GI Formação, Pedagogia e Psicologia da Educação (FPCE-UOE-FPP)
Permanent URI for this community
Formação de Professores e formação pedagógica; Pedagogia e aprendizagem; Psicologia da Educação.
Browse
Browsing GI Formação, Pedagogia e Psicologia da Educação (FPCE-UOE-FPP) by Title
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Arquivos e Educação. A construção da memória educativaPublication . Mogarro, M. J.Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correcta dos documentos e o acesso às informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação directamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenómenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Neste texto pretende-se reflectir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.
- A complexidade da formação e da mudança - Um estudo comparativo entre casosPublication . Caetano, AnaAnálise de 4 casos de formação de professores com base em princípios da complexidade.
- Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turmaPublication . Caetano, AnaNeste artigo, situar-nos-emos numa perspectiva de mediação socioeducativa, enquadrada numa perspectiva de educação para a cidadania e de desenvolvimento de escolas mais justas e democráticas. Nesse sentido, considera-se que a mediação não se circunscreve a dispositivos de mediação formal, mas estende-se a dispositivos e processos de desenvolvimento curricular, entrando por dentro das salas de aula, e a processos de gestão e administração das escolas. Daí que se acentue a importância de desenvolver conceptualizações que ajudem a compreender os fenômenos de mediação social que operam dentro das escolas, que possam ser transferidas para outras situações similares. É nesse sentido que o estudo das assembléias de classe, entendidas como dispositivos que têm a mediação como uma das suas principais funções, poderá abrir novas pistas de leitura e de reflexão. Aqui, é particularmente relevante destacar os fenômenos de mediação coletiva onde o grupo, como um todo, funciona como mediador de relações e de conflitos. A leitura destes fenômenos, segundo uma abordagem da complexidade, constitui o principal contributo deste artigo, permitindo o aprofundamento dos fenômenos de mediação, nas assembléias, segundo um ângulo pouco explorado. O artigo estrutura-se precisamente no sentido de conceptualizar, ainda que brevemente, a abordagem da complexidade nos seus princípios gerais, bem como a sua utilização numa visão complexa de mediação. Estes princípios e estas visões são considerados na análise comparativa de três casos de assembléias de turma.
- Editorial - Investigar em EducaçãoPublication . Estrela, Maria TeresaA revista Investigar em Educação pretende ocupar um espaço próprio, até aqui inexistente no nosso país: o de fazer anualmente a síntese da investigação publicada nos anos anteriores à publicação de cada número da revista, em domínios em que ela tenha sido significativa em termos de volume, relevância social ou inovação temática.
- Ética profissional e Formação de ProfessoresPublication . Caetano, Ana; Silva, Maria de LurdesInseridas num projecto de investigação sobre pensamento ético‑deontológico, no qual, numa primeira fase, se entrevistaram trinta e seis professores dos diversos níveis de en‑ sino, consideramos neste artigo as questões relativas à ética e à formação. Identificamos alguns aspectos que dizem respeito à formação ética de professores e que relacionam esta formação com as outras dimensões em estudo, nomeadamente com a regulação e a elabo‑ ração de um código deontológico e com as concepções éticas, pessoais e profissionais, dos professores. Para além de uma análise interpretativa dos dados e de uma breve revisão dos estudos e da legislação actual, tecemos reflexões em torno de perspectivas e estratégias a considerar na formação ética dos professores.
- A investigação educacional à luz da Revista da SPCE, "Investigar em Educação"Publication . Estrela, Maria TeresaNos quinze anos que mediaram entre a realização do congresso da SPCE de 1989, vivido num clima de relativa confiança sobre o futuro das Ciências da Educação e o de hoje, multiplicou-se o número das investigações realizadas, dos investigadores e das instituições que os enquadram. Apesar disso, as Ciências da Educação não obtiveram o devido reconhecimento social e são alvo das criticas de muitos sectores da vida social. Em vez de referirmos os factores externos que contribuem para esta situação, optámos por analisar factores endógenos que contribuem para esta situação de crise ou de aparente crise. Assim, propusémos analisar os três numeros da revista da SPCE "Investigar em Educação" já publicados (2002, 2003 e 2004) dedicados inteiramente à revisão das investigação feita em Portugal sobre um grande numero de temas. A imagem que nos devolve a leitura dessas sinteses leva-nos a questionar os seguintes pontos: a identidade das Ciências da Educação, a natureza da investigação educacional, os seus quadros epistemológicos e metodológicos, os critérios de validade utilizados. Conclui-se pela necessidade de clarificação dos critérios de cientificidade da investigação educacional, explicitando-os claramente e pela necessidade de fugir a algumas tentações que se denunciam.
- A justiça e os dilemas na formação ética de professoresPublication . Caetano, Ana; Afonso, Maria RosaEste artigo organiza-se no sentido de mostrar a relevância de uma formação ética de professores que considere e integre as questões da justiça. As perspectivas da justiça são consideradas não apenas na análise dos enunciados de dilemas dos professores (recolhidos através de questionários) mas ainda como base para reflectir sobre propostas de formação que se centram no aprofundamento dos dilemas dos professores.
- Managing and handling indiscipline in schools - GERLINDES: a research projectPublication . Freire, Isabel; Amado, João
- Mediação de conflitos – o estudo de um caso de assembleias de turma, pela iInvestigação-acçãoPublication . Caetano, AnaPretende-se com este artigo contribuir para a reflexão sobre a mediação de conflitos em contexto escolar, enquadrada num tempo que se entende de pós-modernidade e por perspectivas da complexidade. Para tal, apresenta-se um estudo de caso relativo a um dispositivo educativo designado de assembleias de turma, que se desenvolveu numa perspectiva de investigação-acção. Os conceitos de pós-modernidade, de culturas colaborativas, de educação para a cidadania e de mediação de conflitos serão problematizados nas suas interdependências, à luz de uma perspectiva da complexidade. Para o aprofundamento das práticas, apresentar-se-ão excertos de diários e de vídeos, para interpretar a dinâmica das assembleias de turma em termos de mediação e de educação para a cidadania e para problematizar as questões da investigação-acção colaborativa. Esta diversidade de eixos de interpretação decorre de uma perspectiva pós-moderna de investigação-acção, segundo a qual se procede à desconstrução do mesmo corpus de dados, à luz de uma multiplicidade de referenciais e de dimensões.
