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Authors
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Abstract(s)
Neste artigo, situar-nos-emos numa perspectiva de mediação socioeducativa,
enquadrada numa perspectiva de educação para a cidadania e de
desenvolvimento de escolas mais justas e democráticas. Nesse sentido,
considera-se que a mediação não se circunscreve a dispositivos de mediação
formal, mas estende-se a dispositivos e processos de desenvolvimento
curricular, entrando por dentro das salas de aula, e a processos de gestão e
administração das escolas. Daí que se acentue a importância de desenvolver
conceptualizações que ajudem a compreender os fenômenos de mediação
social que operam dentro das escolas, que possam ser transferidas para outras
situações similares. É nesse sentido que o estudo das assembléias de classe,
entendidas como dispositivos que têm a mediação como uma das suas
principais funções, poderá abrir novas pistas de leitura e de reflexão. Aqui,
é particularmente relevante destacar os fenômenos de mediação coletiva
onde o grupo, como um todo, funciona como mediador de relações e de
conflitos. A leitura destes fenômenos, segundo uma abordagem da
complexidade, constitui o principal contributo deste artigo, permitindo o
aprofundamento dos fenômenos de mediação, nas assembléias, segundo um
ângulo pouco explorado. O artigo estrutura-se precisamente no sentido de
conceptualizar, ainda que brevemente, a abordagem da complexidade nos
seus princípios gerais, bem como a sua utilização numa visão complexa de
mediação. Estes princípios e estas visões são considerados na análise
comparativa de três casos de assembléias de turma.
Description
Keywords
Complexidade Mediação socioeducativa Assembleias de turma Conflito
Pedagogical Context
Citation
Caetano, A. P. (2007). Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 67-80.
Publisher
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
