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- Sines. Interpretação das relações urbanas entre cidade, porto e paisagem. Paisagens metropolitanas. Morfogénese e projecto de grande escala na cidade europeia actualPublication . Assunção, Cátia Cristina Pinto; Morgado, Carla Sofia Alexandrino PereiraA interpretação de um território do ponto de vista da sua formação urbana, exige o conhecimento das diversas lógicas que lhe estão subjacentes, e implica a identificação dos elementos determinantes que justificam a sua evolução e fundamentam os seus vários estádios de formação. É neste sentido que surge a vontade de reflexão sobre a formação urbana da área de Sines, bem como a sua interpretação e leitura compreensiva, elaboradas a partir de três elementos-chave – cidade, porto e paisagem -, que constituem efectivamente as grandes determinantes da formação urbana deste território e determinam a sua matriz de leitura a qual resulta do entendimento da importância que o oceano, o desenvolvimento urbano e a paisagem florestal, detêm na formação urbana deste território e da interpretação das relações que estes estabelecem entre si, mais ou menos próximas, e que justificam e caracterizam a sua expressão temporal conceptualizada em vários estádios da sua formação – 1940, 1970, 1980, 1990, 2000. A metodologia adoptada, permitiu definir um critério de análise rigoroso, coerente, harmonioso e transversal aos vários períodos identificados e às leituras teóricas e cartográficas apresentadas. Esta investigação tem particular interesse pela inovação do processo de interpretação e caracterização de Sines, um território em crescente transformação.
- Concepções e percepções sobre as condições de trabalho: estudo comparativo com a sinistralidade laboral em empresas portuguesasPublication . Lima, Paulo Manuel Almeida; Cerdeira, Maria da ConceiçãoEsta tese e dedicada ao estudo das condições de trabalho. Mais precisamente, analisa as relações existentes entre a percepção que os trabalhadores fazem das suas condições de trabalho, ou seja, das práticas de segurança e saúde vigentes nas empresas onde trabalham e a sinistralidade laboral nelas ocorrida nos últimos três anos. Como hipótese central da pesquisa admitimos a existencia de uma relação positiva entre as percepções dos trabalhadores e os índices de sinistralidade (índice de frequência, índice de gravidade e índice de avaliação de gravidade). 0 estudo empírico incidiu sobre oito empresas de cariz industrial, justificando-se esta opção pelo facto de quase 50% dos acidentes do mundo laboral português ocorrerem nestas actividades. Em termos metodológicos a pesquisa recorreu a metodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. Estes incluíram a análise de documentos das empresas, (nomeadamente os relatórios de actividades dos serviços de saúde, higiene e segurança no trabalho dos últimos anos), entrevistas semi-directivas a dirigentes empresariais ou responsáveis pelos serviços de saúde e segurança no trabalho na empresa e urn inquérito por questionário aplicado a 54% dos grupos profissionais do sector da produção das empresas estudadas. Teoricamente, o estudo alicerça-se num conceito de condições de trabalho que integra factores intrínsecos ao conteudo do trabalho, factores extrinsecos ao próprio trabalho e a participação e envolvimento dos trabalhadores. Os resultados obtidos comprovam a hipótese central inicialmente formulada, ou seja, a existência de uma correlação positiva entre a percepção que os trabalhadores fazem das suas condições de trabalho e a sinistralidade laboral. Assim, quanto menores são os índices de frequência de acidentes de trabalho, gravidade (dias perdidos) e avaliação de gravidade (número de dias perdidos, em media, por acidente de trabalho ), mais positivas sao as percepções dos trabalhadores sobre as suas condições de trabalho no seio das empresas Portuguesas. This thesis focuses on the study of working conditions. More specifically, it analyses the current relationship between employees' perceptions of their working conditions, namely the health and safety practices in force in the companies where they work, and the accidents at work which have occurred over the past three years. The central hypothesis of our research is that there exists a positive correlation between employees' perceptions and the rate of accidents (frequency, severity and severity assessment). The empirical study covered eight industrial companies, justified by the fact that almost 50% of accidents in the Portuguese labour market occur in these industries. As regards methodology, the research used both qualitative and quantitative techniques, including the analysis of company documents, (health service, hygiene and safety at work reports from the last few years), semi-directed interviews of company directors, company health service and safety officers and a questionnaire given to 54% of the professional groups from the production sector of the companies studied. Theoretically, the study is based on a concept of working conditions which combines factors intrinsic to the nature of the work, factors extrinsic the work itself and the participation and involvement of employees. The results obtained prove the central hypothesis formulated initially, namely that there exists a positive correlation between the perception that employees have of their working conditions and accidents at work. Thus, the lower the rates and frequency of workplace accidents, their severity (working days lost) and severity assessment (number of days lost, on average, per workplace accident), the more positive are employees' perceptions of their working conditions within Portuguese companies.
