Browsing by Issue Date, starting with "2006-07"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- O paradoxo da correlação do consumo na presença de probabilidades subjectivas heterogéneasPublication . Silva, Paulo Miguel Pereira da; Brito, Paulo
- International migration and sending country development : impacts and policiesPublication . Abreu, Alexandre José Germano de; Peixoto, João; Fonseca, Maria Lucinda Cruz dos SantosThe various multifaceted relationships between international migration and sending country development have given rise to an entire subfield in the intersection of the migration and development literatures that has come to be known as the 'migration-development nexus'. In particular, as acknowledged by many leading authors in this field, the central issue of whether emigration ultimately fosters or hinders development is one that remains largely unsettled. Regardless of any such general conclusions, however, many sending country governments have in the past few decades implemented a variety of policies aimed at tapping into the potential of emigration and of their emigrated communities in order to facilitate their domestic development processes. This dissertation thus focuses on the linkages between international migration and the economic development of the sending —countries as well as on the policy implications of these linkages and does this in three steps: first, a deductive analytical discussion is made of the impacts of emigration upon sending country development, as proxied by its impacts upon the stocks of the various production factors (particularly labour and various forms of capital). In order to do this, the 'migration-development matrix' is introduced - an analytical tool aimed at classifying the various linkages between migration and development according to the logical moment in the migration process in which they occur as well as to the production factor undergoing changes. Second, an attempt is made to formalise the conclusions and insights from the preceding discussion in order to present a general, albeit preliminary, 'migration-development model'. Finally, a survey is presented of some of the most common and/or noteworthy policies that have sought to maximise the benefits and minimise the costs associated with the migration-development nexus. The overall aim is to bring the numerous insights from the migration-development literature under the light of a specifically macroeconomic perspective in order to contribute to a better understanding of one of the most crucial and controversial aspects of globalisation.
- A cooperação intermunicipal Portugal - Cabo Verde : análise dos seus contributos para o desenvolvimento dos municípios cabo-verdianosPublication . Palacino, Maria Helena Nunes Ferreira; Ferreira, Manuel EnnesA cooperação intermunicipal (CIM) é uma forma de cooperação descentralizada através da qual os municípios assumem um papel activo no processo de desenvolvimento, podendo concretizar-se através de várias figuras, nomeadamente protocolos de geminação, acordos de cooperação e redes. Os municípios tornaram-se actores internacionais estratégicos, sendo o seu envolvimento e interacção corá outros locais e agentes uma poderosa forma de criar mecanismos para o desenvolvimento local. A formação de parcerias e de redes de trabalho parecem contribuir para a criação de solidariedades estratégicas e cooperação entre diferentes locais. A CIM ao possibilitar a concertação dos vários actores da esfera local e a sua interacção com actores externos, vai contribuir para o reforço das competências dos indivíduos envolvidos nestes processos no sentido do empowerment das populações, efectivando-se como um importante instrumento ao nível do desenvolvimento local. O novo quadro legislativo português de transferência de atribuições e competências para as autarquias reflecte o novo protagonismo dos poderes locais na cooperação externa. Perante este novo quadro os municípios passam a dispor de atribuições e competências que lhes permitem actuar ao nível da cooperação externa com a UE e os países em vias de desenvolvimento, com preferência para a CPLP. Com base em inquéritos efectuados junto de autarquias locais portuguesas e caboverdianas, esta investigação pretende ilustrar o tipo de relacionamento existente entre os municípios portugueses e os municípios cabo-verdianos. Neste contexto, pretende-se demonstrar a importância da contribuição da cooperação intermunicipal no desenvolvimento local de Cabo Verde. De igual modo procuraremos saber se o estreitamente destas relações entre municípios se faz sentir ao nível da integração da comunidade cabo-verdiana residente nos municípios portugueses e de que forma.
- Os espaços e as práticas : arquitectura e ciências sociais: habitus, estruturação e ritualPublication . Martins, João Paulo do Rosário; Lameiro, Carlos Manuel da SilvaNeste trabalho estudamos as relações estabelecidas na sociedade entre o espaço e o tempo, através das práticas humanas. Procura identificar-se o contributo do espaço (a Arquitectura, a Cidade, o Território, a Cultura Material) nos processos de produção e de reprodução da vida social e cultural; no processo de manutenção da coesão dos grupos sociais ao longo do tempo; no processo de introdução da mudança. Procura reunir-se um quadro conceptual que nos permita entender o papel desempenhado pelo espaço na identificação dos indivíduos e dos grupos; na definição de relações de poder entre eles; na constituição da memória e na experiência da história. São estudadas, em particular, a 'teoria da prática' e o conceito de 'habitus', de Pierre Bourdieu; a ‘teoria da estruturação’, de Anthony Giddens; os ritos e rituais, na interrelação que estes estabelecem com as práticas do espaço. Coloca-se em evidência a aproximação às ciências sociais levada a cabo por parte de alguns arquitectos, nomeadamente por Aldo Van Eyck, tanto na sua obra teórica como construída.
- O impacto dos anúncios das alianças na criação de valor: o caso portuguêsPublication . Salmim, Andreia Catarina Lopes; Magriço, Vítor Manuel MendesNo presente trabalho analisou-se para o caso português, o impacto dos anúncios de alianças entre empresas na criação de valor, medido através do rendimento anormal dos títulos. Entenderam-se como alianças entre empresas as fusões, aquisições, jointventures, e outras alianças. Usando a metodologia event-study e modelos de regressão linear múltipla (análise cross-sectiori), testou-se a hipótese dos anúncios de alianças entre empresas provocarem um impacto favorável no rendimento dos títulos dessas empresas. Testou-se igualmente a influência de determinadas variáveis como a dimensão das empresas, as alianças realizadas entre empresas do mesmo grupo ou com empresas de grupos diferentes, as alianças realizadas entre empresas do mesmo sector ou entre empresas de sectores distintos e as alianças entre empresas nacionais ou entre empresas nacionais e empresas estrangeiras. Os resultados obtidos permitem concluir que as alianças causam um impacto favorável sobre o rendimento dos títulos das empresas que as formam no dia do anúncio. Concluiu-se ainda que o mercado de títulos português valoriza mais alianças entre parceiros nacionais e alianças entre empresas do mesmo sector. Por outro lado, não se verificou nenhuma relação entre rendimento anormal dos títulos e dimensão das empresas nem o impacto mais vantajoso de alianças inter-grupo.
- Edifícios saudáveis. Especificação de materiais e de componentes construtivos para a qualidade do ambiente interior.Publication . Souza, Paula Cristina Borges de; Fernandes, Eduardo Guimarães de OliveiraIdentifica-se o problema da qualidade do ar interior para a saúde, o conforto e a produtividade. Procede-se, então, à caracterização do leque das potenciais causas de baixa qualidade do ambiente interior, em especial, de poluição do ar interior e demonstra-se a importância da intervenção em fase de projecto, quer na adopção de estratégias arquitectónicas, nomeadamente no arranjo dos espaços contíguos, que não prejudiquem o objectivo da qualidade do ar, quer na especificação dos materiais aplicados em obra; e, no último lugar, também a opção pela estratégia de ventilação mais adequada. Propõe-se, de seguida, uma metodologia de intervenção em fase de projecto que privilegie edifícios menos energívoros e com garantia da acolhida da qualidade do ambiente interior. A metodologia proposta é então aplicada ao caso de estudo. Sem prejuízo de se reconhecer que não se pode ir muito mais além, sublinha-se a importância de uma tal metodologia como via de aproximar o projectista da vida “a prazo” do objecto projectado.
- Business cycle accounting in JapanPublication . Cunha, Gustavo Alberto Martins Ribeiro da; Costa, Luís F.
