IE - GIDC - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IE - GIDC - Livros by Title
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Análise e discussão de situações de docênciaPublication . Reis, PedroNesta brochura, de apoio à da 3.ª sessão de formação do “Processo de Supervisão, Acompanhamento e Avaliação do Período Probatório de Professores”, abordam-se as funções das diferentes fases do ciclo supervisivo centrado na prática de sala de aula e apresenta-se um conjunto de sugestões e boas práticas para a implementação de cada dessas fases.
- Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretaçõesPublication . Galvão, Cecília; Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Reis, PedroO livro decorre do Projeto Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/102789/2008) e inclui os resultados obtidos por vários estudos desenvolvidos. Trata-se de um estudo de avaliação, processo pouco corrente em Portugal. Passada mais de uma década do currículo das Ciências Físicas e Naturais ter sido introduzido no país, importa conhecer qual a interpretação do currículo pelos diferentes agentes educativos, como forma de dar um sentido aos resultados obtidos pelos alunos e às aprendizagens por eles realizadas. Qual o nível de penetração das ideias curriculares ao nível de professores e de autores dos manuais escolares? Como vivem os alunos esse currículo e que efeito teve o currículo na sua aprendizagem? Para tal, desenvolvemos um conjunto variado de estudos, com focos, objetivos e métodos diferentes. Os resultados permitem-nos perceber que o currículo das CFN não foi compreendido por grande parte dos professores nem por autores dos manuais escolares. As práticas mantiveram-se, na sua maioria, como eram antes, apesar da terminologia nova ter sido adotada e utilizada. Estes resultados permitem-nos elaborar algumas recomendações a editores de manuais escolares, instituições de formação de professores, decisores de política educativa e professores. Permitem-nos, além disso, contribuir para a compreensão da educação em Portugal, especialmente a de natureza curricular, podendo iluminar um caminho de melhor atuação na área das ciências.
- Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century EducationPublication . Hadjichambis, Andreas Ch.; Reis, Pedro; Paraskeva-Hadjichambi, Demetra; Činčera, Jan; Boeve-de Pauw, Jelle; Gericke, Niklas; Knippels, Marie-ChristineThis open access book is about the development of a common understanding of environmental citizenship. It conceptualizes and frames environmental citizenship taking an educational perspective. Organized in four complementary parts, the book first explains the political, economic and societal dimensions of the concept. Next, it examines environmental citizenship as a psychological concept with a specific focus on knowledge, values, beliefs and attitudes. It then explores environmental citizenship within the context of environmental education and education for sustainability. It elaborates responsible environmental behaviour, youth activism and education for sustainability through the lens of environmental citizenship. Finally, it discusses the concept within the context of different educational levels, such as primary and secondary education in formal and non-formal settings. Environmental citizenship is a key factor in sustainability, green and cycle economy, and low-carbon society, and an important aspect in addressing global environmental problems. It has been an influential concept in many different arenas such as economy, policy, philosophy, and organizational marketing. In the field of education, the concept could be better exploited and established, however. Education and, especially, environmental discourses in science education have a great deal to contribute to the adoption and promotion of environmental citizenship.
- Ensinar ciências, aprender ciências: o contributo do projeto internacional PARSEL para tornar a ciência mais relevante para os alunos.Publication . Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Freire, Sofia; Faria, Cláudia
- Ensino das ciências numa perspetiva sociológica. Reflexões sobre uma trajetória de investigaçãoPublication . Neves, Isabel P.O livro apresenta um trajeto de investigação educacional, centrado no ensino das ciências segundo uma perspetiva sociológica. Neste percurso, que teve início nos anos 70 do século passado, abrangendo um período de mais de 40 anos, tiveram especial relevo os estudos realizados no âmbito do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula). Para além da apresentação do trajeto e do respetivo comentário, o livro inclui a seleção de seis publicações sobre as quatro principais áreas de estudo que nortearam a investigação em que a autora participou, nomeadamente a interação família-escola, a formação de professores, a análise curricular e a prática pedagógica da escola. Destaca-se a publicação de um estudo que evidencia, numa perspetiva curricular, a crucial importância atribuída ao nível de exigência conceptual na educação em ciências.