- Contributos do design de comunicação para a construção da identidade de um espaço. Exemplos contemporâneos em PortugalPublication . Almeida, Afonso Henriques Cordeiro Carvalho de; Martins, João Paulo do Rosárion 500 Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo entender como o designer de Comunicação pode contribuir para a construção da identidade de um espaço. A cidade é um sistema complexo de conexões entre espaços, indivíduos, entidades, objectos e edifícios onde o designer pode intervir. Estas intervenções não necessitam obrigatoriamente de comunicar informação funcional, de rápida e fácil interpretação, mas podem ser expressivas e caracterizadoras do espaço, contribuindo assim, em conjunto com outras disciplinas como a Arquitectura, o Urbanismo ou o Design de Equipamento, para a construção de um ambiente com identidade reconhecível, objectivos definidos e adequação ao público a que se destina. O espaço deve ter identidade e interagir com aqueles que o utilizam e dele se apropriam, orientando-os, não só de forma lógica, como também de forma lúdica, através de projectos de comunicação integrados, transformando o espaço e o design de comunicação num só. Nesta investigação estudam-se as diferentes tipologias e metodologias de projectos de comunicação inseridos no espaço para perceber quais os seus níveis de integração, através da observação crítica das diversas características que os constituem, tais como a escolha da tipografia, dos materiais, das cores, ou dos símbolos, entre outras. Faz-se uma análise de três projectos realizados por ateliers portugueses, em diferentes campos de intervenção, procurando compreender quais os métodos utilizados, quais as questões levantadas, qual o nível de interacção do projecto de design com o projecto de arquitectura, qual a relação entre os vários intervenientes (encomendador, arquitecto e designer de comunicação), quais os constrangimentos projectuais e, por fim, quais as expectativas e respostas dos utilizadores na vivência do espaço projectado. Para estudo escolhemos a intervenção gráfica nas bocas de acesso às bancadas do Estádio Municipal de Braga efectuada pelo atelier AntónioQueirósDesign em 2003, a intervenção gráfica na pista ciclável Cais Sodré – Belém projectada pelo atelier P06 em 2008 e a intervenção gráfica na fachada da Ermida da Nossa Senhora da Conceição no bairro de Belém em Setembro de 2008, da autoria do atelier R2.
- Um museu para a cidade. Expansão do museu da cidade, núcleo Séc. XX / XXIPublication . Pereira, Gonçalo Miguel Silva; Pacheco, António Pedro MoreiraO presente trabalho tem por objectivo uma estratégia conceptual que percorre as diferentes escalas em que opera, desde a compreensão do território da Cidade de Lisboa associado ao sítio do Campo Grande, até à definição do detalhe na materialização do equipamento proposto: uma expansão do Museu da Cidade, núcleo séc. XX/XXI. A metodologia implicou o desenvolvimento destes elementos mediada pela reflexão crítica suportada pelas referências teóricas que incidem sobre as suas questões fundamentais. São estas: a relação com a Cidade, o Território e o Lugar na constituição de uma nova urbanidade promovida pelo Museu, evocando a preocupação de se tornar Monumento. A definição final associada a um desenho de projecto tem por objectivo a reflexão crítica acerca destes temas fundamentais da Arquitectura em que a principal conclusão se constitui como o edifício desenhado, que não finaliza o processo de maturação e afirmação das suas qualidades. Enuncia-se perante um conjunto de possibilidades que de alguma forma se traduzem numa ideia fundada de arquitectura.
