Browsing by Issue Date, starting with "2004"
Now showing 1 - 10 of 810
Results Per Page
Sort Options
- Professores utilizadores das TIC em contexto educativo : estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Silva, Ana Maria Fernandes Ávila da, 1966-; Esteves, Maria Manuela, 1949-A presente investigação visou conhecer os aspectos que condicionam os professores na utilização das TIC com os alunos. Discriminaram-se aspectos pessoais e profissionais inerentes aos professores, aspectos contextuais inerentes à escola de pertença e aspectos relacionados com a formação recebida, para verificar se apresentam relação significativa com a utilização educativa de tecnologias. Procurou-se também apurar que formação de professores poderá estimular esse uso. A opção recaiu sobre um tipo de estudo de natureza interpretativa, mais concretamente um estudo de caso numa escola secundária. Numa primeira etapa, recorreu-se a técnicas quantitativas (questionário de resposta fechada a todos os professores) para recolher informação que permita identificar os mencionados aspectos. Numa segunda etapa, recorreu-se à utilização de técnicas de natureza qualitativa (entrevista semi-dirigida a seis docentes), para aprofundar a interpretação dos resultados obtidos através do questionário. Os resultados do trabalho realizado mostraram que há aspectos de natureza pessoal (o Sexo), de natureza profissional (o Agrupamento) e de natureza contextual (relativos à escola) associados significativamente a diferenças na utilização de tecnologias. Destes, destacam-se sobretudo os aspectos relacionados com o contexto da escola e as condições materiais e humanas que oferece. Verificou-se que o clima de trabalho em conjunto e a dinamização de actividades de formação se associam a diferenças significativas na utilização das TIC com os alunos, por parte dos docentes. No entanto, também se comprovou que os hábitos de trabalho com os alunos se revelam ainda pouco regulares e as actividades desenvolvidas, pouco diversificadas. Constatou-se que a formação oferecida pela escola (a nível interno) se coloca quase exclusivamente ao nível da iniciação à manipulação de meios informáticos e concluiu-se sobre a necessidade de impor uma nova dinâmica formativa com vista à preparação dos docentes para a exploração pedagógica desses meios. Sugere-se a exploração das potencialidades de modalidades e estratégias de formação que contemplem as vertentes da investigação, acção e reflexão com vista à aproximação entre a formação e a investigação (M. Esteves, 1999; T. Estrela, 2001).
- Convergência e mudança estrutural no âmbito dos «países da coesão»Publication . Godinho, Manuel Mira; Mamede, Ricardo Pais
- Cidadãos da Europa? Algumas reflexões sobre o patriotismo constitucionalPublication . Silva, Filipe Carreira daNas últimas décadas do século XX, o imaginário de uma globalização irresistível impôs-se de forma quase hegemónica. Proposto como uma necessidade histórica, este paradigma tem vindo a exercer uma influência notável. O projecto político de integração europeia, por exemplo, é frequentemente apresentado como a resposta necessária ao desafio da globalização e ao seu principal protagonista, os EUA. É neste quadro sócio-histórico que irei discutir aquele que será, talvez, o principal desafio político da presente geração de Europeus – como imaginar uma democracia europeia, plenamente participada por cidadãos de diferentes nacionalidades, no quadro de um sistema político com múltiplos níveis de decisão e competência? A minha resposta a esta questão aponta para a necessidade de reconstruir a concepção moderna de cidadania de modo congruente com as condições sócio-históricas da hodiernidade em que vivemos.