- Era uma vez... o mar. O mar como recurso educativo no 1º ciclo: o contributo do projeto iLitPublication . Faria, Cláudia; Boaventura, D.M.; Gaspar, Raquel; Guilherme, Elsa; Freire, Sofia; Chagas, Isabel; Galvão, CecíliaO livro “Era uma vez…O mar. O mar como recurso educativo no 1º ciclo: O contributo do projeto iLit” foi desenvolvido no âmbito do projeto “Entre a terra e o mar: um projeto de integração de literacias”, que teve como principal objetivo o desenvolvimento de tarefas de investigação, focadas em situações reais do dia-a-dia, que promovem a integração de diferentes literacias. Estas investigações envolvem a exploração integrada de diferentes contextos de aprendizagem, dentro da sala de aula, em instituições de educação não formal, como museus de ciência e laboratórios de investigação, e o trabalho de campo. O livro encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte inclui a fundamentação teórica, perspetivando recursos exteriores à escola como contextos de aprendizagem, e a integração das visitas de estudo no trabalho realizado em sala de aula, de acordo com ideias chave sobre a aprendizagem e as recomendações atuais na educação em ciência, assim como os resultados de investigação sobre a implementação das tarefas, tendo em conta o seu impacto nas aprendizagens dos alunos. A segunda Parte inclui as tarefas testadas pelos professores do 1º ciclo e alguns exemplos de trabalhos realizados pelos alunos.
- European SWOT analysis on education for environmental citizenshipPublication . Hadjichambis, Andreas Ch.; Reis, Pedro; Paraskeva-Hadjichambi, DemetraA cidadania ambiental é crucial para o sucesso de qualquer política ambiental. O desenvolvimento sustentável, uma economia circular, uma economia de baixo carbono e uma bioeconomia exigem um envolvimento efetivo dos cidadãos. Os cidadãos são chamados a adotar atitudes e comportamentos ambientais, fazer escolhas ecológicas, aumentar a participação cívica e conhecer e aplicar seus direitos e deveres ambientais. A crise ambiental contemporânea com mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição do ar e todos os outros problemas ambientais locais e globais exigem uma educação capaz de capacitar cidadãos ambientais. A educação desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos ambientais; ninguém nasce um cidadão ambiental, mas qualquer um pode ser educado. Este relatório apresenta uma análise SWOT de um tipo integrado e holístico de educação na Europa: a "Educação para a Cidadania Ambiental". A análise SWOT é apresentada em dois níveis. Na parte A, é apresentada uma síntese dos resultados de 157 especialistas de 28 países europeus. Na parte B, o leitor pode explorar os 23 relatórios de países europeus. Este trabalho foi desenvolvido na Ação de Custo ENEC - Rede Europeia para a Cidadania Ambiental (CA16229), apoiada pelo COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia). Este relatório foi publicado como livro digital na coleção “Educação XXI” do Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, Portugal. "Educação XXI" trata da diversificação, modernização e melhoria da educação.
- As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLEPublication . Reis, Pedro; Marques, Ana RitaEste e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.
- Guião "Hands-on Remote"Publication . Reis, Pedro; Baptista, Mónica; Tinoca, Luís; Kampschulte, Lorenz; Karcz, Wojciech; Pellowski, Marion; Voss, Miriam; Zahler, AdamA crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.
- Hands-on Remote GuidebookPublication . Reis, Pedro; Baptista, Mónica; Tinoca, Luís; Kampschulte, Lorenz; Karcz, Wojciech; Pellowski, Marion; Voss, Miriam; Zahler, AdamThe COVID-19-crisis is perceived as a ‘turning point’ regarding the use of technology in education and training and, connected to this, the need for high-quality digital content being readily available and affordable for learners and educators has been underlined. At the same time, there is interest in capacitating teachers for developing their own teaching contents – based on the hands-on remote scheme. This guidebook aims to assist teachers in doing so by laying out the general principles and theoretical background of this scheme. Transforming the teaching of hands-on experiments into the digital realm allows not only to improve the education situation for (vocational) students under any pandemic conditions but also allows a closer link between work at home and work at school. In addition, the approach seems likewise usefully in situations beyond the pandemic: The type of digital collaboration proposed can support international teams in their cooperation – and possibly save some air travel and CO2 emissions, especially in view of the climate crisis. The hands-on remote approach can also enable distance learning during local weather events - also an important consideration at this time, due to class cancellations and learning delays caused by Corona. Educators from other fields (e.g., out-of-school learning places as museums, science centers, or student laboratories) may as well be interested to create their own resources and develop new ideas based on the foundations laid in this project. This guidebook is made available in two versions – digital and printed – with the purpose of enhancing the visibility of the project and inspiring new users to apply the teaching modules and the project’s core idea of hands-on remote teaching in group settings. The dissemination of this guidebook in different events – teachers’ professional development initiatives, school information events and conferences – will ensure a long-term and flexible use of the material and ideas developed in the “Hands-on-Remote” project.
