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Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma
| dc.contributor.author | Caetano, Ana | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-20T08:35:29Z | |
| dc.date.available | 2018-04-20T08:35:29Z | |
| dc.date.issued | 2007 | |
| dc.description.abstract | Neste artigo, situar-nos-emos numa perspectiva de mediação socioeducativa, enquadrada numa perspectiva de educação para a cidadania e de desenvolvimento de escolas mais justas e democráticas. Nesse sentido, considera-se que a mediação não se circunscreve a dispositivos de mediação formal, mas estende-se a dispositivos e processos de desenvolvimento curricular, entrando por dentro das salas de aula, e a processos de gestão e administração das escolas. Daí que se acentue a importância de desenvolver conceptualizações que ajudem a compreender os fenômenos de mediação social que operam dentro das escolas, que possam ser transferidas para outras situações similares. É nesse sentido que o estudo das assembléias de classe, entendidas como dispositivos que têm a mediação como uma das suas principais funções, poderá abrir novas pistas de leitura e de reflexão. Aqui, é particularmente relevante destacar os fenômenos de mediação coletiva onde o grupo, como um todo, funciona como mediador de relações e de conflitos. A leitura destes fenômenos, segundo uma abordagem da complexidade, constitui o principal contributo deste artigo, permitindo o aprofundamento dos fenômenos de mediação, nas assembléias, segundo um ângulo pouco explorado. O artigo estrutura-se precisamente no sentido de conceptualizar, ainda que brevemente, a abordagem da complexidade nos seus princípios gerais, bem como a sua utilização numa visão complexa de mediação. Estes princípios e estas visões são considerados na análise comparativa de três casos de assembléias de turma. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Caetano, A. P. (2007). Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 67-80. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 1518-3483 (Print) | |
| dc.identifier.issn | 1981-416X (Online) | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/32914 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | pt_PT |
| dc.subject | Complexidade | pt_PT |
| dc.subject | Mediação socioeducativa | pt_PT |
| dc.subject | Assembleias de turma | pt_PT |
| dc.subject | Conflito | pt_PT |
| dc.title | Complexidade e mediação sócio-educativa nas assembleias de turma | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Curitiba, Paraná | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 80 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 22 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Diálogo Educacional | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 7 | pt_PT |
| person.familyName | Caetano | |
| person.givenName | Ana | |
| person.identifier.ciencia-id | 0E13-A672-5D4E | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2481-5215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56384201600 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 43ed2abe-5bca-4f9c-bd4f-b971dd482e3a |
