Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação e mass media na modernidade: Efeitos do ranking escolar em análise

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educação e Mass media.pdf2.29 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A propósito da divulgação anual dos rankings de estabelecimentos de ensino secundário, são abordadas, neste capítulo, as relações entre os media e a escola. Partindo, por um lado, dos conceitos de reflexividade social (Giddens), de autoconfrontação (Beck) e das teorias do efeito de agenda setting produzido pelos media, e, por outro lado, dos resultados de uma pesquisa exploratória, procura-se equacionar de que forma os media impressos, ao passarem a publicitar os rankings de escolas, poderão estar a gerar efeitos de autoconfrontação nos docentes do ensino secundário e a potenciar uma reflexividade social acrescida, com eventuais implicações na orientação da sua acção, quer no plano institucional, quer no plano das práticas pedagógicas.

Description

Keywords

Reflexividade social Autoconfrontação Efeito de agenda setting Rankings de escolas

Pedagogical Context

Citation

Escola, jovens e média, 2007.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Imprensa de Ciências Sociais

CC License