- Equipamentos nos espaços verdes para a 3ª idade. O caso Quinta das ConchasPublication . Pacheco, Catarina Pião Nogueira; Martins, João Paulo do RosárioEsta investigação centra-se no estudo dos equipamentos e mobiliários urbanos, do ponto de vista da sua adequação às necessidades dos utilizadores idosos, numa realidade concreta - a Quinta das Conchas no Lumiar, em Lisboa - com a posterior realização de um projecto. A discriminação dos idosos manifesta-se na desadequação dos equipamentos, mobiliário e espaço público em relação ás reais necessidades e fragilidades deste grupo, e pela existência de zonas estereotipadas, que são, por vezes, origem de estigma, partindo do princípio que todos os idosos têm as mesmas necessidades, desejos e motivações. Pretendemos compreender o conceito de idoso, nas suas diferentes acepções, e de que modo estas sereflectem na interacção do idoso com o meio, assim como defender a relevância dos espaços verdes urbanos e, por consequência, reconhecer a importância do equipamento urbano na vivência dos idosos. Procuramos articular o conceito de Design Universal e Design Inclusivo com o projecto de design. E ainda, reflectir sobre técnicas de recolha, representação e análise do espaço público. Como objectivos específicos, pretendemos realizar um levantamento e uma análise do equipamento urbano numa realidade concreta e, finalmente, definir e aplicar parâmetros de projecto em design de equipamento urbano no caso de estudo e contexto seleccionado. Este estudo partiu da recolha de informação sobre as diferentes áreas que nele intervêm, procedendo-se à selecção e análise da literatura considerada relevante. Desenvolvemos o trabalho de campo no caso de estudo, com base na observação directa dos utilizadores idosos em contexto real, para recolher e analisar os dados, através de relatórios diários e fichas tipológica dos equipamentos e mobiliário. Posteriormente, confrontou-se os dados do Parque das Conchas com a crítica literária. A análise e diagnóstico do contexto assenta em critérios de avaliação do espaço público e elementos urbanos, a fim de definir um conjunto de oportunidades de projecto de design, entre as quais se seleccionou aquela que veio a estar na base da proposta em projecto de design de equipamento. O projecto consiste num sistema de apoio de marcha em atenção às necessidades e restrições dos utilizadores idosos, procurando promover uma marcha mais segura e acessível, no sentido de auxiliar o acto de caminhar e proteger os utilizadores de possíveis situaçãoes de perigo. Pretende, também criar pretextos que façam deter os utilizadores da marcha em determinados locais ao longo dos percursos, para estimular contactos sociais, proporcionar momentos de descanso, de observação da paisagem e do quotidiano. A proposta reflectiu não só as visões dos especialistas mas também a análise do Parque, conferindo-lhe uma complexidade inerente nas várias escalas e sensibilidades.
- Design para a luz natural em edifícios de escritórios. Experiências com superficies reflectoras em modelo fisicoPublication . Franke, Laura Terra Leite; Pereira, José AlvesEm edifícios de escritórios o design para a integração da luz natural e para a qualidade da iluminação não apenas é condição fundamental para a eficiência energética como essencial para a saúde e para o desempenho dos seus ocupantes. Esta investigação consiste numa abordagem teórico-prática sobre o assunto. Na parte destinada a fundamentação teórica são expostos os parâmetros, as condicionantes e as estratégias para um bom projeto de iluminação e são analisados os métodos de emprego e de avaliação da luz natural, bem como dos dispositivos mais atuais para o seu controle. Na parte prática do trabalho são efetuados estudos com superfícies refletoras a fim de otimizar a iluminação natural em um edifício em Lisboa definido para caso de estudo. Os produtos propostos são experimentados num modelo físico sob diferentes condições solares (simuladas com um heliodomo) e têm o seu desempenho analisado quantitativamente e qualitativamente. Com um luxímetro são feitas medições da iluminância no espaço a fim de avaliar a sua capacidade para incrementar a quantidade da luz e, por meio de registros fotográficos, é observada a distribuição da iluminação. Por fim é analisada a viabilidade e a possibilidade de disseminaçãodo dos produtos para outros edifícios.
- Menos carbono, mais energias renováveis. Estratégias solares passivas. Alto da Cova da MouraPublication . Maduro, Sara Sofia Corado Libânio Gomes; Monteiro, Filipa Maria Salema Roseta VazA temática do projecto final de mestrado trata o tema “Menos Carbono, Mais Energias Renováveis”, na perspectiva da integração das preocupações ambientais no desenho do espaço da cidade. O projecto tem como propósito o desenvolvimento de uma proposta de reabilitação urbana do Bairro do Alto da Cova da Moura. Esta intervenção tem por base a uma reflexão sobre o processo de exclusão no espaço da cidade, com especial incidência no papel do espaço na produção da exclusão, assim como a identificação/ apropriação do espaço público na reabilitação urbana. A questão da identidade, do direito ao espaço da cidade e o seu papel na reabilitação do espaço, no contexto de um mundo globalizado, põe em evidência as características locais, as diferenças de ocupação, utilização de elementos urbanos e a sua adequação ao clima e cultura da região. O elemento Pátio surge nesta investigação pelo seu papel articulador no espaço e sociedades mediterrânicas. No caso da Cova da Moura a diferença que caracteriza a apropriação do espaço, costumes e origens, reflecte-se de forma negativa no acesso a equipamentos e serviços ou direitos de cidadania e segurança, no acesso ao espaço. Assim o limite do bairro caracteriza-se pela impossibilidade de o penetrar. Torna-se necessário que o projecto urbano estabeleça comunicação entre o Bairro e a sua Envolvente, dilua este sentimento de estar fora ou dentro do bairro, sem destruir a identidade e vivência que o caracterizam.
- Moda e obra de Arte ContemporâneaPublication . Cabral, Alexandra; Calado, MariaSituando a arte contemporânea, vemos que a sua problemática assenta num contexto hipermodernista sem parâmetros delimitadores. As manifestações da arte contemporânea não pertencem a categorias estanques e questionam as fronteiras das formas de arte, contaminando-as na procura de uma expressão plástica adaptada aos modos de criar. A moda não é excepção e acrescenta à sua capacidade contaminadora a inovação de conceber novos locais e modos de se apresentar. O conceito de museu de arte contemporânea, democrático e acessível, encontra uma relação profícua com a moda; principalmente quando este conta com a contribuição inovadora e actualizada dos designers de moda e das universidades nos seus processos de curadoria, para a afirmação de um museu adaptado aos diversos públicos da cultura.Validamos, neste estudo, a moda como obra de arte contemporânea, também ao analisar a sua expressão artística no seio da arte contemporânea. A moda adquire conotações pela sua exposição, uso e apropriação pela sociedade de consumo e pela sua relação íntima com o corpo. Analisamos os contextos de significação da moda, a interacção com os principais movimentos artísticos do século XX e o uso do corpo como meio da manifestação artística, para demonstrar que os processos da moda coincidem com os processos da arte. Avaliamos ainda a sua importância como obra de arte no contexto actual de vanguarda, onde a reprodutibilidade técnica é aceite pela arte. Confere-se ao design de moda o cariz artístico, ao mesmo tempo que se lhe permite o potencial de disseminador da cultura. Esta arte funcional e efémera dilui, assim, as barreiras entre «alta-cultura» e «baixa-cultura» e insere a moda no âmbito das Indústrias Criativas. Ao ser uma «arte para vestir», inclui-se no próprio conceito de «morte da arte», porque adquire novos significados em cada contexto de significação em que se introduz. É tanto uma arte do individual como do colectivo, pois ainda que satisfaça as expressões do indivíduo, reveste-se de códigos inteligíveis pelos outros − características do fenómeno da globalização, a qual atenta também a especificidades regionais. Analisamos a influência da moda na obra de Joana Vasconcelos, por se enquadrar como «caso de estudo» ao adoptar os signos da moda em conceitos relacionados com os valores da sociedade consumista do hipermodernismo, e por ser exemplar na contaminação actual entre formas de arte. O estudo do trabalho desta artista portuguesa ajuda-nos a compreender a apropriação da linguagem da moda na manifestação artística actual, bem como a pertinência da ascensão da moda a obra de arte, quando a artista demonstra ter a capacidade de criar um conceito de marca em torno da sua prática artística e vê a sua obra ser reconhecida nacional e internacionalmente, a vários níveis. As conclusões observadas resultam de uma metodologia mista, não intervencionista e qualitativa, que incluiu pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas a peritos, estudo de obras de arte referenciais, vídeos e fotografias. O inquérito realizado neste âmbito, como complemento desta investigação, permite-nos corroborar a nossa conclusão de que a moda é uma nova categoria da arte contemporânea.
