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FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 37
  • Comunicación familiar y autoconcepto: Una aproximación psicosocial
    Publication . Ochoa Gonzalo, Musitu; Vazquez, Sofía Buelga; Perez, Fernando García; Peirats, Enrique Berjano; Diez, Javier Pons; Veiga, Feliciano Henriques
  • Representations of secondary education teachers regarding school rankings – notes of an empirical research
    Publication . Melo, M Benedita Portugal E
    Confrontados com a necessidade de desenvolverem plenamente os estudantes num mundo social e profissional fortemente hierarquizado e dominado pela ideia de “performance”, os docentes do ensino secundário têm de gerir diariamente várias imposições contraditórias: por um lado, promover o desenvolvimento integral dos discentes, dado que esta norma oficial é dirigida a todos os professores, independentemente dos ciclos de escolaridade que leccionam; por outro, avaliar «objectivamente» os estudantes através dos testes e provas escolares. A existência de exames nacionais e de rankings escolares que publicamente dão a conhecer a diferença entre a classificação final atribuída pelo professor no final do ano lectivo e a classificação final obtida pelo aluno no exame nacional de 12º ano, poderá ter originado uma concentração das práticas docentes naqueles dispositivos de avaliação e uma alteração nas suas percepções de justiça escolar. A partir dos resultados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário a 85 docentes do 12º ano de seis escolas secundárias portuguesas analisa-se, neste artigo, as representações dos professores relativamente ao papel da escola e em que medida direccionam os seus investimentos pedagógicos apenas para as dimensões cognitivas do trabalho escolar em detrimento das tarefas que visam incutir nos estudantes competências sociais e afectivas, desde que os rankings escolares passaram a ser publicados.
  • De que se fala quando se fala na "escola para todos"? Uma análise da programação da RTP - 1974 a 1999
    Publication . Melo, M Benedita Portugal E
    Procurando dar resposta à questão “como é que os media participaram na construção de uma imagem pública de ‘escola para todos’ desde 1974 até 1999?” procura-se sistematizar, na primeira parte deste artigo, os contributos teóricos de dois paradigmas que estudaram a lógica de funcionamento e os efeitos da comunicação social: “estudos produtivos” e “agenda-setting”. A partir da pesquisa documental realizada – análise de todos os programas de ‘grande informação’, transmitidos pela RTP, em horário nobre, desde o 25 de Abril de 1974 até ao final de 1999, no canal 1 e 2 – examina-se a importância que foi concedida pela RTP ao tema educação no conjunto da informação não diária; em que medida é que o tema da ‘escola para todos’ foi assumido como relevante pela RTP no período imediatamente seguinte ao 25 de Abril de 1974; o modo como a tematização realizada pela RTP sobre a educação acompanhou a própria evolução do conceito de ‘escola para todos’. Por fim, reflecte-se sobre os possíveis efeitos na opinião pública das representações sociais produzidas e transmitidas pela RTP sobre o sistema educativo português durante aquele período de tempo.
  • Reflexões sobre um projecto de democratização cultural em meio escolar
    Publication . Melo, M Benedita Portugal E
    Neste texto, procura-se reflectir, na primeira parte, sobre os princípios de intervenção na área cultural que estiveram subjacentes à realização da iniciativa Pontes de Partida, com o objectivo de fazer dos públicos estudantis da cidade do Porto, ainda que efemeramente, praticantes culturais. Equacionam-se os factores que levam os jovens a optar, em regra, por ocupar os tempos livres em actividades de índole essencialmente receptiva e em que medida esta intervenção poderá ter transformado o próprio quotidiano escolar dos alunos, tendo, para isso em atenção, as circunstâncias em que decorre o exercício do trabalho docente. A partir do ponto 5. analisam-se as modalidades e temas do concurso Pontes de Partida preferidas pelos alunos e as razões subjacentes a essas escolhas. Por fim, equacionam-se os efeitos que iniciativas como o Festival integrado no Pontes de Partida poderão gerar nas disposições estéticas e culturais do público juvenil e na sua educação enquanto cidadãos.
  • Educação e mass media na modernidade: Efeitos do ranking escolar em análise
    Publication . Melo, M Benedita Portugal E
    A propósito da divulgação anual dos rankings de estabelecimentos de ensino secundário, são abordadas, neste capítulo, as relações entre os media e a escola. Partindo, por um lado, dos conceitos de reflexividade social (Giddens), de autoconfrontação (Beck) e das teorias do efeito de agenda setting produzido pelos media, e, por outro lado, dos resultados de uma pesquisa exploratória, procura-se equacionar de que forma os media impressos, ao passarem a publicitar os rankings de escolas, poderão estar a gerar efeitos de autoconfrontação nos docentes do ensino secundário e a potenciar uma reflexividade social acrescida, com eventuais implicações na orientação da sua acção, quer no plano institucional, quer no plano das práticas pedagógicas.
  • Y si aprendo contigo? Interacciones entre parejas en el aula de matemáticas
    Publication . César, Margarida
    As interacções sociais são essenciais para promover as aprendizagens matemáticas, favorecendo os desempenhos dos alunos, em aula. Este texto aborda alguns dos resultados obtidos nos projectos de investigação-acção do projecto Interacção e Conhecimento, ilustrando como as práticas, desenvolvidas em aula, podem respeitar a diversidade e favorecer a apropriação de conhecimentos matemáticos.
  • Y si aprendo contigo? Interacciones entre parejas en el aula de matemáticas
    Publication . César, Margarida
    As interacções sociais são essenciais para promover as aprendizagens matemáticas, favorecendo os desempenhos dos alunos, em aula. Este texto aborda alguns dos resultados obtidos nos projectos de investigação-acção do projecto Interacção e Conhecimento, ilustrando como as práticas, desenvolvidas em aula, podem respeitar a diversidade e favorecer a apropriação de conhecimentos matemáticos.
  • Investigação dos comportamentos escolares disruptivos: Duas escalas de avaliação
    Publication . Veiga, Feliciano Henriques
    O Conselho Europeu assinalou recentemente que a violência nas escolas constitui um problema escolar e declarou a necessidade de os sistemas educativos se preocuparem em educar para a paz. Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. O presente estudo inclui informação acerca da avaliação da disrupção escolar, retoma a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores (EDEI), apresenta investigações com ela realizadas e descreve novos elementos, numa abordagem da sua multidimensionalidade, que originou a versão denominada EDEI-2006. São, ainda, relatadas investigações com a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP), envolvendo vários países europeus. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes e salientam as qualidades destas escalas de disrupção escolar, bem como a sua utilidade na investigação em Psicologia e em Educação, quer em estudos de natureza diferencial quer em estudos de tipo quase experimental, tanto em grupos nacionais como em grupos europeus.