| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 126.47 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Inseridas num projecto de investigação sobre pensamento ético‑deontológico, no qual,
numa primeira fase, se entrevistaram trinta e seis professores dos diversos níveis de en‑
sino, consideramos neste artigo as questões relativas à ética e à formação. Identificamos
alguns aspectos que dizem respeito à formação ética de professores e que relacionam esta
formação com as outras dimensões em estudo, nomeadamente com a regulação e a elabo‑
ração de um código deontológico e com as concepções éticas, pessoais e profissionais, dos
professores. Para além de uma análise interpretativa dos dados e de uma breve revisão dos
estudos e da legislação actual, tecemos reflexões em torno de perspectivas e estratégias a
considerar na formação ética dos professores.
Description
Keywords
Ética Formação de professores Deontologia Dilemas
Pedagogical Context
Citation
Caetano, A. P. & Silva, M. L. (2009). Ética profissional e Formação de Professores. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 49-60. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=21&p=50.