- Gestão do design e sustentabilidade. Gestão do design e sua adequação a um novo paradigma regido pela sustentabilidadePublication . Ferreira, Manuel Maria Eva Ferreira Damião; Almendra, Rita AssoreiraEsta investigação é focada na área da ‘Gestão do Design’, em particular na forma como os parâmetros que regem a actividade desta são influenciados pela imposição de um paradigma caracterizado pela Sustentabilidade. O estudo é centrado nas funções que a ‘Gestão do Design’ desempenha no contexto de desenvolvimento de novos produtos e serviços, e na sua articulação com os restantes intervenientes nesse processo, que influenciam e condicionam a actividade da ‘Gestão do Design’, bem como o produto final desse processo. A abordagem realizada a este tema contempla num primeiro momento um relato histórico desta problemática cruzando-o com uma contextualização mundial relativa ao desenvolvimento sustentável, tendo sido para tal utilizada uma comparação internacional entre três países. É feita referência ao papel da cultura nacional como elemento condicionante da adopção de práticas sustentáveis, bem como ao papel da disciplina de Design como principal influenciador da performance sustentável dos produtos que projecta e também da cultura de uma sociedade. Num segundo momento, é apresentada uma descrição da ‘Gestão do Design’, das suas funções e relações no contexto interno de uma empresa, bem como uma abordagem ao conceito de Sustentabilidade, referindo a teoria do ‘Triple Bottom Line’, a transformação estrutural que a abordagem por parte de uma empresa à Sustentabilidade acarreta e ainda a forma como este conceito afecta o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Com o contributo de especialistas e profissionais ligados à área procurouse delinear quais seriam os pontos essenciais em que assentaria a adaptação da ‘Gestão do Design’ à Sustentabilidade, e como principais conclusões desta investigação são apresentados quatro ideias-chave que sustentarão uma ‘Gestão Sustentável do Design’. Estas baseiam-se no papel de ‘Liderança’ que essa deverá assumir como promotor de uma mudança nas práticas empresariais e de projecto; na função de ‘Diagnóstico’ procurando definir oportunidades em que a intervenção do Design beneficie a performance sustentável da empresa no seu global; na função de ‘Diálogo’ encarregando-se de ser um agente activo na promoção da interdisciplinaridade entre as diversas competências internas de uma empresa, como também, entre os seus parceiros e partes interessadas; e ainda na responsabilidade de ‘Avaliação’ dos processos e resultados do processo de Design de novos produtos e serviços através de critérios relacionados com a Sustentabilidade.
- Projecto de um edifício-praça no vazio urbano poente à estação de Entrecampos em LisboaPublication . Baixinho, Judite Alexandra Ferreira; Mateus, Nuno Miguel Feio RibeiroEste trabalho tem como objectivo desenvolver um projecto no vazio urbano poente à estação de Entrecampos em Lisboa, gerando uma solução que resolve uma problemática que é muito evidente nos tecidos urbanos, como os fenómenos de fragmentação, dispersão e descontinuidade do tecido urbano. Para dar um novo sentido à cidade, recorre-se à eleição de uma ideia-conceito "Edifício-Praça" como mote para o desenvolvimento de um projecto regenerador da cidade. No presente trabalho foi desenvolvida uma análise e interpretação de conceitos e elementos geradores de cidade como a praça e a casa-pátio compreendendo como é que a partir destes elementos poderíamos responder às questões relacionadas com a arquitectura da cidade, solucionando a problemática existente na zona em questão. Para compreender melhor como é que estes elementos poderiam contribuir para a fundamentação do conceito de Edifício-Praça procedeu-se à análise de casos de estudo diferenciados a nível de localização temporal, geográfica e cultural, viabilizando ideias de desenvolvimento projectual fundamentadas teoricamente. A forma final do projecto de edifício-praça surge assim, como resultado de uma longa pesquisa teórica e prática, que viabilizou a formulação de um conjunto de carácter próprio, mas que possibilita a solução das problemáticas existentes no local, contribuindo para um novo sentido de cidade. Como conclusão deste estudo, verificou-se que através da idealização de um espaço público que seja motor de vivências tanto públicas como privadas é possível gerar novas dinâmicas na cidade, capazes que atrair mais pessoas à cidade, e à sua permanência nestes locais. Desta forma o estudo desenvolvido permitiu atingir com sucesso os objectivos deste trabalho.
