No início do século XX, ao nível internacional, arquitectos como Herzog e De Meuron, Rem Koolhaas, ou Jean Nouvel reapropriaram-se de novas formas de introdução da decoração na arquitectura, numa direcção que parece contrariar o ascetismo do minimalismo arquitectónico.
- O manual escolar como objecto de design.Publication . Carvalho, Maria da Graça Sarreira Pena; Silva, Fernando Carneiro Moreira daO manual escolar é o recurso pedagógico mais utilizado por alunos e professores. A legislação recente extingue a sua avaliação pelos professores, introduzindo a avaliação e certificação anteriores à sua selecção. A investigação que tem originado foca-se, essencialmente, nos conteúdos programáticos, não existindo avaliações rigorosas sobre o modo como a informação é apresentada. Dada a relevância dos manuais escolares como suportes da aprendizagem, consideramos que o papel do Design é determinante para a sua qualidade e operacionalidade. Avaliar qualitativamente a forma comunicacional dos manuais escolares do 2º ciclo do ensino básico e conceber um conjunto de princípios gerais de Design Comunicacional para os mesmos, foram os objectivos deste estudo. A metodologia implementada foi de carácter misto, qualitativo e não-intervencionista, recorrendo à Crítica Literária, à Observação Directa, à Pesquisa por Inquérito e por Entrevista e à Auscultação de Peritos para validação dos resultados. A definição dos critérios de avaliação baseou-se em princípios pedagógicos e de clareza comunicacional, incidindo na apresentação física, organização da informação, paginação, legibilidade tipográfica, tipo, relevância e função pedagógicas da ilustração e rácio texto/imagem. Destacam-se alguns resultados, tais como a legibilidade dos textos principais, rácio texto/imagem desadequado; iconografia pedagogicamente pouco relevante; paginação com demasiada variedade de arranjos gráficos.
- PhD Thesis. Making in the conceptual phase of design processes. A descriptive study contributing for the strategic adequacy an overall quality of design outcomesPublication . Almendra, Rita Assoreira; Silva, Fernando José Carneiro Moreira daEste é um trabalho de investigação sobre processos de projecto e mais especificamente sobre a forma como a tomada de decisão pode influenciar os resultados destes em termos da sua adequação estratégica e qualidade global. O estudo incide sobre a fase conceptual dos processos de projecto e procura descrever o comportamento dos projectistas tanto ao nível do Ensino (estudantes finalistas) como ao nível das empresas. Um dos resultados previstos era a criação de um modelo descritivo que suportasse a compreensão da gestão de processos de projecto nas suas variáveis mais críticas. Este modelo descritivo deveria basear-se na identificação de parâmetros chave dos processos de design no que concerne a sua adequação estratégica e qualidade global. Em termos metodológicos trata-se de uma investigação mista com claro domínio de métodos qualitativos de investigação activa como são as experiências videogravadas de processos de projecto, tanto em situação de simulação como em situação de contexto real. Os métodos quantitativos foram também utlizados e serviram o propósito da triangulação metodológica de dados por forma a obter-se uma descrição o mais rigorosa e consistente possível dos processos de projecto e seus elementos estruturantes. A recolha de dados deu-se tanto no contexto de ensino como no contexto empresarial portugueses tendo-se efectuado experiências em que estas duas áreas de intervenção interagiram. Ademais foi feita uma comparação do desempenho de estudantes universitários Portugueses e Holandeses do Curso de Design. Esta análise almejava confirmar informação obtida em estudos anteriores e assim validar o presente estudo e também visava perceber o papel que diferentes currículos de ensino podem ter na performance dos alunos finalistas. A conclusão fundamental deste estudo é a de que a tomada de decisão a par com a gestão de informação e conhecimento e a geração de ideias são aspectos fundamentais a serem acedidos nos processos de projecto xiii Resumo quando se persegue a sua adequação estratégica e uma boa qualidade global destes. Um segundo contributo deste trabalho é a descriminação de um conjunto de parâmetros que servem a melhor compreensão dos processos de tomada de decisão no projecto. Estes parâmetros integram um modelo descritivo de tomada de decisão criado e que equaciona a tomada de decisão em três níveis distintos que são interdependentes da gestão de informação e conhecimento e da geração de ideias. O modelo criado apresenta num nível macro, respeitante à ‘mindset’ do projectista e que tem dois elementos a considerar: a) a estratégia de projecto que pode ser de três tipos: guiada pelo problema; guiada pela solução; guiada pela integração; e b) os processos cognitivos criativos que assumem dois modos de acção: o exploratório, que tem a ver com operações tais como a alteração contextual, a inferência funcional, o teste de hipóteses e, o generativo, que se relaciona com a transferência analógica, a associação, a recuperação de elementos/informação e a síntese. Num nível intermédio as decisões podem ser de três distintas naturezas: de Enquadramento (Framing), Chave (Key) e Facilitadoras (Enabler). Por fim temos o nível micro do modelo, que corresponde à operacionalização da ‘mindset’ e que compreende a estratégia da decisão e o modo de decisão. Quanto à estratégia de decisão esta pode ser: a) baseada em regras de compensação, b) baseada em regras de não compensação ou c) mista numa negociação das duas primeiras. O modo de decisão está intimamente ligado às dinâmicas de grupo e foca-se na forma como os grupos organizam o projecto e decidem.
- Sistemas de informação pictográficaPublication . Rosa, Carlos Miguel Lopes; Martins, João Paulo do RosárioEste trabalho de investigação tem por objectivo apurar e sistematizar métodos e procedimentos de design para se obter coerência formal intra e inter-figura em sistemas pictográficos. O estudo incidiu sobre duas temáticas integradas na área do design de informação, abordando-se os espaços destinados a utilizações transculturais, uns de circulação curta mas muito intensa, os Aeroportos, assim como os espaços de circulação mais prolongada e lúdica, os Jogos Olímpicos. Escolheram-se os sistemas pictográficos dos aeroportos AIGA (1974), Schiphol (1991) e Colónia (2003) e os sistemas de pictogramas dos Jogos Olímpicos de Munique (1972), Barcelona (1992) e Pequim (2008). Em termos metodológicos, esta investigação centrou-se na Triangulação de Dados, recorrendo-se em exclusivo a métodos qualitativos de investigação activa, dos quais destacamos o processo de imersão encetado pelo candidato. Um dos resultados previstos era a possibilidade de propor e organizar um método ou métodos e procedimentos de design que visassem a obtenção de sistemas de pictogramas formalmente coerentes para uso em espaços tridimensionais transculturais. Não só se conseguiu apurar quatro métodos de design de sistemas pictográficos e respectivos procedimentos, assim como se teve a oportunidade de testar e validar estes resultados com um grupo de alunos de um curso do 1º ciclo do ensino universitário em design. O resultado basilar deste estudo é a sistematização de quatro métodos de design que facilitam a obtenção de coerência formal em sistemas pictográficos. São eles o Método Modular Padronizado em Grelha, o Método Modular em Linha, o Método Geométrico e o Método Livre. De todos eles, aquele que melhor garante a obtenção de coerência formal intra e inter-figura é o Método Modular Padronizado em Grelha. Considerou-se também que, quando se obedece a uma série de procedimentos de design, dos quais faz parte o uso de elementos modulares (atributos formais sintácticos) articulados sobre um princípio gerador (grelha ou esqueleto), melhor se responde ao problema da obtenção de coerência formal intra-sistema.
- A cor como forma do espaço defenida no tempo. Princípios estéticos e metedológicos para o estudo e aplicação da cor em arquitectura e nas artes.Publication . Pernão, João Nuno de Carvalho; Santos, Maria João Carvalho Durão dos
- O novo ciclo de vida dos objectos gráficos. Museu virtual do cartaz culturalPublication . Santos, Sílvia Maria Rala dos; Gomes, Maria Marques Calado de Albuquerque