- New chromosomal AmpC beta-lactamase in Enterobacter cloacaePublication . Conceicao, T; Faria, N; Pimentel, M; Soveral, G; Duarte, A; Lito, LM; Cristino, JM; Salgado, MJ
- The XLDB Group at CLEF 2004Publication . Nuno Cardoso; Mário J. Silva; Miguel Costa
- Seronegative infection and AIDS caused by an A2 subsubtype HIV-1Publication . Cardoso, AR; Goncalves, C; Pascoalinho, D; Gil, C; Ferreira, AF; Bartolo, I; Taveira, NThe study of true seronegative HIV-1 infections may have important implications for the diagnosis and prevention of HIV-1 infection. The case of an AIDS patient with persistently negative HIV serology is described. Genetic and phylogenetic analysis indica
- Interacção verbal professor/aluno em salas de aula multiétnicasPublication . Alves, Maria Augusta César Caeiro, 1957-; Amado, João da Silva, 1948-Este estudo decorreu numa escola de 1° CEB Multicultural; na qual a população de origem e nascimento não luso é em número superior à de origem e nascimento luso. Como população estudada, seleccionámos duas turmas de 1° ano e duas de 4°ano, num total de 76 alunos e também as respectivas quatro professoras. Vídeo gravámos dezasseis aulas de língua portuguesa quatro em cada turma, transcrevemos as interacções verbais registadas em onze aulas que posteriormente analisámos com recurso a uma Grelha de Análise de Comportamentos Verbais. Este material foi também por nós quantificado. Construímos e aplicámos uma entrevista semi-estruturada, às quatro professoras, posteriormente transcrevemos e interpretámos o resultado decorrente da análise de conteúdo. Numa fase final, cruzámos os resultados obtidos com cada uma das fontes de recolha de informação e concluímos que estamos perante situações de não discriminação, em que os professores se preocupam igualmente com alunos de origem e nascimento luso e de origem e nascimento não luso. Concluímos, ainda, que seja ao nível das interacções verbais emitidas, seja das dirigidas aos alunos, elas são maioritariamente relacionadas com alunos de nascimento e origem não lusa; este facto, pensamos, prende-se fundamentalmente com questões culturais e de formação de professores.
- Tolerating Intrusions in Grid SystemsPublication . Luis Sardinha; Nuno Ferreira Neves; Paulo Veríssimo
- A Flexible Interface Architecture for Digital Talking BooksPublication . Carlos Duarte; Luís Carriço; Hugo Simões
- Dinâmica de uma comunidade de Cistus salviifolius L. após intervenção experimental. Padrões de regeneração da estrutura e biomassaPublication . Simões, M.P.; Pereira, I.P.; Pinto-Cruz, C.; Gazarini, L.Estudou-se a dinânica de da estrutura e biomassa de uma comunidade arbustiva dominada por Cistus salviifolius L, após intervenção experimental ,corte da biomassa arbustiva, com incorporação, deposição), durante 5 anos. Verificou-se uma tendência de regeneração da comunidade, através de um processo de auto-sucessão, após a intervenção. A densidade arbustiva máxima foi registada no primeiro ano, no segundo na parcela de deposição, tendo o máximo sido menos acentuado na parcela de extracção. A altura dos arbustos e a biomassa produzida aumentaram durante todo o período de estudo. Contudo; enquanto a biomassa foliar aumentou apenas nos 3 primeiros anos após a intervenção, a biomassa lenhosa e a necromassa ainda continuavam a aumentar no final do período do estudo. A de peso foliar (LWR) atingiu, assim, o máximo no primeiro ano, diminuindo posteriormente até ao final do período de estudo, sendo o decréscimo na parcela de incorporação menos pronunciado. Observaram-se algumas entre os 3 tipos de intervenção, apenas nos 3 primeiros anos. No final dos 5 anos que durou o estudo, os valores de densidade, altura, biomassa e índices de área, registados para os arbustos C. salviifolius, eram semelhantes nas 3 parcelas. Contudo, enquanto a densidade dos arbustos era ainda bastante mais elevada do que na situação pré-tratamentos, a sua altura média era próxima da inicial. Os valores de biomassa, quer total quer dos seus componentes, assim como os do índice de área foliar (LAI), pelo contrário, eram ainda bastante inferiores aos obtidos antes da intervenção, principalmente na parcela de incorporação