- Requisitos para a qualidade de um executive information systemPublication . Carreiro, André Ricou Tavares; Reis, António Maria Palma dosOS EIS pretendem ser a solução para o acesso dos gestores às bases de dados, por intermédio de um interface especializado. Este estudo pretende testar a veracidade dessa relação. Assim, foram seleccionados 107 gestores, com idades compreendidas entre os 20 e os 63 anos, repartidos em 3 grupos: 2 grupos de 37 elementos com experiência prévia nestes sistemas (grupo I e II) e outro com 33 elementos, sem contacto com EIS. A experiência foi conduzida em 2 fases, uma com relatórios em conformidade com as orientações da literatura (Modo OK) e outra com relatórios contrários às mesmas (Modo NOK). Assim, ao grupo I foi proposta a sequência Problema-OK-NOK, ao grupo II e III a sequência Problema-NOK-OK. Ao grupo III foi ainda dada formação específica para a utilização do sistema, que consistiu em aceder via web ao modo NOK e ao modo OK através de uma aplicação, também via web, que reunia as condições para a experiência. Em sintonia com a literatura, foram consideradas como variáveis dependentes a satisfação, quer com a compreensão do problema, quer com a solução obtida. Como variáveis independentes, as características próprias de um EIS e a atitude face aos sistemas informáticos. Foram feitos testes de diferença de médias de satisfação entre os dois modos (teste t para amostras emparelhadas), bem como regressões lineares múltiplas, No final, foi possível sustentar que o modo OK produziu maior satisfação, mas não se encontraram provas convincentes da sua relação com as características EIS. A análise dos dados, bem como das correlações entre as respostas, sugere aliás que é a concepção gráfica, mais até do que a possibilidade da manipulação OLAP, a responsável pela diferença de satisfação encontrada.
- Construção de um sistema de bonus-malus na presença de outras variáveis tarifáriasPublication . Silva, Henda Mondlane Ferreira da; Silva, João Manuel de Sousa Andrade eThe main objective of this thesis is the determination of a bonus-malus scale for motor third part liability when a priori risk classification is used, i.e, the bonus-malus system is superimposed on a premium system involving a number of other rating variables. The key idea is that both a priori classification and a posteriori corrections aim to create tariff cells as homogeneous as possible. ln this way the bonus-malus scales are determined in order to avoid the over penalization for bad risks and over benefits for good risks that we see in classics bonus-malus scales. So it can be seen as an extension of well known models of tarification. For this purpose two models are presented: • The first model is a credibility technique that allows us to calculate premiums tables as function of time, past accidents and rating factors. • ln the second modela new bonus-malus system is derived. ln a first stage a regression model is estimate in arder to identify significant risk classification factors, determine tariff class and calculate premiums (a priori model). Given the results of the regression model, a bonus-malus system is estimated (a posteriori model). Finally, in a last chapter, we compare the results and tak:e some conclusions.
- Efeitos da abertura ao exterior da economia chinesaPublication . Sardinha, Nuno Miguel Teixeira; Faustino, HorácioA China tem-se insurgido na cena mundial como, provavelmente, o maior fenómeno económico, um "gigante" em crescente ascensão. Ao longo das ultimas décadas, desde a aplicação de reformas e abertura ao exterior, a China testemunhou grandes mudanças e tem conseguido êxitos no âmbito do desenvolvimento económico e social. A entrada da China na OMC simboliza a sua plena integração no sistema comercial internacional, assim como uma nova fase de abertura ao exterior mais elevada, e uma participação integral na cooperação económica internacional. Em termos políticos, a China surge, actualmente, no topo da hierarquia internacional. A sua estabilidade política garantiu um ciclo de crescimento económico acelerado nas ultimas décadas, o que alterou a geografia económica da Ásia e, consequentemente tomou a China num importante player na geopolítica da Ásia. O objectivo do presente trabalho será o de estudar a evolução da Ásia, a partir do final da Guerra Fria, e analisar o posicionamento da China em relação aos restantes países da região Ásia-Pacifico. Em que medida a emergência da China como potência económica na região pode representar uma ameaça para a maioria dos "tigres asiáticos", e quais os elementos fundamentais da integração regional na Ásia. Outra questão relevante a ser abordada neste trabalho é a democratização da China, tendo em conta que a Ásia tem estado no caminho da democratização desde meados dos anos 80. Pretende-se saber se a economia de mercado socialista chinesa é compatível com um sistema político autoritário, e analisar o facto do crescimento económico chinês também poder estimular desenvolvimentos políticos, e uma forma de fazer política mais aberta, mais pluralista, logo, mais democrática.
