Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
dialogo-1574.pdf288.34 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo, situar-nos-emos numa perspectiva de mediação socioeducativa, enquadrada numa perspectiva de educação para a cidadania e de desenvolvimento de escolas mais justas e democráticas. Nesse sentido, considera-se que a mediação não se circunscreve a dispositivos de mediação formal, mas estende-se a dispositivos e processos de desenvolvimento curricular, entrando por dentro das salas de aula, e a processos de gestão e administração das escolas. Daí que se acentue a importância de desenvolver conceptualizações que ajudem a compreender os fenômenos de mediação social que operam dentro das escolas, que possam ser transferidas para outras situações similares. É nesse sentido que o estudo das assembléias de classe, entendidas como dispositivos que têm a mediação como uma das suas principais funções, poderá abrir novas pistas de leitura e de reflexão. Aqui, é particularmente relevante destacar os fenômenos de mediação coletiva onde o grupo, como um todo, funciona como mediador de relações e de conflitos. A leitura destes fenômenos, segundo uma abordagem da complexidade, constitui o principal contributo deste artigo, permitindo o aprofundamento dos fenômenos de mediação, nas assembléias, segundo um ângulo pouco explorado. O artigo estrutura-se precisamente no sentido de conceptualizar, ainda que brevemente, a abordagem da complexidade nos seus princípios gerais, bem como a sua utilização numa visão complexa de mediação. Estes princípios e estas visões são considerados na análise comparativa de três casos de assembléias de turma.

Description

Keywords

Complexidade Mediação socioeducativa Assembleias de turma Conflito

Pedagogical Context

Citation

Caetano, A. P. (2007). Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 67-80.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

CC License