Repository logo
 
Publication

Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma

dc.contributor.authorCaetano, Ana
dc.date.accessioned2018-04-20T08:35:29Z
dc.date.available2018-04-20T08:35:29Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractNeste artigo, situar-nos-emos numa perspectiva de mediação socioeducativa, enquadrada numa perspectiva de educação para a cidadania e de desenvolvimento de escolas mais justas e democráticas. Nesse sentido, considera-se que a mediação não se circunscreve a dispositivos de mediação formal, mas estende-se a dispositivos e processos de desenvolvimento curricular, entrando por dentro das salas de aula, e a processos de gestão e administração das escolas. Daí que se acentue a importância de desenvolver conceptualizações que ajudem a compreender os fenômenos de mediação social que operam dentro das escolas, que possam ser transferidas para outras situações similares. É nesse sentido que o estudo das assembléias de classe, entendidas como dispositivos que têm a mediação como uma das suas principais funções, poderá abrir novas pistas de leitura e de reflexão. Aqui, é particularmente relevante destacar os fenômenos de mediação coletiva onde o grupo, como um todo, funciona como mediador de relações e de conflitos. A leitura destes fenômenos, segundo uma abordagem da complexidade, constitui o principal contributo deste artigo, permitindo o aprofundamento dos fenômenos de mediação, nas assembléias, segundo um ângulo pouco explorado. O artigo estrutura-se precisamente no sentido de conceptualizar, ainda que brevemente, a abordagem da complexidade nos seus princípios gerais, bem como a sua utilização numa visão complexa de mediação. Estes princípios e estas visões são considerados na análise comparativa de três casos de assembléias de turma.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaetano, A. P. (2007). Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 67-80.pt_PT
dc.identifier.issn1518-3483 (Print)
dc.identifier.issn1981-416X (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/32914
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paranápt_PT
dc.subjectComplexidadept_PT
dc.subjectMediação socioeducativapt_PT
dc.subjectAssembleias de turmapt_PT
dc.subjectConflitopt_PT
dc.titleComplexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turmapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Paranápt_PT
oaire.citation.endPage80pt_PT
oaire.citation.issue22pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleRevista Diálogo Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameCaetano
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id0E13-A672-5D4E
person.identifier.orcid0000-0003-2481-5215
person.identifier.scopus-author-id56384201600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
dialogo-1574.pdf
Size:
288.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: